Por que criamos raiva das pessoas?

Feita por >Ivy · 22 nov 2019 Desenvolvimento pessoal

tenho bebê de 4 meses, desde que ele nasceu não suporto a presença da minha sogra. É o primeiro neto, a presença dela me incomoda! Tudo que ela fala me incomoda! Nao aguento escutar a voz dela, não gosto que ela vem até minha casa. Nunca tínhamos brigado antes, sempre fomos amiga, mas tomei raiva dela. Ela liga todos os dias, isso me irrita. Sinto uma coisa muito ruim com a presença dela! E cada dia que passa só piora!

A melhor resposta 23 NOV 2019

Oi Ivy
Que bom que conseguiu falar e expor aqui.
É plenamente louvável e normal este sentimento de raiva que sentes.
Em primeiro lugar porque estás construindo uma família: Tu, teu companheiro e o bebê.... é a tua família, tu queres imprimir uma característica especial e como mãe, como célula principal desta família, está defendendo ela.
Pode dialogar com a tua sogra dizendo que é louvável esta preocupação que ela tem com o bebê, mas que tu sabe cuidar dele, que muitas vezes se irrita com ela por ela se meter demais, que não gostaria que a amizade seja arranhada por causa disso. E quando ela liga, não atenda, sabe e sentes mais ou menos quando é ela... não atenda. E se ela reclamar, explique.
A sogra se mete demais e isto tens que dialogar com teu marido também para que ele se interponha e acalme a tua sogra: Mas isto pode ser uma dificuldade porque a ligação entre tua sogra e teu marido é muito forte, principalmente se ele for o filho mais velho. Mas o teu marido precisa ENTENDER que a questão é entre tu, ele e o bebê e mais ninguém.
Os outros podem ajudar quando voces solicitarem ajuda.
Mas não guarde raiva dentro de ti, não! Jogue-a para fora, no teu marido, na sogra mesmo...
Se tiver experiência com gatos, é só verificar como a gata-mãe defende os filhotes dela. É ela que manda e deu!

5817 respostas

25 NOV 2019

Ivy
Uma pena estar se sentindo assim pois desta forma perde a oportunidade de estreitar laços de família que poderiam ser ampliados agora.
Se você tem um bebê, pode facilmente imaginar que logo você poderá ser a sogra de alguém e claro que não gostaria de ser excluída da intimidade com seu neto.
Talvez seja interessante você procurar ajuda psicológica para entender melhor o incômodo que sente por estar recebendo carinho e atenção.
Boa sorte
Sandra Colaiori
CRP06/34949

Sandra Colaiori Psicologia Psicólogo em São Paulo

107 respostas

23 NOV 2019

Olá! Na verdade quando uma pessoa sente raiva, no fundo, ela sente raiva de si mesma, pois quem sofre e ela. É uma espécie de auto castigo. Ter raiva, justamente da sogra? Quem lhe possibilitou, de certa forma, seu marido, e por consequência, o filho, foi ela e o avô do seu filho. Então, com essa sequência de raciocínio, fica claro que você deu um significado pessoal para a situação. Sua sogra é uma dentre muitas sogras. Quase todas as sogras, gostam muito dos seus filhos e renovam a maternidade através dos netos, com o suposto saber da experiência da antiga maternidade. Isso contém partes de verdades e partes de ilusão. Você, como mãe, nora, e esposa do filho dela, poderá certamente, com a ajuda de um psicólogo, entender porque está direcionando a significação mental da vida assim. Um abraço: Ary Donizete Machado