Por que algumas pessoas tem necessidade de vencer sempre?

Feita por >Luz · 13 fev 2022 Desenvolvimento pessoal

Existem algumas pessoas que fazem de tudo pra ganhar apostas,jogos etc. Tendo isso em vista eu quero saber se existe uma causa psicológica pra esse comportamento.

A melhor resposta 14 FEV 2022

Olá
Se o caso for vício em jogos, precisa ser analisado com mais calma. Entretanto, podemos pensar que, se não for o caso acima, tempo que olhar para a forma como aprendemos a lidar com perdas. Elas não são socialmente valorizadas e buscamos fugir de derrotas a todo custo porque não compreendemos o sentimento. Entretanto, perder, errar, etc fazem parte de nossa vida e de alguma forma isso nos afeta.
Se é algo que te atinge dessa forma, ou a alguém próximo a ti, recomendo a busca por um profissional.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

911 respostas

27 FEV 2022

Luz esse comportamento pode ser uma obsessão. Mas precisa de mais informações como rotina. História de vida etc.
sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3149 respostas

16 FEV 2022

Olá Luz.
Li algo que responde em parte à sua questão num material de conteúdo muito interessante. O trecho inicial trata dessa busca de cada sujeito em ser significante, relevante para a humanidade – é o que o autor chama de “projeto heróico” - (Luiz DURANTE, em 3fev2017). Outra explicação pode ser o Complexo de Inferioridade – para abafar qualquer percepção de deficiência, o sujeito exagera em suas demonstrações de superioridade buscando convencer a si e aos outros que seria realmente superior. O tema é rico para reflexões. Boas leituras, bons questionamentos... Psicologo Online Custodio Cruz

Custódio Silva Psicólogo em Ouro Preto

97 respostas

16 FEV 2022

Olá, o desejo de vencer está ligado ao sentimento de competitividade e podemos dizer que esse sentimento é parte da natureza e isso não se refere só a natureza humana, mas como a de todo animal.

Erick Gustavo Psicólogo em Volta Redonda

12 respostas

15 FEV 2022

Luz, vicio. Essa é a causa.
Abs Monica

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3149 respostas

14 FEV 2022

A resposta mais óbvia poderia ser dada se pararmos pra pensar na nossa sociedade, absolutamente competitiva, meritocrática, embora extremamente desigual. É uma questão de como nós nos constituímos em uma sociedade capitalista, pensando em acumular, e não em dividir. É uma sociedade que produz indivíduos que se pensam separados dos outros, não se veem dentro de um coletivo humano, e acreditam que precisam sempre sair na frente dos demais, como numa corrida. À parte isso, temos os comportamentos compulsivos e patológicos, mas nesse caso só entendendo um pouco da história de vida desse sujeito e em como este comportamento foi se constituindo como sintoma, com as motivações inconscientes que perpassam o sujeito humano dentro de sua história.

Oliver Schmidt Silva Psicólogo em Curitiba

113 respostas

14 FEV 2022

Olá Luz! Grato por escrever. Resposta rápida: é sempre bom ganhar, mas não é real. Caso eu vença sempre, o outro jamais quererá jogar comigo. Há jogos, que o outro precisa ganhar, os jogos da vida real, com sabedoria e discernimento, todos podem ganhar. Falta de autoconfiança, sensação de estar perdendo, mobilizam esse tipo de necessidade.
Veja nossos perfis, escolha um de nós e venha para uma caminhada cientítica, com vistas a melhorar a autovalorização.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.