Orientação vocacional pré-vestibular

Feita por >Gisa Maciel · 15 abr 2015 Teste vocacional

Meu filho vai prestar seu primeiro vestibular esse ano, mas ainda está indeciso sobre o curso. Queria saber como a orientação vocacional pode ajudá-lo.

A melhor resposta 11 JAN 2016

Realmente o momento da escolha é muito difícil em vista de um futuro tão imenso e incerto. O acompanhamento psicológico e a orientação profissional podem ajudar a seu filho a conhecer mais sobre ele, não somete ao que quer ser, mas ao como ser, o que ser e ao ser... É muito mais que vocacional, pois engloba o ocupacional e a busca de sua identidade profissional.
As pessoas podem ter uma visão equivocada, de que somente quem tem dúvidas sobre a profissão é que deve buscar alguma ajuda. Enquanto, na realidade, a Orientação Profissional é uma medida preventiva, que visa apoiar o processo de maturação em relação à escolha. Muitas vezes o jovem pensa que não tem dúvidas, por que não conheceu todas as possibilidades e tem uma relação utópica com àquela profissão desejada. É claro que não há uma resposta ou solução única para todos os casos, mas existem profissionais que podem ajudar neste processo único e individual. Estou à sua disposição, caso precise de acompanhamento ou para maiores esclarecimentos. Abraços, Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

353 respostas

22 JUN 2015

Olá Gisa
A orientação vocacional possui ferramentas que visam auxiliar o seu filho a fazer uma escolha mais assertiva com relação ao seu futuro profissional.
São desde testes vocacionais, dinâmicas e atividades em geral que buscam trazer maiores informações sobre o mercado de trabalho, graduações possíveis, possibilidades de atuação, características pessoais entre outros. Todos estes fatores reunidos irão proporcionar uma escolha mais consciente e positiva.

Abraço

Aline Medeiros Psicólogo em Florianópolis

49 respostas

4 MAI 2015

Ola Gisa!
Sem sombra de dúvidas a Orientação Vocacional pode auxiliar o seu filho neste momento de escolha. Sabemos que este momento é de extrema importância para a vida acadêmica de todos os jovens e muitas vezes esta decisão esta cercada de duvidas e medos, afinal são infinitas possibilidades e muitas delas desconhecidas. Procure um profissional especializado nesta área e seu filho estará bem amparado.

Abraços.

Aline Medeiros

Aline Medeiros Psicólogo em Florianópolis

49 respostas

16 ABR 2015

A Orientação Profissional (Vocacional) ajuda o jovem a escolher uma profissão baseado na identificação de suas áreas de interesse, conhecimento de seu potencial intelectual e de suas aptidões e, dos fatores de sua personalidade que mais se destacam e se adequam ao perfil profissional.
Também, esclarece dúvidas acerca do mercado de trabalho e prática profissional, aléme de outras questões que surgem nas entrevistas pessoais.
Todo processo é realizado por um profissional de psicologia que utiliza de sua escuta técnica e testes psicométricos para chegar aos resultados das melhores indicações.
Bastante indicado para jovens indecisos quanto a carreira ou quanto a seu potencial.
Abraços,
Lúcia Helena Sampaio
Psicologa

Espaço Ser Psicólogo em Brasília

9 respostas

16 ABR 2015

Boa tarde Gisa Maciel,
A escolha profissional é algo muito importante na vida de qualquer pessoa, desse modo, deve ser tomada de modo maduro. A orientação profissional vai auxiliar seu filho no amadurecimento no sentido que ele possa fazer uma escolha baseado em seus desejos e nas habilidades que possui.

Att.
Samara Oliveira
CRP:02/17040

Humaniza Psicologia e Serviços Integrados Psicólogo em Petrolina

22 respostas

15 ABR 2015

Orientação profissional poderá ajudá-lo na tomada de decisão e a se tornar mais consciente durante a decisão.
O processo como um todo é dividido em 3 grandes momentos: AUTOCONHECIMENTO – no qual ele poderá compreender melhor quais são seus valores pessoais, como toma suas decisões, quais são seus gostos, quais influências recebe (como família, amigos, contexto onde vive), APROFUNDAMENTO SOBRE AS PROFISSÕES – quais desafios cada profissão oferece, atuação profissional e mercado de trabalho e FORMAÇÃO DA CARREIRA – seu Projeto de Vida e ações para conquistar o objetivo.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

15 ABR 2015

Bom dia Gisa,

A orientação profissional tem como objetivo facilitar o momento da escolha, auxiliando-o na compreensão de sua situação atual, seus gostos, suas habilidades, e os aspectos sociais e familiares que fazem parte de si, e a partir dessa compreensão ele terá mais condições de realizar a melhor escolha possível para o projeto de vida.
A orientação busca facilitar a escolha auxiliando o adolescente a pensar, coordenando o processo de escolha para que as dificuldades possam ser formuladas e trabalhadas, facilitando para que cada jovem descubra quais caminhos pode seguir, quais escolhas pode fazer neste momento da vida. Escolher é decidir dentre várias opções, a melhor naquele momento, a partir de um projeto de vida, para isso é necessário que cada um se conheça, saiba quem foi, quem é e quem gostaria de vir a ser. Para a escolha profissional, além do autoconhecimento, é necessário também o conhecimento das profissões para depois haver a escolha propriamente dita. Assim a orientação profissional trabalha questões de autoconhecimento, escolhas, desfaz mitos acerca de profissões, investiga profissões, universidades, habilidades e gostos pessoais, entre outras coisas, também pode ser trabalhada toda a questão da ansiedade do vestibular e técnicas de relaxamento.

Tálita Davi Ignaccolo Psicólogo em Jundiaí