Há uma diferença entre orientação vocacional e profissional?

Feita por >Lysannia · 9 abr 2014 Teste vocacional

Quais as habilidades necessárias para o psicologo desenvolver um bom trabalho nessas áreas?

A melhor resposta 11 ABR 2014

Olá Lysannia, na prática, muitos profissionais utilizam-se desses termos como sinônimos, mas existe uma diferença conceitual e teórica. Vocacional vem do latim e significa "chamado". Alguns autores consideravam a vocação como algo pronto no ser humano e o psicólogo, no processo de orientação, teria que descobrir essa vocação e expô-la ao orientando. No entanto, esta visão tira do ser humano sua autonomia para escolher. Desse modo, existem autores que preferem o termo orientação profissional (OP), que diz respeito ao mundo das profissões.

A orientação profissional clínica, com a qual eu trabalho, considera que vocacional implica em algo interno, "da própria pessoa" e, portanto, faz parte do processo, ao lado do conhecimento do mundo profissional.

Eu utilizo o termo orientação vocacional/profissional por entender que o processo diz respeito tanto ao autoconhecimento e à elucidação de conflitos que podem estar impedindo ou dificultando a escolha, quanto ao conhecimento do mundo profissional. O profissional para estar apto necessita ter consciência das motivações inerentes à sua própria escolha profissional, deve ter um referencial teórico claro e consistente, conhecimento técnico dos instrumentos disponíveis para a OP e deve estar constantemente atualizado a respeito do mundo profissional.

Espero ter atendido suas dúvidas, me coloco à sua disposição.

Ana Lúcia Villela Moretto Psicólogo em Florianópolis

2 respostas

21 MAR 2015

Lysania,

Não há diferença entre orientação vocacional e profissional. Trata-se de um mesmo processo. Para os que acreditam que existe um dom, uma vocação para qual o individuo nasceu ou para aqueles que não acreditam dessa forma, mas pensam que as pessoas desenvolvem habilidades ao longo da vida, a Orientação Profissional Vocacional é um processo que irá ajudá-los a encontrar em si mesmo essa "vocação" ou predisposição para realizar determinadas tarefas em detrimento a outras.
O profissional de psicologia não irá determinar qual profissão o indivíduo deve ou não seguir. Através de diversas técnicas, entre elas o teste psicológico, o psicólogo irá instrumentalizar o indivíduo para realizar suas próprias escolhas.

Êxito - Orientação e Desenvolvimento Profissional Psicólogo em Salvador

25 respostas

14 MAI 2014

Olá Lysannia,
basicamente não há diferenças entre orientação vocacional ou orientação profissional, a não ser por questão de nomenclatura. O termo "vocacional" já está obsoleto, tendo em vista que já é de conhecimento da Psicologia que não apenas a "vocação" influenciará na escolha profissional do indivíduo.

Aline Medeiros Psicólogo em Florianópolis

49 respostas

22 ABR 2014

Sim, há uma diferença básica, a orientação vocacional é utilizada para orientar estudantes à beira do vestibular, saber quais são suas aptidões, a sua orientação, qual profissão se adaptaria mais facilmente de acordo com seu gosto particular. Já a orientação profissional é usada para quem já está no mercado de trabalho e quer mudar de profissão ou abrir um negócio próprio. Abraço.

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo

272 respostas

14 ABR 2014

Sim, a orientação vocacional é realizada antes da escolha profissional, ver aptidões, tendencias profissionais, e a orientação profissional é realizada para quem já é formado em uma determinada profissão e quer mudar o foco ou se aprofundar.

11 ABR 2014

Sim, há diferenças. A orientação vocacional busca uma compatibilização das aptidões do indivíduo com alguma atividade profissional, sua inserção no mercado, etc. A orientação profissional pressupõe que o indivíduo já esteja inserido no mercado e pretende se adequar, evoluir na carreira ou minimizar situações de perdas no desempenho ou conflito no ambiente de trabalho. A orientação vocacional é feita por psicólogo da área educacional e a orientação profissional por psicólogo organizacional e do trabalho, ou outro profissional que tenha especialização em 'coach'.

Psicóloga Maria Zelinda Machado Psicólogo em Brasília

7 respostas

11 ABR 2014

Olá Lysannia, sim há diferença.
A orientação vocacional é mais voltada para a escolha da carreira, primeira faculdade, na qual adolescentes são orientados em cima dos seus valores, aptidões, a escolher a sua profissão.
Orientação profissional é destinada a quem deseja iniciar ou mudar de carreira. Por exemplo, algum empregado que pretende empreender e abrir seu próprio negócio. Ou mudar de profissão completamente, já vi médico virar engenheiro. Espero ter ajudado.

Psicologia E Coaching Ligia Bueno Psicólogo em Ribeirão Preto

1 resposta

10 ABR 2014

Olá Lysannia! Na verdade, a orientação vocacional e profissional andam juntas, mas há uma diferença. A orientação vocacional tem como objetivo auxiliar o indivíduo a conhecer-se, identificar seu perfil, para, então, notar suas áreas de interesse; a vocação pode ser considerada um aspecto comportamental do indivíduo. A orientação profissional proporciona, ao indivíduo, o conhecimento das diversas carreiras que o seu determinado perfil pode se adequar; por isso, o enfoque profissional pode ser considerado como uma característica técnica. Ambos se completam numa orientação para escolha de carreiras profissionais, embora não sejam, necessariamente, garantia de sucesso.

Quanto às características necessárias para o psicólogo desenvolver um bom trabalho nessa área, creio que, além de comprometimento ético, atualização constante sobre o mercado de trabalho e seus requisitos profissionais, o psicólogo precisa ter amplo e profundo conhecimento dos instrumentos e psicotestes vocacionais e profissiográficos, além de ser muito bem treinado na realização de entrevistas, entre outros fatores. Espero ter ajudado um pouco.

Psicólogo João Suzart Psicólogo em Salvador