Como é feito um teste vocacional presencial?

Feita por >Olivia Cazzola · 16 fev 2017 Teste vocacional

Olá. Boa noite. Sou extremamente indecisa e já fiz muitos testes vocacionais na internet, mas não me identifico com as áreas que me indicam nos resultados. Queria ir a um orientador pessoalmente. Como funciona?

A melhor resposta 18 FEV 2017

Boa noite, Olívia. Atualmente na Orientação Vocacional, não se faz apenas um teste. A OV é um processo que consta de entrevistas, testes, questionários, enfim, vários procedimentos que têm por finalidade ajudar o orientando a se conhecer melhor e consequentemente, suas preferências em termos de aptidões e preferências em relação à carreira. É um processo que pode durar de 8 a 10 sessões que exigem a participação ativa, não apenas do psicólogo, mas principalmente do orientando. Espero ter ajudado um pouco. Me coloco à disposição caso tenha mais alguma dúvida. Um abraço.

Edith V. C. Andrade Psicólogo em Nova Iguaçu

79 respostas

18 FEV 2017

Ola Olivia.
Na verdade não um teste vocacional, é orientação vocacional onde o psicólogo com formação em OV faz varias avaliações desde teste de personalidade , testes de aptidões onde ele investiga quais são suas habilidades em diferentes áreas e também apresentação das profissões. Todo esse trabalho tem duração de 8 a 10 sessoes. Esses testes de computador isso não diz nada. Caso tenha interesse tetei prazer em ajudá la.
Maria da Conceição V Gioia
Psicóloga

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

18 FEV 2017

Olá Olívia boa tarde,

Eu trabalho com orientação profissional, são aplicados testes que avaliam suas habilidades. Porém no consultório dentre algumas sessões são feitas orientações onde você poderá se perceber, sendo assim verificar melhor a profissão que se encaixa.

Grande abraço
Fernanda Rodrigues

Fernanda de O. R. Nascimento Psicólogo em Nova Iguaçu

11 respostas

17 FEV 2017

Olivia, o teste por sí só não traz a resposta, no consultório vou avaliar quais são seus Valores, qual a sua experiência familiar com profissões, suas habilidades, que visão e profundidade você tem das profissões disponíveis no mercado e o que pretende para seu futuro e como a profissão irá contribui com seu propósito. Tudo isso é feito através de conversas direcionadas e exercícios, até que você não tenha dúvida sobre seus talentos e habilidades e o quanto está disposta a investir na sua profissão. Um abraço e boa sorte!

Márcia Costa Psicólogo em São Paulo

79 respostas

17 FEV 2017

Olá Olivia!! Trabalho com orientação profissional individual ou em grupo (que é legal por compartilhar as dúvidas quanto a profissão a seguir) sendo que antes do trabalho em grupo realizo entrevista individual inicial e final. A orientação profissional envolve seus sonhos, valores pessoais, autoconhecimento, entre outras situações. É você tornar-se conhecedora de sua história, pesquisar as áreas de interesse, como também verificar como anda o mercado e desta forma ir construindo a sua identidade profissional. São muitos itens que fazem parte deste processo, e te deixo uma pergunta para iniciar sua reflexão para organizar seus pensamentos: Sem dar o nome a uma profissão, que atividade profissional você gostaria de fazer? Exemplo: Eu gostaria de exercer uma profissão que eu pudesse utilizar a comunicação, etc e tal.. se perceba no processo e pesquise as profissões.. Um forte abraço!!

Psicóloga Katia Janete Egerland Souto Psicólogo em Florianópolis

39 respostas

17 FEV 2017

Bom dia, Olivia.
A diferença entre um teste vocacional e uma orientação vocacional é que o teste tem respostas mecânicas, mais baseadas em estatísticas baseadas nas respostas. Algo como "tal resposta está inclinada para interesses na área X".
Já o processo de Orientação Vocacional, como diz o nome, você será orientada através destas respostas. Certamente você fará testes, mas as respostas serão trabalhadas com você no feedback.
Vou exemplificar: Eu trabalho com 3 testes no meu trabalho, dividido em 8 sessões de meia-hora.
O primeiro é um teste de maturidade de escolha, para definir quanto de seus interesses são realmente seus, ou "contágios" da opinião de outras pessoas, como pais ou amigos. É muito comum a pessoa dizer ter certos interesses quando, na verdade, são a opinião de outras pessoas guiando suas incertezas.
O segundo é um Levantamento de Interesses, um crivo preliminar que vai definir a macro-área de interesse, como por exemplo cálculos, artes, literatura, fisiologia, etc..
E o terceiro eu uso para complementar e ligar os outros dois, fornecendo um autoconhecimento maior de si mesma e sua imersão no processo de escolha.
Desta forma, você terá clareza em sua escolha, sabendo que são baseadas no SEU interesse e não na opinião de outras pessoas.

Importante: No meu processo, nunca fecho com uma única possibilidade. Sempre abro (e trabalho com o cliente) pelo menos 2 ou 3 possibilidades.
Lembre-se que antigamente o conceito de "vocação era determinista do que você faria na vida, usando o antigo conceito de aprendiz. Ou você tem a vocação ou não tem para aquilo que escolher.
Hoje em dia, outras questões são levadas em conta, mais do que "serve ou não serve", baseia-se nos seus interesses, gostos e predisposições.
Espero ter ajudado. Fique à vontade para tirar mais dúvidas.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

17 FEV 2017

você passará por alguns atendimentos iniciais para coleta e observações destes dados, para então ser conduzida ao Avaliador para as demais intervenções psicométricas que então ao final trará o resultado pretendido.
Para mais esclarecimentos ligue-nos.
Abcs.

Clínica de Psicologia Sermais Psicólogo em Itabuna