Orientação psicanalítica

Feita por >Rose Lacerda · 27 jan 2015 Psicanálise

Meu filho já tentou vestibular 3 vezes e não passou. Nos exames prévios ele sempre vai bem, é muito inteligente. Pode ser que na hora da prova ele tenha bloqueio? É possível tratar isso?

A melhor resposta 2 FEV 2015

Rose, não é raro nos depararmos com relatos parecidos nos consultórios de psicologia. É comum que todos, num momento como este, possamos sentir-nos ansiosos e a ansiedade é uma via de mão dupla; tanto pode ser positiva para o desempenho daquele indivíduo, como pode prejudicar o seu desenvolvimento/desempenho. Seria sim interessante que seu filho pudesse começar um processo psicoterápico a fim de autoconhecimento como também alívio de tensão, favorecendo na queixa trazida.

Att,
Monica Soares

Mônica Soares Psicólogo em Recife

9 respostas

30 JAN 2015

A tensão excessiva na hora da prova pode gerar muita ansiedade que acaba bloqueando o raciocínio lógico, ativando mecanismos de fuga/esquiva e levando a um baixo desempenho na prova. A sugestão é colocar seu filho em processo de terapia com psicólogo para que ele possa manejar essa situação de estresse e avaliar se existe outro fator não identificado que esteja atuando nesse meio, prejudicando-o durante a realização dos exames.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

29 JAN 2015

Ana, é possível que a pressão e o desejo de passar deixem seu filho tenso na hora da prova. O curso que ele escolheu é muito concorrido? Outras questões podem estar envolvidas nesta dificuldade. Procure um psicólogo clínico que poderá auxiliá-lo neste processo, caso a questão seja mesmo de ordem emocional. Forte abraço! Cristina Aparecida da Silva, Salvador, Bahia.

Psicóloga Cristina Aparecida da Silva Psicólogo em Salvador

21 respostas

28 JAN 2015

Olá Rose Lacerda!
Sim, é possível tratar, porém, antes de uma resposta mais detalhada, será necessário uma consulta com um psicólogo. A terapia cognitivo-comportamental tem sido bastante utilizado nestes casos com resultados favoráveis.

Waldir de Oliveira Psicólogo em Santo André