Onde vou encontrar objetivos para continuar minha vida?

Feita por >Fernando · 18 mai 2023 Abordagem psicológica

Perdi a vontade de viver... eu acordo querendo dormir e durmo querendo não acordar... tudo é um mar de tristeza... não possuo mas objetivos, sonhos, não consigo mais me distrair com filmes, jogos e livros... Sinto como se todos os alicerces da minha vida estivem desmoronando... Até minha fé que parece que era tudo que ainda tinha parece que vem acabando ... hoje me sinto desprezado... sozinho... veio me isolando não consigo conversar com meus filhos minha esposa... e as pocas pessoas que ainda tenho perto de mim... as vezes tenho receio desta bolha explodir ... Há alguns dias busquei ajuda... mas pouco mudou o medicamente parece não fazer mais efeito.

A melhor resposta 19 MAI 2023

Olá Fernando
Sinto muito se você foi uma criança “boazinha” demais.
Isso acabou gerando consequências para a sua vida adulta e os resultados estão chegando...
Você nunca ousou contestar seus pais... nem seus professores, muito menos a sua religião, sempre se adaptou a eles, se adequou às circunstâncias, para estar dentro das “regras” do sistema e fez isso para ser uma criança aceita, ser amada, ser elogiada, afinal isso era prova de que você estava se conduzindo bem (com o sistema).
Você nunca deu preferência aos seus sentimentos...
Qual o resultado dessa escolha, dessa decisão? Sentimento de vazio interior, angústia, depressão, insatisfação, tristeza, baixa autoestima, perfeccionismo, congelamento de sentimentos, preocupação excessiva em agradar os outros, medo de desapontar os outros, raiva de si mesmo, incapacidade de colocar limites sem se sentir culpado... tudo o que colocou acima...
Tudo isso é o resultado de ter abandonado a sua inteligência vital, você foi forçado a abandonar a sua inteligência para se ajustar aos outros.
Agora, é preciso resgatar esta inteligência e com ela começar a viver a sua vida e saber usar as regras do sistema em seu benefício, usar de flexibilidade, com a máxima diplomacia sem nunca contradizer a si mesmo. Em outras palavras, precisa começar a decepcionar os outros, a família para reconhecer e executar as suas próprias necessidades.
Agora, estando mais consciente, pode ser mais efetivo, pode ressignificar seu passado e dar um novo rumo para a sua vida.
Psicoterapia é o caminho
Abraços

5817 respostas

31 MAI 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só entrar em contato comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

19 MAI 2023

Oi Fernando! Obrigado por escrever. Você escreveu aqui porque tem motivação, porque quer ajuda. Remédios podem ser adaptados, contribuem, na maior parte das vezes, exigem um tempo de adaptação, de dosagem. Extrema vontade e ausência de vontade são extremos que atraem mas não são administráveis com regularidade. Eles (extremos e remédios) precisam do complemento do trabalho científico de psicoterapia com psicólogo, com persistência, profundidade, abertura mental.
Procure por um de nós, psicólogos, com a maior brevidade possível.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.