Olá, tenho depressão ou o quê?

Feita por >Matheus · 25 jan 2016 Depressão

Não consigo namorar ou sequer ficar com alguém, tenho sempre desejo de ajudar as pessoas para esquecer de mim mesmo, sinto raiva de muitas coisas pequenas que ninguém da bola, dou muitos conselhos para amigos e já salvei alguns relacionamentos e não consigo entrar num... Sou bonito e mesmo assim não consigo nada... Trabalho no Corpo de Bombeiros voluntários. Ajudo quem eu puder, menos a mim mesmo. Tenho depressão ou o quê? Obrigado.

A melhor resposta 1 FEV 2016

Olá Matheus.
Depressão é um quadro clínico composto por algumas características. É impossível fazer um diagnóstico sem conhecê-lo melhor pessoalmente e fazer a avaliação, todavia, creio que fazer um diagnóstico sobre você é o menos importante. Através do seu relato percebi sofrimento por conseguir ajudar tanto os outros e não conseguir se ajudar. Fica a pergunta: Você investe mais energia nos outros ou em você mesmo?. Sugiro que busque fazer psicoterapia para se conhecer melhor e entender as razões pelas quais tem facilidade em ajudar aos outros e dificuldade em se ajudar.
Qualquer dúvida estou a disposição.
Um abraço.
Psicólogo Dione Issagava Duarte

Dione Issagava Duarte Psicólogo em Ribeirão Preto

43 respostas

26 DEZ 2016

Olá Matheus!

Não se auto diagnostique! Procure um psicologo para lhe ajudar a identificar o que está acontecendo.

Att

Psicóloga Ana Paula Souza Psicólogo em Guarulhos

116 respostas

1 JUL 2016

Pelo seu relato você sofre com esta situação, seria importante que você tivesse mais conhecimento sobre si mesmo, seu sentimentos, emoções e comportamentos. Com isso você podera entender de onde vem estas dificuldades, para isto um psicólogo é o profissional indicado

Consultório Fernanda Guadagnin Psicólogo em Joinville

47 respostas

3 FEV 2016

Depressão não é. Mas medo de envolvimento com sua própria vida. querer ser importante para os outros não é errado. O problema é vc ser desimportante para vc mesmo.
Já pensou em se ajudar também?

Soraya Magalhães Homem Psicólogo em Armação de Búzios

143 respostas

1 FEV 2016

Olá, Matheus!
É verdade...você tem depressão ou o quê? Tua pergunta expressa certo cansaço de ficar sozinho, além de demonstrar preocupação com a situação. Mas algo me chamou atenção: o seu empenho em se afastar de você mesmo. Você diz: "tenho sempre desejo de 'ajudar as pessoas' para esquecer de mim mesmo", e encontrou uma maneira eficaz de fazer isso: tornou-se bombeiro voluntário que tem como missão "ajudar as pessoas". O termo "voluntário" implica em optar por fazer ou não fazer algo, ou seja, implica escolhas.Será que existe a opção: ajudar as pessoas e não esquecer de você? Será que podes se permitir ser amado?
Uma outra questão que você trás é o reconhecimento de que ser bonito não garante o alcance do teu objetivo amoroso. Então, o que está acontecendo?

Essas e outras questões estão bem à frente de um diagnóstico clínico de depressão, Matheus. São questões que podem ser abordadas com um (a) psicólogo (a) de tua confiança.

É importante que procure no teu tempo pois a busca por psicoterapia é um ato voluntário de ajudar, mas em que o desejo está voltado para ajudar a si mesmo.

Cordialmente,
Elida Nascimento - Psicóloga Clínica.

Elida Nascimento Psicólogo em Recife

13 respostas

27 JAN 2016

Provavelmente não é depressão, pois você é altruísta, ajuda muito as pessoas e o depressivo precisa mais receber do que doar, mas fica evidente uma autoestima baixa, aonde os outros merecem mais que você, mas é claro que você busca um retorno do seu esforço pelo demais, que nunca vem como você espera.Você precisa de um pouco de tempo só para olhar para você e se descobrir. A terapia é este lugar.

José Carlos Bastos Psicólogo em Rio das Ostras

132 respostas

27 JAN 2016

Olá Matheus, bom dia,
Diante do seu breve relato, sugiro que busque uma ajuda de um profissional para que possa ajuda-lo a compreender melhor as suas demandas, ressignificar uma série de fatos que tenha ocorrido em sua trajetória e promova um melhor sentido para sua vida.
Caso precise esclarecer alguma dúvida , estou a disposição.
Cordialmente,
Valmiro Filho

Psicólogo Valmiro Filho Psicólogo em Salvador

3 respostas

27 JAN 2016

ola matheus!!!!! nao sei se tem depressao, mas procure um psicologo para que vc possa ajudar-se á viver melhor,ok? sou sandra elena carosio-psicologa e hipnologa.

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

26 JAN 2016

Olá Mateus, boa noite! Me chamou atenção você dizer que precisa esquecer de si. Um trabalho voluntário, é um trabalho onde se há uma doação para o outro, mas é bom que reflita o que queres esquecer. Na depressão existe uma enorme falta de vontade, interesse por coisas que antes se tinha, existem diversos fatores e sintomas. Não se tem como diagnosticar uma depressão apenas em uma pergunta, até porque, até o visual de uma pessoa com esse diagnóstico, é diferente. Ver é tão importante quanto escutar. São poucos dados para um diagnóstico, mas com certeza um psicólogo pode te ajudar. Boa sorte na sua busca.

Acádia Santana Psicólogo em Salvador

2 respostas

26 JAN 2016

Olá Matheus,

Não é possível diagnosticar depressão desta forma ,porém com os dados que você trouxe é importante ressaltar que me parece indicado a terapia.Pois há um incomodo por sua parte que não consegue se relacionar e você até reconhece que se anula preferindo ajudar o próximo .Auxiliar a quem precisa é muito nobre ,porém para uma vida saudável é necessário pensar em si e encontrar um ponto de equilíbrio entre doar-se e doar ,pois em algum momento isso vai pesar ainda mais em uma profissão de risco onde você deve estar em contato com o sofrimento humano e situações extremas frequentemente.Faça terapia ,pode ser um primeiro passo de investir em um cuidado consigo mesmo e desta forma você também estará mais forte para cuidar do outro e se organizar para permitir ser cuidado.Boa sorte!

Espaço Ser e Criar Psicólogo em São Paulo

10 respostas

26 JAN 2016

Matheus, bom dia!
Primeiramente fico muito feliz por você em seu relato estar começando a se perceber nas suas relações, no seu jeito de ser, de sentir e de viver.
Em seu discurso há uma história com várias emoções, expectativas e sentimentos que ainda estão em processo. Não há como ser taxativa, se há ou não um quadro depressivo, até por questões de entender e conhecer mais sobre você. O que é possível perceber, é como é bonito a sua forma de se dedicar ao outro seja com ajuda voluntária, seja com conselhos. Contudo é importante conhecer como você se percebe nesta dedicação, bem como os mecanismos que te fazem construir suas relações profissionais, familiares, de amizade e as amorosas.
Seria importante você procurar profissionais que possam te ajudar nesta situação através do processo terapêutico. Serão várias situações no dia a dia que precisarão ser elaboradas de acordo com a sua forma de lidar, ver, sentir e ser. Estou à sua disposição, caso precise de acompanhamento psicológico ou para maiores esclarecimentos. Abraços, Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

353 respostas

26 JAN 2016

Bom dia Matheus. Sugiro que você busque um psicólogo que possa orientá-lo no sentido de se descobrir, entender o que acontece com você. A psicoterapia pode ajudá-lo porque irá trabalhar coisas que estão escondidasdentro de você e que vem causando todos esses sintomas. As vivências costumam diexar marcas e às vezes levam o sujeito a se comportar de maneira que ele não entende. Busque ajuda profissional e boa sorte.

Maria Eni de Mattos Psicólogo em Guarapuava

243 respostas

26 JAN 2016

Bom dia Matheus,
No seu relato você se queixa de não conseguir olhar para você, estar sempre no outro e esquecer de si, não consegue se relacionar se isso precisar envolver seu eu, desse modo ajuda os outros mas sem se deixar envolver. Matheus antes de um diagnóstico, você precisa se sentir bem, estar bem consigo mesmo, o diagnóstico é secundário, procure uma ajuda profissional, um psicólogo para que você possa falar dessas questões e reler sua história.

Psicóloga Fernanda Pimentel Santos Psicólogo em Ponta Grossa

5 respostas

26 JAN 2016

Olá Matheus. O importante neste momento, acredito não ser encontrar um "diagnóstico" para seu caso, e sim, que você possa sentir-se melhor - com a sua vida, com as pessoas que se relaciona e até mesmo com o modo que se percebe - assim será possível relacionar-se afetivamente com alguém se for o caso. Este processo não é difícil, todos nós em algum momento de nossas vidas algumas crenças limitantes , bem como distorções cognitivas, que nos impedem de determinadas coisas - se envolver, achar-se capaz, e principalmente - permitir-se a cuidar de si mesmos, onde muitas vezes, só fazemos pelos outros. O indicado é que procure um profissional psicólogo habilitado para que seja dado início em um processo de psicoterapia. Procure, investigue, busque saber da abordagem que esse profissional utiliza, pois esta será crucial para o bom resultado. Indico - Terapia Cognitivo Comportamental, e/ou Terapia EMDR, sendo esta última uma inovadora e eficaz abordagem, diferente das terapias tradicionais. Abraço, e a disposição, Psicóloga Camila Tacca.

Camila Kelin Menegolla Tacca Psicólogo em Chapecó

18 respostas

25 JAN 2016

Ola Matheus
Com os poucos dados fornecido em sua narrativa, não dá para identificar depressão em seu comportamento. Porém talvez você precise selecionar mais os ambientes que frequenta ou passar a frequentar ambientes além do ambiente de trabalho, se já não frequenta. Interagir mais. Não sei se você já percebeu que agora competimos com o mundo virtual da informática, das relações a distâncias por sites de relacionamento, WhatsApp e por aí segue, um mundo da individualidade e relações instáveis trocadas como objetos descartáveis, um mundo onde muitas pessoas não se importam mais com as relações afetivas e companheirismo e sim com o ter e o ser "Status" vivendo de aparência. Outra possibilidade é que algumas vezes criamos perfis de pessoas ideais ao nosso ego e não pessoas reais. As vezes busca-se pessoas que seja iguais e como não existe buscasse mudá-la e assim não se consegue criar laços afetivos duradouro com ninguém. Quem sabe, não está precisando repensar seus comportamentos e buscar uma mudança nas suas expectativas e ideais sobre este outro que você busca? Oriento um acompanhamento psicoterápico como ajuda.
Atenciosamente: Psicóloga Ussénade

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife