Comorbidade entre borderline e depressão?

Feita por >Anonimo · 12 mai 2020 Transtornos personalidade

Olá, queria saber quais são os sintomas da depressão borderline, tenho depressão e meu psiquiatra disse que tenho borderline mas o problema é que eu já suspeito de ter depressão, borderline suspeito mais ainda, então queria saber os sintomas

A melhor resposta 15 MAI 2020

Olá!
Borderline é um transtorno de personalidade, enquanto depressão é um transtorno de humor. Um transtorno de personalidade envolve um conjunto de comportamentos que a pessoa apresenta em todos os aspectos da vida, por exemplo, dificuldade de relacionamento não acontece só com a família, mas com amigos, companheiros/as, colegas de trabalho etc. O transtorno de personalidade borderline tem sintomas em comum com a depressão, como insegurança, culpa, sentimentos de vazio, irritabilidade, raiva, instabilidade emocional e, devido às dificuldades diárias nos relacionamentos, na forma de lidar com as emoções, muitas pessoas diagnosticadas com borderline podem desenvolver depressão e ansiedade. Os sintomas da depressão são tristeza, sentimento de vazio, irritabilidade, desânimo, insônia ou sono excessivo, fadiga, apetite aumentado ou falta dele, perda de prazer nas atividades diárias e algumas pessoas podem apresentar sintomas ansiosos.
Tanto a depressão quanto o transtorno de personalidade borderline são tratáveis através de medicamentos e principalmente com psicoterapia. Em casos de transtorno de personalidade, a psicoterapia é fundamental.

Anônimo-370041 Psicólogo em São Paulo

36 respostas

13 MAI 2020

Olá
Para você conhecer melhor, o que seu psiquiatra está chamando de depressão e Borderline, você pode procurar um psicólogo, pois embora cada doença tem um diagnóstico definido, as pessoas são únicas, e lidam diferentemente com as situações de sua vida.
Tanto o diagnóstico de depressão como o de Borderline, se tratados no começo tem melhoras significativas. A psicologia está preparada para te ajudar a diminuir estes sintomas.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

13 MAI 2020

Olá anônimo! Obrigado por participar. Uma parte de você, uma pequena parte, quer saber quais os sintomas de depressão, "borderline". Quero te ajudar de outro jeito. Uma grande parte de você, a imensa maior parte de você, pode realizar coisas, escrever um texto, trocar um sorriso, plantar uma flor, fazer um bolo, desenhar algo, cantar, praticar um esporte, sonhar, etc.. Será melhor investir na parte maior, fazer planos, organizar rotina, com metas claras, objetivas, flexíveis, realistas e significativas para você. Coloco esse caminho porque cada pessoa é única, e os sintomas das doenças, tentam abranger todas as pessoas, logo, não pesquisa de forma sistemática a tua realidade. De outro lado, eles estão vastamente descritos na internet. Isso não quer dizer que queiramos que você os veja sem critérios, e, sugestionado por eles, veja em você traços que confirmem sua tendência de suspeita. Queremos que você descubra a infinita potencialidade que você é e pode desenvolver. Experimente, insista, tente, você iluminará muitas partes altamente produtivas e construtivas de você mesmo! Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento físico: uma morte a mais evitada, vale toda a vida preservada!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.