Comorbidade entre bipolar e borderline é comum?

Feita por >Hanna · 27 nov 2017 Transtornos personalidade

entre bipolar tipo 2 e borderline é comum? mudaria alguns sintomas ou não?

A melhor resposta 28 NOV 2017

Oi Hanna, não saberia te dizer a prevalência dessa comorbidade, mas ela pode ocorrer, visto que Transtorno Bipolar é um transtorno de humor e Borderline é um transtorno de personalidade. Muito cuidado com os diagnósticos, pois não é simples diagnosticar esses dois transtornos. É preciso de bastante tempo de terapia, além de entrevistas com os familiares mais próximos. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

7 DEZ 2017

hanna!!!! saudaçoes!!!!! comorbidades sao comuns sim nestes quadros que vc citou.... sou sandra elena carosio-psicologa e hipnoterapeuta. obrigada pelo contato.

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

30 NOV 2017

Hanna, não é o diagnóstico que é importante, mas o tratamento e a força que o paciente faz junto a Psicoterapia para estabilizar a patologia, é possível sim haver comorbidade.
Sugiro que você busque um profissional da área da Psicologia e Psiquiatria para lhe ajudar.
Espero que tenha lhe ajudado
Abraço
Vera Pelizzari

Vera Pelizzari Psicóloga Clínica Psicólogo em São Paulo

295 respostas

28 NOV 2017

Olá Hanna,
Mesmo esses transtornos tenham uma estrutura diferente, é raro, porém, ainda possível uma comorbidade entre ambas. Entretanto, é importante salientar que é indispensável um correto psicodiagnóstico e tratamento/ acompanhamento médico (medicamentoso) e psicológico (através de um(a) psicoterapeuta).
Ás vezes pode ser algo relacionado ao seu cotidiano que possa estar te desestabilizando e sobrecarregando física e emocionalmente. Se ainda não tiver fazendo, é importante o acompanhamento conjunto do médico e de um(a) psicoterapeuta nesse processo, tanto para aliviar sintomas, como para te auxiliar em um processo de profundo autoconhecimento que te fortalecerá para superar as adversidades que se referem a estes e/ou outros transtornos psicológicos.

Psicóloga Tatiane Micheli Psicólogo em Londrina

27 respostas

28 NOV 2017

Ola Hanna!
Bipolar é um transtorno de humor e borderline é um transtorno de personalidade. É possível sim mas não é muito comum.
Como sintomas em comum apresenta-se labilidade emocional e em alguns casos pode manifestar sintomas semelhantes como impulsividade, compulsão, etc.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

28 NOV 2017

Olá, Hanna.
É possível sim.
Mas, antes de tudo. Você recebeu esse diagnóstico. Ou você procurou sobre os sintomas na internet? As vezes pode ser algum outro tipo de problema.
Sugiro que procure por ajuda profissional para recebe um diagnóstico mais acertivo.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo