Oi sou Alícia, tenho 20 anos.

Feita por >Alícia · 10 dez 2022 Terapia familiar

Meus pais sempre foram muito "conservadores" vamos dizer assim, desde sempre nunca podia sair de casa pra ir em nenhum tipo de festa sozinha, nem com amigos, no máximo com tia ou avó ou meus próprios pais, nem ficar na praça conversando com meus amigos eu podia direito que meu pai já achava que eu ia atrair macho, nunca tive privacidade, nunca pude dormir na casa de nenhuma amiga, era vigiada o tempo todo, e nos dois relacionamentos que tive quando morava com meu pais ainda, minha mãe estava sempre em cima pra onde eu ia, e o pior se quisesse fazer qualquer coisa a dois, a minha mãe tava sempre ali pra fazer meus namorados pagarem as coisas pra ela, resumindo... Quando fiz 18, fugi de casa porque não aguentava mais, não só a questão da privacidade, mas em relação a tudo, era pressão o tempo todo sobre tudo (estudo,amigos, família,namoro, religião e etc). Fui morar com meu namorado, e eles sempre querendo se aproximar de mim, porque só depois que fugi que eles sentiram minha falta e notaram os danos que me causaram (a ansiedade e depressão na época não eram suficientes, eu acho...) Enfim, passou dois anos, meu relacionamento não deu muito certo, resolvi voltar pra lá, já que ainda estou estudando pra fazer faculdade, não estou trabalhando então dependo financeiramente deles, a questão é que eles agora estão querendo voltar a se meter e controlar minha vida como antes, não posso sair sem dar satisfação, com quem, onde e quando eu vou, que eles insistem em dizer que enquanto eu estiver de baixo do teto deles eles mandam em mim e devem saber sim do que eu faço ou deixo de fazer. Amo meus pais muito,mas além de me fazerem mal e passarem totalmente dos limites, eu não sei como lidar com toda essa pressão... Como faço pra eles entenderem de uma vez por todas que não sou mais aquela criança que eles controlavam como um boneco ventrículo?

A melhor resposta 14 DEZ 2022

Oi Alícia,
O que voce estuda? É um curso profissionalizante? O que pensa em ser na vida?
Isto é importante porque define e complementa quem é voce e qual a tua verdadeira identidade.
Voce apenas nasceu deles, mas não é deles... e nasceu para se realizar, executar o teu objetivo de vida e ser feliz.
E ser feliz é ser de acordo com as coordenadas da vida... e a vida te deu a liberdade para fazer tudo o que quiser; te deu também o livre arbítrio para voce escolher o que quer e o que não quer, com a responsabilidade que tem sobre os resultados/consequências das tuas escolhas e decisões.
Até os 18 anos, voce ficou sob a tutela deles; à partir de então voce realmente precisa cortar o cordão umbilical psicológico com a sua família, ser pai e mae de si mesma, iniciar o nascimento de voce mesma.
Porém este processo demora um pouco porque precisa resolver tua dependência, tanto financeira como afetiva/emocional;
precisa focar na tua profissão porque através desta, conseguirá tudo o que quiser na vida.
E voce consegue, dialogando com os pais, sendo muito flexível e diplomata... na vida, vence o que tiver mais diplomacia.
O certo e o errado é muito relativo...
Pra Vida nada é certo e nada é errado - tudo pode ser oportunidade de aprender e saber. A todo o momento pode fazer novas escolhas e decisões, desde que seja responsável por elas.
Já o sistema - o meio, te dá o limite, o julgamento de certo e errado, o bem e o mal, o pode e o não pode, o feio e o bonito, te ameça com o inferno ou com o ceu... todos artifícios para te segurar pelo cabresto - através do medo.
Tudo o que voce fez, foi correto... aja agora com mais cautela, porém nunca minta para si mesma. Satisfaça tuas necessidades.
Se precisar de apoio ou de coordenadas, entre em contato.
Zele por ti mesma.
Abraços

5817 respostas

13 DEZ 2022

Olá Alicia, espero que esteja tudo bem com você.

Muitas vezes não conseguimos alcançar profundamente porque nossos pais agem de determinada maneira conosco. Quando jovens, ainda sem experiência e maturidade, quase sempre tendemos a nos revoltar com essas formas de agir de nossos pais, que parecem extremamente controladoras e nos privam de viver a realidade como nós desejamos. Mas, embora esses comportamentos de nossos pais podem ser lidos desta maneira, também devemos ampliar nossa visão sobre eles, e compreender mais significados sobre essas aparentes tentativas de nos controlar. O que nossos pais quase sempre querem, é que nós tenhamos uma boa vida, que estudemos, que tenhamos saúde, que nos envolvamos com boas pessoas, que nos façam crescer e evoluir, e eles nos oferecem a experiência deles, de toda uma vida, através de conselhos e condutas. Mas, como ainda somos jovens, não temos a experiência para observar e absorver o melhor disso. Veja, de que adiantou para sua vida fugir de casa aos 18 anos, sem emprego, sem estudo, sem trabalho, sem possuir autoconhecimento necessário para conduzir a vida, para ir morar com um namorado que, nem sequer tinha consciência se ele realmente era bom para você? Onde você imaginava que essa relação ia dar? Teria chance de dar certo? O que de fato esse relacionamento e essa atitude trouxeram de bom para você? Foram 2 anos. E se você passasse esses 2 anos se dedicando a si própria, estudando para avançar na vida, como seria? No mínimo, você, pelo menos, estaria mais preparada para alcançar seus objetivos, com mais estudo e mais competência. Obter independência para viver sua própria vida é um processo que não acontece da noite para o dia. Enquanto isso, você vive com seus pais, na casa deles, e eles parecem que se preocupam com você e com seu desenvolvimento. Aproveite isso para construir sua autonomia e sua independência, e use seu tempo para você investir em si própria, em seu crescimento e em seu desenvolvimento. Talvez um relacionamento, sério, agora, te atrapalhe muito em sua trajetória, enquanto que pensar nisso quando tiver com mais autonomia, possa te dar a oportunidade de viver essa relação de maneira mais adulta e completa. Busque sua emancipação, e a hora e as condições que você tem para isso, são as melhores agora. Talvez, se você já estivesse iniciado isso aos 18 anos, poderia estar bem mais avançada em suas escolhas. E pro falar em escolhas, cuidado com elas, pois você pode perder muito tempo em um caminho que não tenha sido uma boa escolha. Um Psicólogo pode te ajudar a trilhar o caminho de seu desenvolvimento pessoal, e te oferecer oportunidades para mergulhar um pouco dentro de si própria, e obter mais autoconhecimento, uma ferramenta tão importante ao longo de sua vida. Fazendo sua parte, tendo paciência, você pode aos poucos negociar mais abertura com seus pais, mas eles tem que sentir novamente confiança em sua palavra e nas suas ações. Muito do sucesso disso, depende apenas de você.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

11 DEZ 2022

Oi Alice! Que bom que você escreveu. Aos vinte anos, com a história da fuga, estudos para entrar em faculdade (espero que seja pública), você estará trilhando o caminho da autonomia. Tenha paciência. Não se esqueça que se seu pais radicalizaram, você também radicalizou. É preciso separar as coisas. Antes de agir, ponderar sempre o antes, o durante e o depois.
De outro lado, aos vinte anos, é preciso compreender que, nos tempos atuais, a maior parte das pessoas ainda não conta com autonomia para viver com liberdade, quer no que se refere ao dinheiro, quer no que se refere a maturidade. Como você imagina viver com autonomia e independência financeira? Muito cuidado para não agir por impulso ou oposição a seus pais e gerar dificultadores para o seu próprio futuro.
Do jeito deles, com seus erros e acertos, com suas coerências e incoerências, seus pais gostam de você, querem um futuro bom para você.
Será interessante você contar com a assessoria científica de um psicólogo.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.