e possível ser feliz novamente?

Feita por >Joaninha · 14 jan 2023 Abordagem psicológica

oi, tenho 30 anos e não consigo me sentir feliz, ao longo da vida fiz escolhas porque tinham que ser feitas, ou porque achava que tinha que o correto era escolher tal escolha mesmo quando não era oque eu sonhava pra mim mesmo ou queria de verdade, tudo começou quando tinha 20 anos tinha acabado de fazer minha inscrição na faculdade e descobri que estava gravida, como ja namorava com o pai na minha filha a 7 anos e estávamos noivos, decidimos casar porém sem ter onde morar então por 3 anos morei em dois cômodos que minha mãe me deu da casa dela que dividíamos com lençol, a faculdade foi pelos ares e de la para cá minha vida tem sido coberta por frustação e muita tristeza, depois de 3 anos conseguimos alugar um lugar pra gente, mais ai veio o transtorno de pânico, que tento tratar a 7 anos passa por um tempo depois volta, depois que fiquei doente eu engordei mais de 40 kilos o que me faz me sentir cada dia pior, hoje não me olho mais no espelho, vou trabalhar com o que acho na frente (roupa) e sinceramente não tenho perspectiva nem vejo forma de sair do fundo do poço que eu mesmo me coloquei, são tantas frustações que é difícil descrever, tem dias que só me pergunto como assim, eu tinha tantos sonhos e ideias pra mim e não consegui realizar nada, talvez porque vim de uma família desestruturada meu pai era alcoólatra, e batia na minha mãe todo fim de semana, isso ate uns 13 anos de idade, talvez minhas próprias escolhas feitas pelo momento sem pensar no futuro.......... Já não sei mais se é possível ser feliz novamente? eu só fui feliz no ensino médio, era uma menina .

A melhor resposta 15 JAN 2023

Joaninha
Se é possível ser feliz novamente?
Depende de você... depende de voce voltar a sonhar, a alimentar os sonhos que voce tinha e dar força e energia para estes sonhos.
Tudo bem que voce teve que fazer escolhas e é claro que cada escolha gera seus resultados/consequencias (como a filha), pelas quais é responsável, mas a todo o momento pode fazer novas escolhas e não se fixar nas escolhas do passado. Se os resultados não forem bons, pode fazer sempre novas escolhas.
Voce sofre, voce engorda porque quer arranjar desculpas para não fazer o que precisa ser feito;nem mesmo a filha é desculpa por que hoje ela já deve estar com 7 anos e já compreende muitas coisas.
Não foque os problemas, não foque e não se ligue nas tristezas e não se compare com ninguém... foque nas soluções, foque teus sonhos, foque a luz do sol e não a escuridão da noite.
Seus pais eram o que conseguiram ser, voce não precisa se espelhar neles; voce apenas nasceu através deles; voce não é deles; voce os escolheu para serem teus pais; voce se desafiou e quiz passar por estas experiências todas para provar para ti mesma que ia superar todas as dificuldades.
Portanto, teu corpo contem uma alma que quer realizar os seus sonhos; permita que isso aconteça e não arranje desculpas.
Abraços

5830 respostas

17 JAN 2023

Olá Joaninha, espero que esteja tudo bem com você.

Embora a nossa história de vida pessoal tenha um certo peso em nossas formas de ser e se comportar no mundo, elas não podem ser definidoras de nossa felicidade e de quem nós somos, pois a nossa felicidade realmente só pode ser construída no momento do agora, no momento presente. É no aqui e no agora que alicerçamos e temos a possibilidade de experimentar um sentimento genuíno de felicidade, que esteja conectado com o que somos, e com nossas reais aspirações. Se houveram escolhas que te trouxeram sofrimentos, então elas precisam ser compreendidas e bem elaboradas, para que você possa conscientemente ir deixando essas situações no local onde elas aconteceram no passado, mas com a devida compreensão adequada sobre elas, tendo assim mais chance e maior abertura para experimentar a felicidade no momento presente, que é onde realmente o futuro que você deseja para si pode ser construído. Você ainda é jovem, e tem toda uma vida pela frente, cheia de possibilidades e potencialidades que estão a sua espera. Com o planejamento adequado, e com o seu comprometimento no seu desenvolvimento pessoal, você pode sim experimentar um sentimento maior de realização, plenitude e felicidade. Para abordar e trabalhar adequadamente as questões de sua trajetória, um Psicólogo é indicado, e pode te ajudar muito neste sentido. Elaborando satisfatoriamente sua trajetória, você vai estar abrindo as portas para a felicidade que você busca, tanto agora, quanto no futuro, acredite.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

919 respostas

15 JAN 2023

Olá Joaninha! Que bom que você fez essa pergunta! Felicidade não é constante. É como se fosse capítulos de realizações que apresentam certas durações, é como se fossem conquistas com prazo de validade. Certamente é possível você, por exemplo, emagrecer, cursar faculdade, reorganizar as metas da menina do ensino médio, ver o que é atual, o que pode ser adaptado. É possível, em termos pontuais: cultivar um flor, ler um livro, escrever um texto, pedir desculpas para alguém, dar um abraço verdadeiro e apertado, brincar na chuva, persistir por alguns anos, em estudos sérios e consistentes,... Tanta coisa é possível!
É preciso acreditar, ter metas razoáveis, exequíveis, com adequado planejamento, começar e persistir.
Vamos?
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e primitivos.

8664 respostas

15 JAN 2023

Ola! você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém