Obrigação com os pais?

Feita por >Leandro · 10 mai 2023 Terapia familiar

Olá me chamo Leandro, fiz 18 anos agora e minha mãe, insiste que eu devo alguma coisa para ela, diz que eu devo ajudar ela financeiramente, ela tem um marido e um filho criança, mais insiste que eu devo "sustentá-la" minha mãe tem ensino superior, mais não trabalha e se segura praticamente no marido, também não faz questão de que eu vá morar com ela, nunca recebi o carinho e afeto da minha mãe, ela me cobra bastante e eu já estou cansado, me liga sempre dizendo que eu tenho uma obrigação com ela e sempre dizendo "ah eu não tenho mais saliva pra conversar com você" com ar de deboche, ainda por cima desvaloriza meus sonhos, minhas metas. Já parei de contar meus objetivos e guardo para mim mesmo, ela me julga dizendo que eu não me abro, minha visão sobre a minha mãe é bem complicada é como se eu amasse ela, ao mesmo tempo que gosto do próximo, só que virou um peso não sei o que fazer

A melhor resposta 15 MAI 2023

Oi Leandro, as relações com os pais podem ser cheias de conflito, principalmente quando a postura desses pais não é de acolhimento e cuidado, mas sim de críticas excessivas, controle demasiado e cobranças esdrúxulas. Costumo falar que devemos aprender a lidar com as relações como lidamos com uma fogueira: quanto mais nos aproximamos mais quente vai ficando, mais desconfortável até o momento em que podemos nos queimar/ ferir. Com as relações é assim, devemos ir aprendendo até aonde ir. Outro ponto é que seja sua mãe ou qualquer outra pessoa, pode ter demandas e expectativas a seu respeito. Você não tem uma obrigação real de satisfazê-las. Você precisa avaliar se está disposto a fazer esse esforço e que tipo de consequências isso pode trazer para você. Espero ter ajudado com a reflexão. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

12 MAI 2023

Olá Leandro
Pelo exposto, voce não mora com a sua mãe e já trabalha... perfeito?
O marido dela não é seu pai... perfeito?
Voce apenas nasceu através dela mas não é dela; voce nasceu para realizar a tua vida, alcançar teu propósito de vida e através deste, ser feliz.
Acima dos 18 anos, voce precisa ser pai e mãe de ti mesmo, precisa se responsabilizar pelas tuas escolhas e decisões, precisa conquistar a realidade que voce quer para voce.
Muitas vezes, esta se torna uma conquista difícil por causa da adaptação sofrida, desde o ventre materno onde não te permitiram ser como voce queria, te obrigavam a se adaptar ao que a familia queria, ao que a escola exigia, ao que a sociedade impunha, ao que a religião afirmava.
Tudo isso, agora, voce precisa resolver, com muita flexibilidade, mas ser o que voce quer e não como outros querem.
São os pais que cuidam dos filhos e não os filhos dos pais.
Claro que os filhos podem ajudar, desde que não seja por imposição, por obrigação, não se pode inverter os papéis.
Podemos ser gratos aos nossos pais por eles terem cuidado de nós até esse momento, mas depois, voce precisa alçar vôo e fazer a tua vida.
Abraços

5929 respostas

12 MAI 2023

Olá Leandro.
Relação com os pais na sua idade costuma ser bem conturbado. Sugiro que busque ajuda psicológica para conseguir lidar melhor com o que está acontecendo, assim você terá maior habilidade para enfrentar as cobranças de sua mãe, pois mesmo que diga: "não vou ajudá-la", algo dentro de você pode se sentir mal, e se resolver ajudá-la, pode também não gostar de ter de fazer isso, por isso sugiro os atendimentos psicológicos para ter mais clareza e certeza do que pretende fazer.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

11 MAI 2023

Oi Leandro! Que bom que você escreveu. Embora pareça estranho para as pessoas quando estão com dezoito anos, é idade - dada a imensa complexidade da sociedade atual - ainda muito imatura. De outro lado, muitas pessoas, embora os anos passem, não desenvolvem adequada maturação e sensatez. O texto que você escreveu, ainda não nos permite entender detalhes a contextos significativos de forma a te ofertarmos sugestões embasadas com responsabilidade e validade. Mães e pais são papéis muito importantes na vida de todos nós, são seres humanos com qualidades e defeitos, com coerências e incoerências. É preciso bom senso, sabedoria, discernimento, sensibilidade e critério para organizar a melhor continuidade de convivência com eles.
Será bom que um de nós, psicólogos, possamos ponderar com você de forma mais metódica, científica, embasada.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.