O que você acha desse meu jeito?

Feita por >francisca · 13 abr 2015 Psicologia clínica

Sou uma pessoa que pensa muito no próximo e às vezes me prejudico para não prejudicar ninguém, ou seja, para mim é difícil dizer um não. Às vezes é difícil, na empresa as coisas não ficam como eu queria e às vezes penso que é a minha maneira de falar muito calma. O que vocês acham disso?

A melhor resposta 14 ABR 2015

Olá Francisca, boa noite!
Este comportamento lhe tem impactado na sua vida pelo comentário. Neste caso, tanto a Psicoterapia como um processo de Coaching serão fundamentais para que busque um autoconhecimento e autodesenvolvimento em sua vida. E para que seu comportamento não lhe impacte mais negativamente.
Fico à disposição para esclarecer os processos e apoiá-la em sua evolução!
Abs,
Fabiana Reis
Coach & Psicóloga

Fabiana dos Reis Siqueira Psicólogo em Santo André

8 respostas

15 ABR 2015

Obrigada pelas respostas de vocês, fico muito grata pela atenção... vai me ajudar muito.

14 ABR 2015

Oi Francisca. Como os(as) outros colegas psicólogos já disseram, pensar no próximo é uma coisa boa. Mas, começa a torna-se um problema, quando se pensa demais no próximo, e começamos a ter algum tipo de "prejuízo" por causa disto. Você descreve que tem dificuldade de falar Não, e por falar muito calmamente as coisas no serviço não saem como você gostaria. não é que é para você gritar ou ser grosseira, mas penso que talvez esteja te faltando mais voz ativa, passar mais autoridade (sem autoritarismo, que creio que nem seja do seu perfil). Muitas vezes, pessoas acabam abusando ou "se aproveitando" de pessoas muito calminhas ou que nunca dizem não, como você. Assim, seria interessante buscar desenvolver este seu lado interior, para conseguir dizer Não, e também para falar numa cadência adequada com seus colaboradores no serviço. A terapia cognitiva ou o coaching, podem sim ser uteis para você, como um colega já te mencionou.

Paula Biscaro Oliveira Psicóloga e Coach Psicólogo em São Caetano do Sul

18 respostas

14 ABR 2015

Pensar no próximo e querer ajudar não é necessariamente um problema, mas tudo tem que ter um limite e um equilíbrio. Fazer psicoterapia pode ajudar você a se compreender melhor, em que situações você exerce esse comportamento e ter uma clarificação melhor dos seus sentimentos.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

14 ABR 2015

Olá Francisca! Se preocupar com o próximo não é algo ruim, pelo contrário isso só mostra o quanto você é boa em perceber o outro. O problema é quando você se anula em pró do outro, pois dessa forma você deixa de ser protagonista da própria história. Como essa característica está te incomodando, penso que você deveria buscar ajuda no sentido de compreender melhor o porquê dessa dinâmica de “auto-anulação”, já que nada em nossos comportamentos são por acaso e para que você modifique esse ou outros comportamentos é necessário ressignificá-los e para isso um profissional poderia auxiliá-la melhor. Abcs!
Elisangela Simões

Elisangela Niná Simões Psicólogo em São Paulo

2 respostas

14 ABR 2015

Oi Francisca. Pensar no próximo e se colocar no lugar dele é a definição de empatia. Isso não é uma coisa ruim em si. No entanto, parece que você é melhor para os outros do que para si própria. Você quer ser uma pessoa boa e fazer o bem? Então, por que você não começa fazendo o bem para você? Dizer "não" é algo necessário para que você possa construir sua própria história, senão você estará sempre vivendo a história do outro. Dizer "não" para alguém ou algo não transforma você numa pessoa má, mas em alguém que coloca limites para não sofrer e não ser prejudicada. Não tenha medo do julgamento das pessoas. Diga "não" para as coisas que não lhe fazem bem. Você é responsável pela sua vida e, portanto, deve procurar vivê-la independentemente da aprovação dos outros. Não se culpe pelo passado e siga em frente. Como você começou a se preocupar com o seu "jeito", então pense que se você não der conta sozinha, procure ajuda profissional. Um psicólogo(a) pode ser um bom começo. Acredite em você e faça sua história. Abraço.

Sergio Manzione Psicólogo em Salvador