Invasão de privacidade tem jeito?

Feita por >Marysa · 16 jul 2019 Terapia familiar

Minha mãe sempre teve o costume de olhar minhas coisa. meu guarda-roupas, minhas mochilas e principalmente meu celular.
Eu nunca gostei, e claro, me sinto mal, mesmo não tendo muito a esconder na época. Porem foi dessa forma que ela descobriu minha sexualidade. Na época não tinha muito o que cobrar dela, porque ela so queria cuidar de mim.
Depois de muita briga fizemos um trato: eu iria respeitar ela, enquanto morasse com ela, mas ela nao se meteria mas quando eu me mudasse (o que nao iria demorar muito. cerca de 3 a 4 meses ate eu mudar de cidade e fazer faculdade), POREM, na hora de eu me mudar ela disse que não tinha condições (ate mandou que meu pai fala-se o mesmo).

Por isso, eu ainda moro com ela, e tento ao máximo respeita a suas ordens. Mas eu amo muito uma garota, e eu quero ficar com ela. mantemos então nossas conversas diárias em segredo, para que minha mãe não veja. E em hipotese alguma penso em largar minha namorada.

Mas penso como seria ruim se minha mae descobrisse sobre isso.
Eu queria achar um jeito de falar com ela, para que ela deixasse pelo menos meu celular em paz, ja que, completei recentemente 18 anos, e estou pegando muitas responsabilidades.

como seria a forma ideal de falar com ela para para que ela parasse de invadir minha privacidade.

(O pior e que, muitas vezes, amigas minhas me contam seus poblemas pessoais, e ela vai la e le tudo. e eu acho isso chato, ja que a pessoa confiou seu segredo em mim)

A melhor resposta 17 JUL 2019

Ola Marysa Machado! Obrigado por participar. Você completou dezoito anos, isso juridicamente te dá certas liberdades, direitos, mas muito mais deveres; no entanto, sempre, ao interagir terá algumas coisas que você não quer que sejam vistas, vistas por outras pessoas. O importante é você ter convicção e explicação para você mesma dos seus atos e gestos, de forma a sentir orgulho deles, mesmo que outros não concordem. De outro ângulo, nunca se pode esquecer que a mãe a seu modo quer o bem de seus filhos. Que tal você começar uma conversa com ela, enfatizando a importância de respeitar a ela (mãe) e entender que ela tem um parte da vida dela que é privativa dela, que não é acessível a você, assim, depois fica mais fácil sensibilizá-la para o fato de que você tem um área da vida que é íntima sua (que você prefere que ela não saiba, mas que, na sua intimidade, você tem convicção e orgulho, pois essa intimidade fortalece sua identidade, faz você (filha) mais inteira, portanto, sua mãe mais inteira, na sua vivência de papel de mãe. Um abraço: Ary Donizete Machado

8634 respostas

10 AGO 2019

Boa noite, você fala que sua mãe invade a sua privacidade, mas Marysa esse comportamento dela é uma forma de proteção e, mas você pode impor limites conversando sobre o que é individual para você, olhar suas coisas sem a sua permissão e o celular você pode colocar uma senha, converse com sua mãe e exponha tudo que te incomoda, ela tem a privacidade dela e você também tem direito a ter privacidade mesmo morando na casa dela e obedecendo as regras impostas.

Marysa quanto a sua namorada você pode ir conversando com sua mãe e assim vai surgir a oportunidade de falar que continua com sua namorada e, que quer privacidade no que diz respeito ao seu celular e suas coisas.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador