O que fazer quando mãe é narcisista e os pais não aceitam meu namoro?

Feita por >gi · 14 jun 2024 Terapia familiar

Olá tenho 18 anos, já trabalho, compro minhas coisas, nunca fui de sair ou dar trabalho aos meus pais em nenhum aspecto. Minha mãe é dona de casa e meu pai é caminhoneiro dificilmente fica em casa.
Há dois meses atrás, ele tem 26 anos, conheci os pais dele e a índole, de boa família, não gosta de festas, nos damos muito bem e sempre me trata bem e está disposto a ir falar com meus pais...
Fiquei por dias tentando contar que estava gostando desse rapaz e que queria conhece-lo com intuito de namorar, ontem tomei coragem para dizer aos meus pais, meu pai não gostou da ideia mas teve uma reação melhor que a da minha mãe. Ela sempre gostou de me controlar, dizer o que eu devia ou não fazer mas de modo excessivo, ela não me escuta quando contei só sabia gritar comigo e dizer o quanto ficou decepcionada comigo, e disse que não vai aceitar e não quer nem saber dele indo na minha casa para conversar e que é para eu esquecer essa historia. Eu sempre abaixei a cabeça para todas as vontades dela, mas eu realmente gosto dele então insistindo e deixando claro oque eu quero mas não sei como prosseguir...

A melhor resposta 15 JUN 2024

Gi
Você já tem 18 anos e a partir de agora, seja voce, pai e mãe de ti mesma.
Eles já cumpriram com a missão deles. De agora em diante responsabilize-se cada vez mais pelas tua escolhas, decisões e resultados.
Eles podem ser bons amigos, mas às vezes nem isso...
Você não nasceu para ficar submissa a seus pais, nasceu para conquistar teus sonhos, a tua liberdade, ser dona de ti mesma.
Resolva teus conflitos, teus traumas com a psicoterapia, nada pode fazer e nem deve, tentar mudar seus pais.
Eles mudam se eles quiserem . Portanto se tua mãe é narcisista, tem meios de como lidar com ela, mas deixa ela ser como ela quiser.
Ela está com teu pai, eles que se entendam.
Você cuida de você, governe a ti mesma e não permita que ninguém se interponha, nem mesmo as tuas emoções.
Se necessário, faça Psicoterapia para ser auxiliada a compreender as emoções... as emoções sempre te dão dicas do que fazer e como fazer.
Abraços

6349 respostas

15 JUN 2024

Tudo bom.

Apesar que a terapia familiar venha contribuir bastante para muitos esclarecimento das diversidades e necessidades de cada membro familiar, nesse caso em questão acredito antes de mais nada, você procurar o suporte psicológico até para pensar de forma macro no seu futuro dentro de um esfera de autonomia, quando procurares buscar seus sonhos, planos e projetos em ação daqui há alguns anos.

Ronaldo Moreira de Castro Coelho Psicólogo em Fortaleza

4 respostas

15 JUN 2024

Bom dia, Gi! Obrigado por escrever. Que bom que você escreveu! Vamos por parte: ao dizer que tua mãe é narcisista você não demonstrou evidências. Ao mesmo tempo você conta com dezoito anos, idade de priorizar estudos sérios e consistentes, trabalho ou preparação para o trabalho de forma aprofundada, turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, esportes coletivos de contato, escola de teatro, arte, cultura, grupos de estudos, excursões. Aos vinte e seis anos de idade, começa-se outro momento de vida na nossa cultura. A nossa sociedade é muito complexa, precisamos de tempo para amadurecer, melhorar entendimento da natureza humana, da cultura. Em complemento, os pais sempre querem o bem de seus filhos, com erros e acertos, com coerências e incoerências, mas com boa intenção, com experiência de vida. Cuidado!
Os namoros, diante do exposto acima devem ser secundários, aproximadamente até os vinte e sete anos de idade.
Será melhor que você vivencie, com calma, sabedoria, precaução, discernimento, namoro aos poucos. Índoles demoram anos para ser razoavelmente conhecidas. A questão é que há muito mais coisas, além de índole.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9307 respostas

15 JUN 2024

Olá, ao meu ver você precisa passar pelo processo de distanciamento dessa mãe e entendimento de que você não pode e não vai suprir as carências e expectativas dela. O seu sofrimento em relação às reações dela precisam acabar, para que você consiga seguir com a sua vida entendendo que você é adulta e tem direito a fazer suas próprias escolhas.

Gleicy Portes Psicólogo em Curitiba