O que fazer em caso de pavor de vento e chuva?

Feita por >Ana Carolina · 27 set 2016 Fobia

Bom dia. Meu filho hoje tem 10 anos e adquiriu um pânico assustador de vento e chuva. Ele só sai de casa se o tempo estiver extremamente limpo e sem vento e, mesmo assim, com muito receio. Obrigada.

A melhor resposta 27 SET 2016

Bom dia Ana Carolina. Neste caso ele precisa de ajuda psicológica para ajudá-lo a superar o trauma que deve ter sofrido. Com um bom acompanhamento poderá superar essas dificuldades e voltar a ter uma vida normal. Abraço

Beatriz Fujimoto Psicólogo em Patos de Minas

167 respostas

5 OUT 2016

Olá Ana Carolina. Não deverá ser a chuva ou o vento o motivo do medo, e sim o que estas condições climáticas representam para a criança. Procure ajuda de um profissional. Não é difícil cessar este medo e deixar a vida da criança mais tranquila com as Bênçãos da natureza.

Denise Ferreria Ghigiarelli Psicólogo em Arujá

57 respostas

4 OUT 2016

Olá! Nesse caso eu indicaria um profissional para avaliar a possibilidade de ser um trauma ou uma fobia. Seria bom o quanto antes para que o quadro não evolua.

Anônimo-284951 Psicólogo em Chapecó

50 respostas

28 SET 2016

Ana Carolina, boa tarde. Traumas de tempo estão associados aos conteúdos mnêmicos de tensão, estresse. Algum acontecimento anterior fez com que se formassem esses sintomas de natureza fóbica. Sugiro que você procure um psicanalista em tua região. Espero ter ajudado.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André

322 respostas

28 SET 2016

Bom dia,

Bem complicado, né? Tanto para ele, como para a família que não sabe lidar com situações como essa. E como lidar? Nessas duas últimas décadas de trabalho já constatei que em muitos casos esses receios vão se desvanecendo e a pessoa vai deixando para trás. Mas, em outros esses comportamentos, esses receios criam barreiras e viram uma verdadeira fobia. É indicado que consigamos ir resolvendo essas queixas logo que possível a partir da terapia. É o mais indicado. Fico cada vez mais surpreso com os resultados positivos com a abordagem do Emdr para reprocessar os medos, terrores, fobias em geral e ansiedade. Porque as terapias estimulam o autoconhecimento; vai promovendo mudança do estilo de vida, além de auxiliar na superação de traumas, que é sua queixa.
Espero ter ajudado de alguma forma.
Boa sorte.

Psicólogo Rogério Fortunato da Rocha Psicólogo em São Paulo

9 respostas

27 SET 2016

Olá! Ana é muito comum não só em crianças mas também em adultos. É importante que busque um profissional que irá ajuda-lo e de certa forma ele poderá falar sobre os seus medos e o profissional irá orienta-la também da melhor maneira possível. É comum com o tempo esse medo se perder gradativamente com o avanço dos atendimento.
Fico a disposição!

Jessica Moreira Carvalho Psicólogo em Londrina