O que fazer? Descobri que minha mulher estava a trocar mensagens com um rapaz.

Feita por >Mike · 18 jun 2024 Terapia de casal

Sou casado há 18 anos temos 2 filhas adolescentes. Como todos os casamentos tivemos as nossas conquistas as nossas batalhas mas sempre nos demos bem sempre nos respeitamos e fomos carinhosos, estivemos sempre juntos para tudo. A poucos dias descobri que minha mulher estava a trocar mensagens com um rapaz 22 anos mais novo que ela. Outra cultura e fala uma língua que ela não domina. (Sei que é só mensagens porque estamos sempre juntos até no trabalho.) Quando a confrontei ela disse "conheci uma pessoa e estou a gostar dela" Depois disso tenho tentado demonstrar que ainda podemos ser felizes. Pois a desculpa que ela deu foi temos estado afastado. Eu disse que se o sentia bastava ter falar comigo e eu provaria o contrário. Agora ela afirma que não tem dúvidas na sua decisão que é partir e deixar todo para trás. O que não acredito que seja 100% porque 18 anos e uma família não se deixa para trás com 100% certeza por troca de mensagens românticas. Eu acho que ela se sente de consciência pesada pelo que já disse ao outro e pelo que me fez. Mas eu sei que não vai ser feliz o que me custa mais porque quando sair porta fora ela vai descobrir e será tarde porque não vou conseguir perdoar porque sei que vai haver sempre comparações.

A melhor resposta 29 JUN 2024

Olá Mike!!

Seria importante que você conversasse mais profundamente com um de nós psicólogos! Estou a disposição caso veja que é a hora certa!
Relacionamentos longos precisam de serem cultivados e tratados. Talvez você precise conversar mais com sua esposa para entender o que levou a ela a procurar uma conversa com outra pessoa e você precisa entender também sobre seus sentimentos com relação ao que estar havendo com terapia.

Estou a disposição caso necessite! Um abraço.

Danielle Vaz Psicólogo em Sete Lagoas

3 respostas

21 JUN 2024

Mike
Precisa ver, conversar, dialogar com ela sobre o que está deixando voces afastados um do outro, qual a queixa dela. Possivelmente você também tem seu ponto de vista e muitas vezes não fala, fica quieto e isso causa afastamento.
Ter problemas não é problema, é desafios que se apresentam que os dois juntos podem resolver o problema e não um ficar contra o outro. Faça tudo o que for possível, proponha fazerem Terapia de Casal para analisar e resolver o que está incomodando.
Se ela não quer é porque está iludida, fantasiando uma vida que não terá. Se ela não descobre e aprende o que não está dando certo nesta relação contigo, com certeza a próxima será bem pior.

Abraços

6349 respostas

19 JUN 2024

Boa tarde, Mike! Grato por se colocar. Será importante que você converse mais profundamente com um de nós, psicólogos. Teu texto indica que há reflexões a serem feitas. Há aspectos específicos da tua história, da história da relação, da questão dela se envolver com rapaz vinte e dois anos mais novo, que precisa ser melhor contextualizada.
Não fica clara a questão de datas, tempos e desdobramentos da operacionalização da convivência com filhas, com você. Como estarão ponderando as filhas? Como elas percebem e interpretam as coisas.
Sempre nesses casos, é preciso calma, diálogo, prudência, esclarecimento das coisas.
Será importante situar, com a ajuda de um de nós, psicólogos, um ponto de partida para a busca dos melhores encaminhamentos possíveis.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9308 respostas

19 JUN 2024

Lidar com uma situação tão dolorosa como a descoberta da traição e o impacto profundo que isso tem em um relacionamento de longo prazo pode ser extremamente difícil. Vamos abordar isso usando a teoria cognitivo-comportamental (TCC), que pode fornecer insights e estratégias para ajudar a navegar nesse momento: 1. **Identificação de Pensamentos Automáticos Negativos**: É natural ter pensamentos automáticos negativos em uma situação como essa , como "ela vai me deixar por outra pessoa", "nunca poderei confiar nela novamente", ou "nossa família está destruída". Identifique esses pensamentos para começar a trabalhar neles. 2.

Jessica Crispim Psicólogo em São Gonçalo

4 respostas

19 JUN 2024

Olá, infelizmente não existe respostas ou alguma receita para a rejeição, mas é extremamente importante cuidar de si mesmo para possibilidades, é a mais próxima do que está passando é a compreensão.
Deixar o outro seguir pode ser uma das formas de amor para certificar-se do ciclo.
A honestidade da sua companheira é algo virtuoso, pois pode até sentir a rejeição, mas por outro lado não há engano, psicologicamente é um ganho.
Agora todo o rompimento é doloroso.
Resumindo "cuide-de-si para ser no mundo". Um forte abraço

Geovan Farias de Lira Psicólogo em São Paulo

1 resposta

19 JUN 2024

Nesse caso, a terapia cognitiva comportamental pode ser uma ferramenta útil para te ajudar a lidar com sua insegurança e processar a traição de sua esposa após 18 anos de casamento.

Vai ser necessário mudar padrões de pensamento negativos que contribuem para sua insegurança, ajudando-o a desenvolver uma mentalidade mais positiva e construtiva.

Além disso, o terapeuta pode te ajudar a desenvolver habilidades de enfrentamento saudáveis para lidar com suas emoções e comunicar de forma eficaz com sua esposa durante esse momento difícil.

É importante ressaltar que a importância de reconstruir a confiança e autoestima, independentemente da decisão de sua esposa de deixar o relacionamento ou não. É importante lembrar que a terapia é um processo e pode levar tempo para ver resultados, mas com comprometimento e trabalho duro, é possível superar a insegurança e encontrar uma maneira saudável de seguir em frente.

Ana Paula Avelar Costa Psicólogo em Oliveira