O que fazer com um enteado preguiçoso?

Feita por >sandra santos · 13 abr 2021 Terapia familiar

Bom dia!Namoro há 05 anos com uma pessoa maravilhosa,ele tem 03 filhos e ele tem problemas com os dois mais velhos.Os dois filhos mais velhos dele uma menina de 23 anos foi criada com a mãe ela é rebelde e não aceita conselhos do pai,Já o filho de 24 anos que também foi criado pela mãe é mentiroso some e só procura o pai quando está passando necessidades.O dilema desse momento é que ele criou o filho caçula quando o conheci esse menino tinha 17 anos aparentemente calmo,só vivia dentro do quarto,muito calado mal fala com o pai,sempre no celular e assistindo a campeonatos de futebol.Hoje ele já com 22 anos continua com os mesmos costumes citados anteriormente e quando ele resolve conversar e dar gargalhadas é quando está com algum amigo fora isso chega no lugar mudo e sai calado sempre ao celular,parou de estudar no 1º ano do 2º grau,não quer trabalhar e nem procura trabalho vive dentro do quarto quando come não lava o prato,não lava sequer uma cueca,não estende uma roupa e nem tira a roupa do varal e nem joga um saco de lixo fora.Resumindo não faz nada em casa sequer nem lava o copo que toma café joga dentro da pia sujo e lá fica,e o pai dele que é meu namorado sequer chama a atenção.Pra mim isso é preguiça e comodismo e fico bastante intrigada com isso tudo.Eu tinha grandes planos e sonhos em me casar com o pai dele mas comecei a deixar essa idéia de lado por conta desse filho dele na minha concepção ele não vai mudar enquanto o pai dele não sentar e conversar com ele.Mas eu já sinalizei isso várias vezes mas ele nunca toma atitudes com relação e com isso o ano passa ele fica mais velho e continua desse jeito.Só sai do quarto pra comer e deitar novamente.E eu não queria interromper meus sonhos com o pai dele e nem quero que meu relacionamento se acabe.

A melhor resposta 14 ABR 2021

Olá Sandra..
Vejo que sua preocupação com seu enteado é grande, e que você não quer terminar seu relacionamento por causa dele. Mas algumas coisas estão ficando difíceis de suportar.
Oriento você a procurar ajuda psicológica para este jovem, além de orientação profissional e de carreira, e se ele apresenta ele apresenta alguma dificuldade de aprendizagem, até um neurologista e um neuropsicólogo, para fazer um diagnóstico completo.
Pense em você e no seu bem-estar, se dê valor.
Converse com seu namorado sobre o assunto e cobre dele atitudes enquanto pai.
Espero poder ajudar.
Fico a disposição.
Abraços Francieli

Francieli Cristina Wingert Psicóloga Psicólogo em São Miguel d'Oeste