Só procrastino e tenho MUITA preguiça em fazer tudo, até o que eu gosto

Feita por >... · 30 ago 2020 Motivação

eu tenho preguiça de estudar, fazer tarefas, me adaptar em QUALQUER nova rotina ou mudança que quero fazer para melhorar de estilo de vida, mas eu não consigo. Até nas minhas mais profundas ambições eu simplesmente não tenho força de vontade para fazê-las acontecerem. Sempre que tento algo novo e mais saudável, não o levo pra frente e acabo na mesma coisa de antes. Eu tenho vício na dopamina que a tecnologia me oferece e sempre tive, mas na quarentena isso ficou ainda pior e eu sinto que me afundo mais nisso. Eu sinto que preciso tomar vergonha na cara mas eu simplesmente não consigo mudar. O que faço??

A melhor resposta 3 SET 2020

Ola ..., tudo bem?

Olha, realmente não é fácil nos começarmos a iniciar alguma nova rotina, ainda mais se não tivermos um planejamento para isso. O nosso próprio corpo nos induz para economizar energia, e por isso é tão difícil sair da inércia, ou seja, sair da rotina

Mas enfim, vamos para algumas reflexões:
O que voce quer mudar na sua vida?
Voce quer estudar mais? Praticar mais exercícios?

Porque você quer fazer essa nova rotina?
Tão importante quanto a força de vontade, temos que ver sentido no que estamos fazendo. Se por acaso começamos uma nova rotina no impulso podemos normalmente com o passar dos dias desanimar dela

Abraços
Murilo Vital

Murilo Vital Psicólogo Psicólogo em Limeira

139 respostas

31 AGO 2020

Olá ...! Grato por participar. Preguiça é um termo que pode ser muito pesado, muito complicado, muito simplificado. Todos temos, dentro de nós, uma concepção de preguiça. As pessoas que somente fazem o que gostam estão muito regredidas e inviabilizam seu próprio amadurecimento. De outro lado, se eu fizer o que gosto, não poderei vivenciar trocas sociais que contemplem os gostares de outras pessoas. Elas, certamente, com razão e fundamento, não quererão.
Parece haver algo mais, além de preguiça.
Sua pergunta: "o que faço", contém a hipótese de uma pergunta rápida, com resposta rápida. Isso não há.
Organize tua rotina, seja disciplinado, persistente; contemple todas as áreas da vida, insista.
Sendo possível, conte com a conduta científica de um psicólogo.
Um hábito, vivenciado por dez anos, precisa de um certo tempo para ser mudado.
Estaremos à disposição para maiores esclarecimentos e aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: ética, solidariedade, abertura mental, disciplina, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

31 AGO 2020

Muito obrigado por seu contato.
A terapia Cognitivo Comportamental pode colocar muito para que consiga colocar em prática técnicas para alterar esse comportamento procrastinador.
Fico à disposição

Roberto Luiz Junior Psicólogo Psicólogo em São Paulo