Não consigo fazer as coisas, é preguiça ou desânimo?

Feita por >Mi · 19 set 2020 Motivação

Me sinto sem força para fazer qualquer coisa, e mesmo que eu faço me sinto insuficiente de completar essa tarefa. Prefiro passar o dia na cama quieto, do que fazer as coisas, até mesmo sair. Alguns amigos me perguntam como eu consigo fazer isso e não me sentir triste, já que estou jogando fora o tempo.

A melhor resposta 20 SET 2020

Olá Mi! Grato por citar a questão. Precisaremos de mais dados. Por enquanto, podemos de dizer que alternativas como preguiça ou desânimo dão duas alternativas, quando poderemos ter milhares de alternativas. É preciso conhecer tua história, tua inteireza, tua rotina de vida, teus planos, sonhos e projetos. Com isso, verificaremos aspectos como personalidade, resistência à frustração, exercício de integração cultural e social, motivação, recursos internos, etc.
Uma coisa importante: o caminhão é pesado, para iniciar viagem, começa devagar, exige muita força do seu motor. As pessoas, para começarem as coisas, precisam concentrar e usar energias. Quando as coisas estão em andamento ficam mais leves. Vamos a exemplos práticos: primeiro dia de trabalho é o mais difícil, com menos parâmetros; primeiro dia de aula em escola nova, sem conhecer colegas ou professores, primeiro momento de agrupamento para uma viagem em excursão, etc. .
Comece! Depois fica bem mais fácil. Organize rotina de vida com atividade física regular, sono regular (noite escura, silenciosa), alimentação saudável, clareza do que está planejado para fazer nos dias.
Espero ter ajudado. Estarei à disposção para aprofundamentos que se fizerem necessários.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: ética, empatia, abertura mental, iniciativa ética, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8664 respostas

20 SET 2020

Oi Mi,
Cada organismo reage de uma maneira. Na maioria das vezes, a falta de animo, de força, para completar uma tarefa, está relacionada a coisas que não são interessantes para você.
É preciso se auto conhecer, saber do que gosta, falar dos seus objetivos .
A psicoterapia vai te ajudar a entender tudo isso.
Fico à disposição.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica.

Rute Martins Psicólogo em São Paulo