É normal desanimar com coisas que no começo fico animada?

Feita por >Larissa · 19 mar 2022 Motivação

Tem várias situações que acontecem isso no meu dia a dia porem vou dar um exemplo da que mais esta me afetando hoje. Estava muito animada em ir pra aulas da faculdade pq to estudando o que eu gosto, no começo desse semestre estava muito animada nas primeiras semanas ia sem pensar em desanimar porem umas semanas depois eu perco o prazer e e como se algo imenso me bloqueasse a conseguir ir, e ai eu me culpo por não conseguir ir, isso aconteceu em várias situações, no meu estagio, nas aulas de piano q fazia, parei justamente por isso, e eu vou criando desculpas e procrastinando e perdendo o prazer em coisas que antes gostava. E é algo que eu não consigo controlar é uma vontade imensa de simplesmente não querer ir, isso me incomoda muito e eu me cobro muito por isso.

A melhor resposta 20 MAR 2022

Boa noite Larissa
Acredito que muitas coisas se dao pelo impulso.
Procure um profissional psicologo que te ajude a te conhecer mais, conhecer o que gosta e o que quer. Tracar objetivos futuros.
Psicologa Andréia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre

226 respostas

26 MAR 2022

Larissa perder prazer por atividades, desânimo, podem ser sintomas de depressao, mas precisa analisar melhor dentro de terapia
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

23 MAR 2022

Larissa . A sua falta de motivação pode estar ligada a questões como depressao leve. Seria interessante analisar o contexto quando iniciou essa queixa.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

23 MAR 2022

Olá Larissa,
A autossabotagem acontece de um modo inconsciente, é como se não fosse merecedora de algo bom e acaba de boicotando, colocando barreiras e obstáculos para não atingir os objetivos.
Para entender porque isso acontece com você, o mais indicado é a psicoterapia.
Fico a disposição, caso queira se aprofundar.
Um abraço.
Rute Martins - psicóloga clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

21 MAR 2022

Larissa,
As tuas escolhas estão fundamentadas em voce mesma ou nas ideias dos outros? Se não estiverem fundamentadas nos teus talentos e objetivo de vida, o desânimo bate. Ou pode ser que te falte disciplina e fazer os respectivos sacrifícios que cada meta exige.
Ou voce está atuando em mecanismos de defesa...
Precisa analisar, mas não está atuando na tua energia.

5830 respostas

20 MAR 2022

Olá Larissa, espero que esteja tudo bem com você!

Quando realizamos atividades que nos dão prazer e satisfação pessoal, não devíamos sentir uma desmotivação que surge sem nenhum sentido aparente. É interessante você buscar um acompanhamento com um Psicólogo para que ele possa investigar mais profundamente o que acontece contigo quando você começa a sentir essa desmotivação que relata, ao realizar essa atividades de que gosta. Esse tipo de autoconhecimento vai te permitir entender de onde vem esse sentimento, e como transformá-lo para que você possa desenvolver sua vida de maneira mais produtiva e eficaz para seu próprio crescimento. Talvez existam crenças por trás desse sentimento de desmotivação, que nem sequer você imagina, e um processo psicoterapêutico pode te ajudar a elucidar essas crenças, além de outras mais que possam surgir. Ao final do processo, levado com responsabilidade e comprometimento, você terá um desabrochar de consciência que vai te oportunizar trilhar seu caminho de maneira mais satisfatória para seu próprio desenvolvimento.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

919 respostas

20 MAR 2022

Olá Larissa! Grato por escrever. O que você pergunta se é normal, normal no sentido de norma, não é, mas é frequente e envolve algumas questões extremamente inadequadas e desestimuladoras. Vou explicar a partir de uma analogia: muitas pessoas não chupam laranja por não querer descascar. Imagine que essas pessoas e você fiquem numa posição assim: olha para a laranja, acha-a apetitosa, pega a faca começa de descascar, antes de concluir o descascamento, acham que está dando muito trabalho, desistem e não chupam a laranja. Os prazeres do conhecimento, são trabalhosos, difíceis, diferenciadores daqueles que os detém de fato (que são minoria), exigem que mantenhamos persistência, disciplina, regularidade, disposição mental. Isso se aplica especialmente ao crescimento pessoal e superação de dificuldades que envolvam a intervenção de um psicólogo.
Você precisará ser persistente, resgatar questões essencias que devem envolver uma rotina de vida plena, deverá recuperar tuas metas e planos. Estaremos, nós, psicólogos, a disposição para te ajudar.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia veredadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento -, até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as criaças! Ainda é prudente mascarar-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

8664 respostas

20 MAR 2022

Olá
Algumas perguntas devem ser feitas para entendermos melhor do que se trata essa simples procrastinação. Só assim podemos pensar em formas saudáveis de intervir.
Entretanto, acho que seria legal explorar com um profissional para avaliar se, por exemplo, se trará de uma autossabotagem ou de uma dificuldade em aprofundar situações, etc. O fato é que precisamos entender o que se está evitando quando desistimos de algo, entende?

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha