Não consigo fazer certas coisas de modo algum

Feita por >ricardexd3 · 26 jan 2023 Abordagem psicológica

Olá a quem estiver lendo. Tenho 19 anos e enfrento um problema que ninguem nos foruns pela internet parece enfrentar (porque não encontro resultados). Eu não consigo estudar!ou fazer certas coisas que demandam certo nivel de...podemos dizer...coragem.

Eu realmente tento bastante, mas quando estou no processo de fazer algo desse tipo, o meu corpo parece não obedecer. Ele fica rigido e se eu forçar demais, ele simplesmente treme todo. É uma coisa estranha demais. Sou capaz de fazer excelentes apresentações em publico (isso demanda coragem...um pouco), sou capaz de falar com autoridades, de fazer serviços fisicos que demandam esforço. Tambem consigo estudar quando o prazo esta estourando e ja atingi grandes niveis de receio e estresse. Eu já fiz um bom artigo de umas 4 paginas sem ter tais problemas que estou mencionando aqui quando o prazo se aproximou. Mas antes disso...

Exemplificando, eu ja tentei falar "Feliz dia dos pais" para o meu pai. Não consigo...mesmo forçando o corpo a dizer isso. Estudar requer esforço fisico em vão, parece que eu simplesmente pego no sono e é inutil. Vou tentar encerrar por aqui, a situação é bem abrangente. Eu imagino que esteja relacionado ao TDAH e a dopamina perdida com isso. Mas...não sou diagnosticado nem nada assim. É isso...queria falar para alguem, já falei com meus pais já mas eles estão mais tranquilos com isso do que eu mesmo. Eu irei verificar por respostas e responderei perguntas se forem feitas. Perdoem a minha biblia.

A melhor resposta 27 JAN 2023

Olá Ricardexd3! Obrigado por escrever. Embora você não tenha encontrado, queixas assemelhadas com as tuas são muito frequentes. Sempre o ser humano é muito maior, extremamente maior do que diagnósticos. Muitos explicam tudo a partir de diagnósticos.
Amadurecer é preciso!
Certamente você precisa de organização de rotina de orientação de estudos, posturas, trabalho, esportes, metas, objetivos.
Procure por um de nós, psicólogos, especializados em orientação ocupacional.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e primitivos.

8607 respostas

27 JAN 2023

Olá! Você precisa de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

27 JAN 2023

Olá, boa noite!
Obrigada por escrever.
Realmente existem situações, comportamentos e emoções que mesmo tendo conhecimento, mesmo tendo consciência do que você não gostaria de fazer, o corpo e os sentimentos fazem, e continuam se repetindo mesmo sem querer.
Em psicanálise tratamos do "inconsciente" aquilo que o paciente faz e sente, e mesmo querendo não consegue modificar, pois de alguma forma, em algum momento da história de vida, foram criados mecanismos de defesa (inconsciente), que atuam mesmo sem a nossa permissão.
A psicanálise é um método terapêutico fundamentado em deixar o paciente falar livremente sobre si mesmo e só rê coisas que o incomodam.
O paciente assessorado pelo analista, tem a possibilidade de ressignificar seus traumas minimizando seus sofrimentos e seus efeitos.
Me coloco à disposição

Tatiana Maria Silva Gomez Psicólogo em Sorocaba