O meu marido está sempre chegando tarde em casa

Feita por >Julia · 3 jul 2023 Terapia de casal

Tem mais ou menos um mês que ele está chegando tarde em casa, quando não é por conta do trabalho é porque saiu para algum lugar com o chefe dele. Ele vai e volta do trabalho com esse chefe diz que é carona, só que as vezes ele leva o meu marido para beber ou coisa do tipo, quando eu pergunto dele ele diz que não manda em nada porque está de carona, já disse que ele não é obrigado a ir a lugar nenhum, mas ele sempre dá essa desculpa. Como devo agir sobre essa situação? Fico muito triste porque passamos o dia todo sem nós falar e a noite gostaria que ele estivesse mais presente, sinto como se ele estivesse me evitando

A melhor resposta 4 JUL 2023

Olá, Julia.
Imagino o quanto esteja se sentindo sozinha na relação a ponto de não se sentir compreendida nas suas tentativas de diálogo.
Relacionamentos são marcados por fases que por vezes podem precisar de ajustes, realinhamentos.. Mas é importante que não perca o foco do que merece viver, da necessidade de reciprocidade e de tudo o que é, para além da relação.
Um processo psicoterápico pode ser mais adequado para te ajudar a lidar com esse tema pois explorará seu histórico pessoal, a história da sua relação, os sentimentos envolvidos e possibilitará considerar novas perspectivas, uma vez que sozinha, talvez não consiga acessar. Pense com carinho.

Thais Souza Psicólogo em São Paulo

109 respostas

5 JUL 2023

Oi Julia!
Experimente conversar com seu marido sobre como você se sente com esses comportamentos. Sobre a falta que você sente dele no seu dia a dia e proponha encontrarem uma soluções juntos para isso.
Talvez sua percepção dele estar te evitando seja pela falta dele, e não por realmente isso acontecer.
Ele precisa voltar de carona com a chefe? Como é essa decisão para vocês dois? existe algum acordo que vocês podem fazer para melhorar esse tempo juntos?
Busque olhar a situação pelo olhar do seu marido também, talvez você veja a situação por um outro ângulo.

Amanda Verri Psicólogo em Maringá

1 resposta

4 JUL 2023

Olá, Julia. Desejo que você esteja bem.

Acredito que seria importante vocês dois conversarem sobre a situação. Assim você pode falar como se sente em relação as atitudes dele.
Nenhuma mulher merece passar por isso. Esse sentimento de "sentir que ele possa estar te evitando" dói e eu consigo te entender.
Como é o seu dia-a-dia? Você trabalha? Tem contato com seus amigos e família? O que eles dizem a respeito dessa situação?

Taís Pontes Psicólogo em São Paulo

6 respostas

4 JUL 2023

Julia,
Por que voce não faz a mesma coisa?
Por que voce não faz a sua programação à noite, sem ele?
Voce precisa provocar uma crise para depois combinarem como podem conviver juntos...
Se ele é teu companheiro, marido, devem conviver juntos
Precisa estar firme e escolher o que voce quer na vida, simplesmente aceitar o que ele te oferece ou concretizar o que voces dois combinarem.
Abraços

5830 respostas

4 JUL 2023

Olá, J.

Preciso dizer que, pelo jeito que você relata a situação do seu marido, tive a impressão de que você suspeita que haveria algo além na relação do seu marido com o chefe. De qualquer forma, responderei pensando em sua tristeza e na sua pergunta.

J., após te ler, avalio que a resposta mais direta para "como devo agir sobre essa situação" seria abrir o jogo com seu marido e falar sobre o que você precisa falar. Sua tristeza, o incômodo com a ausência e como você se sente em todo esse contexto. Um movimento de marcar que isso é uma questão importante para você e que você gostaria que algo fosse diferente.

Pode não ser uma conversa fácil, tampouco não podemos prever como será o tom dessa conversa. Mas desde que você entenda que falar sobre isso não te colocará em algum tipo de risco, abrir-se com ele pode possibilitar que sua insatisfação seja ouvida e compartilhada, vista pelos dois. Você pode se preparar para essa conversa na medida do que for possível e fizer mais sentido para você.

Matheus Perinotto Psicólogo em Araras

2 respostas

4 JUL 2023

Olá Júlia! Obrigado por escrever. É preciso precaução. Na intimidade, na profundidade, cada pessoa sabe da sua verdade, mas quando se trata da verdade dos outros, nossas emoções podem nos levar a conclusões inadequadas, não compatíveis com a realidade. Será importante você, com calma, sem prejulgamentos, viver a vida com harmonia e serenidade. Com o passar dos dias, naturalmente, você desenvolverá entendimento mais rico da realidade.
Caso esteja com incômodos e dores prevalecentes, será conveniente que converse com pessoas maduras, sensatas, inquestionavelmente confiáveis, se possível, um de nós, psicólogos, para construir formas de esclarecer e lidar com as coisas, com bases sólidas e caminhos adequados.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.