O curso de psicologia tem aula de anatomia?

Feita por >Luana Silva · 23 jun 2015 Psicologia clínica

Estou pensando em fazer o curso de psicologia, mas tenho dúvidas sobre esse ponto. Não sei se estou preparada para abrir um corpo.

A melhor resposta 24 JUN 2015

Só tive aula de anatomia do sistema nervoso e era mais teoria. Se a preocupação for so essa, super tranquilo

Psicóloga Tamires Toneti de Brito Psicólogo em Londrina

13 respostas

8 JAN 2024

Isso varia da faculdade. Sou da cidade do Rio de Janeiro. Meu colega fez na faculdade Federa, UFRJ, e teve. Porém, a grade pública costuma não ter tantas mudanças no padrão já estabelecido, e os professores possuem fama de não serem didáticos, e o aluno tem que aprender sozinho.
Eu já me me formei em uma faculdade particular, onde o coordenador tinha 70 anos, e era professor aposentado da UFRJ, e ele não colocou anatomia na grade.

É importante essa matéria? Sim. Pois, o corpo possui uma relação com o cérebro, e isso afeta nossos sentimentos e pensamentos. Porém, muitas das teorias da psicologia, chamadas de abordagens, que são as técnicas que o psicólogo geralmente escolhe uma única como forma de lidar com o paciente, se especializando nela, não se preocupam com isso. Lidando com o ser humano apenas na parte mental. Acontece que essas teorias são antigas, e foram criadas em uma época de menos avanço científico quanto ao conhecimento da biologia humana, na relação cérebro com o resto do corpo. Elas têm sua importância, pois, a mente do ser humano é algo de muita informação, e liberdade de escolha, porém, o corpo influencia na mente, e ignorar isso é um problema. Por isso o psicólogo tem que se atualizar.

O papel da faculdade é te dar uma base, uma grande introdução ao geral da psicologia, te ensinar a ler e a pesquisar, e ter conhecimento base sobre vários assuntos. E partir daí você pode por si mesma pesquisas outras informações na internet, livros, e fazer cursos ou pós graduações.

Diego Dias Psicólogo em Rio de Janeiro

12 respostas

4 JAN 2024

Olá Luana,
Me formei pela PUC Minas, tive aulas de neuroanatomia com peças bem realistas. Acredito que em cada universidade pode variar essa questão, importante você verificar a grade curricular da universidade que você deseja para conhecer melhor, mas no geral não utilizam corpos inteiros nessa matéria do curso de psicologia.
Abraços!

Luiza França Psicólogo em Belo Horizonte

12 respostas

13 FEV 2023

Oioi Luana, que bom que chegou até aqui!
Parte importante de fazer escolhas e decidir sobre algo que se quer ou não fazer é conhecer! Conhecer sobre as opções de escolha, as realidades pertinentes, as rotinas que envolve.
Um outro fator importante ao se fazer uma escolha é reconhecer que o caminho é uma construção baseada em enfrentamentos, superações, habilidades e desenvolvimento.
A grande pergunta é, o que você quer para si? O que está disposta a fazer por isso?

Respondendo pontualmente seu questionamento: Sim! A formação em psicologia vai te solicitar o entendimento físico do corpo humano e uma das ferramentas para isso são aulas de anatomia. Reconhecer os orgãos, suas especificidades e interações. Físicas, nerológicas, mentais e emocionais.

Espero ter te ajudado!

Christiane Teixeira dos Santos Psicólogo em São Carlos

144 respostas

19 JAN 2023

Olá Luana.

Sim! É uma disciplina que está na grade curricular. Porém, a forma como a disciplina é realizada varia muito de faculdade para faculdade. Em alguns casos será feita com modelos de plástico ou de borracha e, caso a faculdade tenha um curso de medicina, poderá contar com corpos e órgãos humanos.

Victor Baggio Psicólogo em Belo Horizonte

12 respostas

19 OUT 2021

Oi Luana!
Tem sim!
Na minha graduação houveram 2 semestres de anatomia mas você não abre o corpo.
Você observa os corpos abertos ou os orgãos individualmente.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

23 JUN 2021

Não é necessário abrir nenhum corpo

Renata Palombo Psicóloga Psicólogo em Diadema

77 respostas

17 FEV 2021

Sim, Luana, no curso de psicologia você irá estudar o corpo humano, mas não terá que abrir corpos. Nas aulas de laboratório pode acontecer do professor trazer um corpo humano inteiro, você não é obrigada a tocar nele e nem chegar perto, nesta aula, no meu curso a professora avisou com antecedência que ia trazer um corpo humano. Em outros momentos também pode ser apresentado órgãos genitais ou cérebro para os alunos, se o aluno não quiser não precisa chegar perto porque na maioria das aulas é utilizado peças que representam os órgãos estudados. No entanto estas aulas são muito mais teóricas do que práticas e neste caso há vários livros com imagens do corpo humano ou partes deles para serem estudados.
É bem tranquilo.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

24 JAN 2020

Oi Luana! Fique tranquila, o curso de Psicologia tem anatomia, mas não chega a esse ponto de abrir um corpo.

Um abraço,
Regiane Simões

Regiane B. Simões Cruz Psicólogo em Manaus

103 respostas

18 NOV 2019

Tem aula de fisiologia, onde a gente vê peças do corpo humano e estuda sobre elas

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo

272 respostas

20 OUT 2019

Nao tem esse tipo de aula nao. Fique tranquila.

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

22 SET 2019

Tem sim... O curso de Psicologia tem aula de anatomia.

5817 respostas

16 JUL 2019

Boa tarde Luana! Você não precisará abrir um corpo no curso de psicologia. Terá aulas de anatomia, onde tão peças anatômicas para que você conheça sua fisiologia e a anatomia do cérebro. Mas isso não quer dizer que você terá que colocar a mão e dissecar um corpo. Algumas faculdades possuem somente réplicas de peças anatômicas.

Alessandra de Amorim Pereira Assis Psicólogo em Vitória

2 respostas

22 MAI 2019

Olá Luana,
Como está o seu receio no momento?
Olha em 1992 fiz a matéria de anatomia e no ano seguinte a matéria de neuroanatomia na Universidade. Em ambas, os professores colocam as peças do corpo devidamente etiquetadas para que possamos identificá-las. Em nenhum momento precisamos tocar nas peças e mesmo assim, usamos luvas e jalecos. Mas a orientação dos professores era para que não tocássemos nelas. Em neuroanatomia são expostas somente as partes da cabeça e cérebro. Foram duas matérias extremamente importantes para o meu entendimento do corpo humano. Acredito que qualquer conhecimento humano deveria começar por si próprio. Eu desenvolvi uma forma de chegar às aulas de anatomia desde a minha primeira aula que era a de cada vez que colocava os pés dentro da sala de anatomia agradecer mentalmente por toda ajuda recebida por aquelas pessoas que estavam servindo para o meu conhecimento e que depois de mortas estão ajudando de alguma forma a humanidade. Com esse sentimento de agradecimento eu conseguia dar às aulas sentido não só físico mas também espiritual.

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

20 MAI 2019

Sim, tem aula de anatomia, mais fique tranquilo é algo bem superficial, nada muito aprofundado, não perca a chance de realizar os seus sonhos por pouca coisa, se ainda estiver com duvidas pode mandar mais perguntas aqui para nós do MundoPsicologos ou então realizar uma Psicoterapia, o preço varia bastante de cada localidade, mas também tem os atendimentos gratuitos em UBS e CAPS, espero que tenha esclarecido sua duvida.

Wenderson Psicólogo em São Paulo

403 respostas

24 ABR 2019

Olá, no curso de Psicologia tem sim aula de anatomia, porém, você não irá abrir o corpo.
Nas aulas que eu tive não ficava o corpo inteiro da pessoa e foram vistos somente algumas partes do corpo.
Frequentar essas aulas pode ser difícil para algumas pessoas, mas se o seu sonho é ser Psicóloga, vai em frente.
As aulas são poucas em consideração ao tempo de curso.

Helen Morelli Psicólogo em Sorocaba

6 respostas

1 MAR 2019

A disciplina é neuroanatomia e as aulas são teórico-práticas. Portanto existe a manipulação apenas dessas estruturas em laboratório anatômico.

Aline Rodrigues Viana Psicólogo em Itaguaí

1 resposta

27 FEV 2019

Se você tem interesse em estudar psicologia, não se preocupe com as matérias que irá aprender, preocupe-se apenas em ter certeza que o mencionado curso é de fato a escolha atende suas expectativas.

Magali Soraya de Souza Psicólogo em São Paulo

3 respostas

28 JAN 2019

Boa noite!
Eu fiz neuroanatomia e foi muito útil.

Dra. Claudia Calil Psicólogo em Vitória

8 respostas

24 ABR 2018

Olá Luana, Tive aulas de Anatomia, mas nunca precisei encostar nos cadáveres por uma opção minha.
Claro que varia de faculdade para faculdade e do professor que ministra a aula, mas o mais importante será você conhecer o sistema nervoso e as funções. Então é tranquilo.
Espero ter ajudado.
Att. Morgana V. Sartor

Psicóloga Morgana Sartor Psicólogo em Içara

9 respostas

6 OUT 2017

Oi Luana,
Sim eu tive aula de anatomia e neuroanatomia, durante dois semestres. Aulas teoricas e praticas, porem a parte pratica eram usadas apenas peças, não um corpo inteiro é bem tranquilo.

Psicóloga Raquel Gonçalves Ribeiro Psicólogo em São Paulo

21 respostas

20 SET 2017

Oi Luana! No curso tem sim disciplinas próximas a essa, no meu caso, tive a disciplina de Anatomofisiologia, foi mais aula teórica ou em laboratório com aquelas peças plasticas sabe? Super tranquilo!

Uine Santos Psicóloga Psicólogo em Salvador

4 respostas

11 MAI 2017

Olá, Luana.
Tive sim, O acesso foi as peças do corpo humano, não diretamente ao corpo, aula prática e teórica, mas super tranquilo. Abraços

Psicóloga Narita Rodrigues Psicólogo em São Paulo

19 respostas

2 MAI 2017

olá, Luana!

na universidade que me formei, a UFC tive disciplina de anatomia geral e neuroanatomia tbm, além de fisiologia, na qual tivemos o acesso a peças humanas reais, além de ter a parte teórica, mas nada de outro mundo, é bem básico mesmo. e a teoria era voltada para a parte neurológica ^~

Psicóloga -Gabriela Benigno

Gabriela Gomes Freitas Benigno Psicólogo em Fortaleza

14 respostas

26 DEZ 2016

Ola Luana!

Sim de anatomia e neuroanatomia teoria e pratica.

Att.

Psicóloga Ana Paula Souza Psicólogo em Guarulhos

116 respostas

11 MAI 2016

Oi Luana, tudo bem?
Estudamos anatomia sim, mas você não vai precisar dissecar o corpo ( pelo menos eu não precisei). Acredite, anatomia é FASCINANTE, nosso corpo é fantástico por dentro e caso você não goste, são poucos meses de estudo!
Abraços!

Júlia B. Benedini Psicólogo em São José dos Pinhais