O ato de viver tem valor?

Feita por >Johana · 21 set 2022 Crise existencial

Responder a essa pergunta, significa responder a questão fundamental da filosofia. Desde criança gosto de filosofia, porque desde cedo, tenho algumas crises existenciais, e tentei acabar com elas dando sentido a vida como o amor, uma realização profissional, e até viver bem com os amigos. Mas agora não quero nada disso. Desejei tanto as coisas que agora não sinto vontade de ter mais nada, como se nada tivesse valor, como se eu pudesse viver sem tudo isso e viver bem. Mas isso me leva a pensar em suicídio. Porque se for para viver, e encontrar a felicidade e morrer na velhice, não posso eu suicidar-me agora, sem ter todo trabalho de encontrar a felicidade? Eu finalmente descansaria. Eu queria ter vontade de viver e realizar meus sonhos, mas pra quê, se posso suicidar-me? Eu quero, e ao mesmo tempo não quero viver, é como se faltasse encontrar um sentido para viver, mas se eu o encontrasse talvez pensasse da mesma forma, que não vale a pena? Pensam que eu sou uma chata, uma espécie de maluca esquizofrênica que quer se matar o tempo todo.

A melhor resposta 22 SET 2022

Olá, Johana
Me pergunto o que evitamos com toda essa busca em encontrar algo. Quando isso será suficiente?
Não somos ensinados a conviver com o tédio e com o vazio. No vazio não encontramos nada além de nós mesmos. No silêncio só podemos nos ouvir. E fazer isso é um exercício muito difícil, podendo ser muito doloroso. Por isso te sugiro dividir essa busca com alguém que te acompanhe e juntos vocês possam dar sentido a essa busca (não necessariamente buscar um sentido, entende? Mas deixar que ele te encontre)
Considere iniciar um processo de terapia com um profissional que dê conta de sustentar esse diálogo existencialista, você pode se beneficiar muito disso
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

7 OUT 2022

ola! Se você estiver precisando de ajuda é só entrar em contato comigo que irei agendar a sua consulta o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

26 SET 2022

Olá Johana,
Estamos nesse mundo para evoluir. Se não for por esse motivo, qual o sentido de vivermos nesse tempo e espaço? Assim, sempre indagamos sobre essa existência. E o processo de evolução é a busca desse crescimento. E esse crescimento passa pelo autoconhecimento, um olhar para nós mesmos, uma percepção de nossas habilidades, nosso potencial, nossos limites. E saber que a superação é terminar este estagio da nossa evolução com a compreensão do quanto crescemos em nossa existência, sem pendências, sem interrupções bruscas desse processo. Descobrir o que é felicidade para você, independente do entendimento dos outros sobre isso. Talvez a felicidade não esteja em desejar coisas, ela é algo mais profundo e, por outro lado, mais simples. As respostas às suas indagações estão dentro de você mesma. Um profissional terapeuta pode te ajudar a caminhar em busca do sentido da vida e do preenchimento desse vazio.

Maria Helena Rocha Azevedo Pincherle Psicóloga Psicólogo em São Paulo

7 respostas

23 SET 2022

Olá Joana, boa noite!
Obrigada por escrever...
Questões existenciais, momentos de reflexão e busca de sentido pra vida, são fundamentais, principalmente para quem gosta de filosofia, porém, vou usar uma frase de humor, do primeiro filme do homem aranha que diz " Grandes poderes, exigem grandes responsabilidades", usarei essa metáfora para responder a sua pergunta, com mais conhecimento fica-se mais perto de respostas e também de realidades, o próprio processo da finitude, fica mais difícil de viver na fantasia da felicidade completa.
Para Lacan somos movidos pela falta, pelos desejos, dessa forma tem-se pelo que continuar buscando e quando encontrar, logo já não existe mais a falta, dessa forma seria necessário outros desejos para enfim ter um sentido para continuar buscando... E nesse círculo entre buscar e encontrar, aproveitar o caminho, as pessoas, as lembranças...
Para Winnicott o processo de amadurecimento visa encontrar uma vida que valha a pena ser vivida...
Para Freud o sujeito tem uma vida saudável quando tem a capacidade de amar e trabalhar...
Enfim, há muitas teorias desde os primórdios em busca do sentido de continuar viver, e esse sentimento varia de pessoa pra pessoa, de ambiente, valores culturais e sociais, amizades, família, precisa encontrar o que faz sentido pra vc, independente das teorias, pois há também o núcleo de cada ser que como diz Freud é o indizivel a "coisa" que é única em cada ser humano...
Sugiro que procure ajuda terapêutica até para discutir todos os seus pontos de vista, questionar e encontrar as respostas, que só vc pode dar a si mesma. Até porque o que faz sentido para um, pode não fazer para outros.
Espero que encontre ajuda para pensar junto e encontrar suas respostas.
Abraço
Estou a disposição

Tatiana Maria Silva Gomez Psicólogo em Sorocaba

113 respostas

22 SET 2022

Olá Joana.
Se gosta tanto de filosofia, procure ler Santo Agostinho, ele buscava um sentido para a vida e depois de muito procurar encontrou.
O que é a felicidade? O que te faz pensar que precisa encontra-la?
Será que a morte te faria descansar? O que sabe sobre isso? Quem te garantiu que a morte é o fim e não o começo de uma nova jornada diferente desta? Você já ouviu dizer que estamos de passagem neste mundo?
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

22 SET 2022

Oi Johana
A Filosofia sem a psicologia é manca e a Psicologia sem a filosofia é cega... portanto, temos que fazer o que é o essencial:
Quem sou? De onde venho? para onde vou? Qual meu objetivo de vida? Quais meus talentos? como me enxergo? Como a minha mente funciona? O que é a vida? O que é o sistema? Como lidar com o sistema?
Lembre-se que voce veio, nasceu através dos seus pais, mas não é deles... e nasceu para se realizar; não é por acaso que estás aqui, tens uma missão a cumprir. O objetivo não é encontrar a felicidade, o objetivo é fazer o que vim para fazer.
Estamos num processo evolutivo e voce está em pleno desenvolvimento, apenas está perdida, perdeu o endereço, perdeu a bússola orientadora. Hoje, voce se deixa guiar pelo que os outros disseram, voce substituiu a inteligência vital pela intelectualidade, pelo que o sistema (pais, educação, religião, crenças, sociedade, cultura) impôs
O resultado é esse vazio que sente, uma vida sem sentido...
Precisa se autenticar de acordo com as coordenadas da tua vida, da tua inteligência e saber usar o sistema em teu benefício.
Enquanto voce se esforça para viver e compreender a vida e até mesmo a profissão permanecendo baseada onde outros te alienaram só vai ter um processo de autodestruição e perda progressiva.
Faça Psicoterapia, autentique-se e verá o resultado concreto.
Abraços

5817 respostas

22 SET 2022

Olá Johana! Obrigado por escrever. Certamente a graça de questionar o sentido da vida a exaustão, é algo que faz com que viva-se em busca de valor essencial. Buscar isso, por si só, já vale muito à pena. Certamente a Filosofia, a não filosofia, o valor, o não valor, o viver, o não viver, o amor, o ódio, as crises, as não crises, os amigos, seus contrários e suas ausências, a profissão (cultural), em contraponto com o cultivo da curiosidade natural, a vida com a não vida, são posições que se explicam, se excluem, se completam, se esclarecem, se obscurecem. Ah! Vale muito à pena!
Vamos aprofundar?
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Escolha a Democracia, não aprofunde a ditadura!
Vacine-se! Vacine as crianças! Não descarte totalmente as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.