Odeio viver, o que fazer?

Feita por >Cah · 26 ago 2020 Depressão

Não tenho vontade de viver. A vida não faz sentido nenhum pra mim! Não tenho sonhos e objetivos (meu único sonho era ganhar na loteria pra não ter que fazer nada, só ficar quieta na minha casa sem precisar trabalhar) Sou atrasada em todas as áreas da vida. Completamente dependente dos pais , não sei me virar sozinha... não sei lidar com pessoas. tenho 21 anos e nunca trabalhei ( a primeira oportunidade que tive entrei em desespero tive uma crise de ansiedade, chorei demais e nunca mais voltei) maior vergonha da vida; nunca tive coragem de ficar com um rapaz, não sei conversar, não me sinto madura, mulher..(aliás a ideia de ser sexualizada me incomoda)me sinto uma menina, criança; sempre fugi de todos que se aproximam (medo de passar vergonha e nojo do ato "beijo" também, tenho toc com higiene, sou cheia de rituais pra banho, limpeza..etc é exaustivo; Não tenho perspectiva de vida, só de imaginar que a vida é isso, trabalhar, pagar conta, essa coisa terrível chamada fase adulta tenho vontade de morrer! Sou um fardo pros meus pais, tenho pena deles por ter tido só eu, tenho certeza que a esperança deles de uma vida melhor tá depositada em mim e carregar essa responsabilidade é pesado demais pra mim; Mas suicídio não é uma opção pra mim, seria muito egoísmo deixar eles aqui sozinhos, quem cuidaria deles na velhice? Eu preciso estar aqui pra eles, mesmo infeliz!

A melhor resposta 28 AGO 2020

Olá Cah! Você precisa estar aqui, feliz, para você; contendo seus pais. A vida é uma construção com tantas ramificações, possibilidades e potencialidades que duzentos anos não seriam suficientes para se viver tudo, imagina vinte e um anos. Vamos construir objetivos, construir sonhos, descobrir potencialidades. O primeiro dia, a primeira vez, a primeira experiência, são sempre desafiadores. Nas vezes seguintes, as pessoas, vão aos poucos adquirindo maior tranquilidade, maior segurança, mais habilidade mais profundidade, mais sentido. Querer limpeza é ótimo, o exagero é que incomoda. Se me suponho sujo, suponho que posso ser limpo, se suponho o outro como sujo, suponho que sou vulnerável á sujeira dele. A água limpa, mas não nutre, a comida nutre, mas gera sujeira. Pessoas trabalhando, cozinhando, correndo, produzindo se sujam, mas vivem, realizam coisas, satisfazem desejos.
Colocar as "sujeiras" para dentro, alimenta, colocar as "sujeiras" para fora limpa. Um processo precisa do outro.
Será muito útil você passar por processo de conduta científica com um psicólogo.
Estaremos prazerosamente à disposição para te ajudar a se conhecer mais, desenvolver possibilidades e potencialidades.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: ética, solidariedade, abertura mental, acolhimento, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.