Não tenho sentimentos me tornei fria sem reação

Feita por >Elimaria Sônia Santana Flores · 30 mai 2023 Abordagem psicológica

Não tenho sentimentos me tornei fria sem reação. Tenho 51 anos Vivi luto de familiares, luto de pessoa viva. Não gosto de conviver com parentes incluindo meus pais.

A melhor resposta 31 MAI 2023

Oi Elimaria. Seu relato faz pensar que essa frieza possa ser uma resposta aos lutos que você viveu, uma forma de se distanciar dos sentimentos, mas seria leviano afirmar apenas com as informações que você trouxe. É possível voltar a ter contato com as emoções, tenho confiança que processo terapêutico vai te ajudar. Abraço

Gisele Rodrigues Psicólogo em Florianópolis

25 respostas

31 MAI 2023

Oi Elimaria! Obrigado por se manifestar. Permita a nós, a conhecermos mais detalhadamente. O sentimento de que não tem sentimentos e se tornou fria é a manifestação de um sentimento e a alegação de que isso está estranho.
Será muito bom que você e um de nós, psicólogos, possamos decifrar e reorganizar teus sentimentos.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8644 respostas

31 MAI 2023

Elimaria Sônia
Voce tem sentimentos sim, todos tem.
Voce apenas sufocou eles para não sofrer; preferiu esconder eles ao invés de ver o significados deles e fazer o que eles exigem.
O resultado é o que voce enfrenta, ser fria e sem reação.
E está tudo bem, se voce escolher isso.
Se estiver incomodando, pode sim se curar, resolver os traumas, superar estas dificuldades.
Voce também não é vítima, voce escolheu enfrentar o cotidiano, sufocando os sentimentos, escolhendo a frieza nos relacionamentos.
Cada um escolhe como quer viver.
Cada escolha gera seus resultados, suas consequências pelas quais, é responsável.
A vida te deu a liberdade e o poder de a cada momento fazer novas escolhas.
O que voce está escolhendo?
Abraços

5817 respostas

31 MAI 2023

Olá, Elimaria!
Uma possibilidade é que essa sensação de falta de sentimentos e de ter se tornado "fria" e sem reação pode ser resultado de experiências passadas de luto, bem como de dificuldades de convivência com parentes, incluindo os pais. Essas vivências podem ter influenciado na forma como você lida emocionalmente com as situações. Pode ser o caso de uma espécie de ciclo vicioso, em que a sua frieza te distancia das pessoas e o distanciamento alimenta a sua frieza.
É importante ressaltar que cada pessoa tem uma maneira única de lidar com suas emoções, e a sensação de frieza e falta de reação pode ser uma forma de autoproteção emocional. No entanto, também é importante considerar que a supressão ou negação dos sentimentos, ainda que involuntária, pode impactar negativamente o bem-estar psicológico a longo prazo.
Recomendo fortemente que busque apoio psicológico ou psicanalítico, para explorar esses sentimentos com mais profundidade. Através da terapia, é possível investigar as origens dessas dificuldades emocionais, trabalhar no processamento do luto e desenvolver estratégias para lidar de forma mais saudável com as emoções, promovendo um maior bem-estar emocional e melhor qualidade de vida.
Estou à disposição.
Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

31 MAI 2023

Olá Elimaria, tudo bem?
É provável que essa "frieza" a qual você se refere esteja relacionada a uma reação aos sucessivos lutos vividos por você. Talvez a dor do rompimento dos vínculos pela morte tenha te deixado sensível a novos relacionamentos. É provável que você não tenha se tornado fria, mas sim desenvolveu um forma de defesa contra a dor da perda.
Recomendo que você procure ajuda de um profissional da saúde mental para te ajudar a elaborar melhor todos esses sentimentos e emoções.

Paulo Eugenio Ferreira Rocha Psicólogo em Taubaté