Forçar um sentimento faz com que ele vá cada vez mais se tornando verdade?

Feita por >Drezer · 20 jan 2021 Psicologia clínica

Fiz algo para minha namorada e como forma de "punição" ela está sendo fria comigo, já fazem algum tempo que ela vem demostrando esse jeito frio, se ela persistir em continuar me tratando desse jeito, isso pode fazer com que ela comece a gostar menos de mim ?

A melhor resposta 21 JAN 2021

Olá Drezer,

Para que possamos responder com mais completude, é necessário compreender o contexto de tudo, com mais detalhes.

No entanto, quando você afirma " fiz algo para minha namorada", visto que esse "algo" não foi bem aceito por ela, é importante que haja comunicação para que vocês possam falar sobre o acontecido e o que isso representou na vida de cada um.

Outro ponto importante, é a compreensão do que representa sua preocupação diante da sua fala "é possível ela gostar menos de mim" .

O quão essa preocupação afeta sua vida? Porque sua preocupação está mais relacionado com o fato dela deixar de gostar de você, ao invés de como ela está se sentindo com o que aconteceu?
Como é a sua relação consigo mesmo? Porque você atribui a relação de vocês como algo essencial na sua vida?

São questionamentos que inicialmente pode gerar desconforto, mas são importantes. A psicoterapia contribui muito nesse processo.

Espero ter ajudado, Boa sorte.

Daiane Dias Psicóloga Psicólogo em Guarulhos

2 respostas

23 JAN 2021

Drezer,
Voces precisam conversar, dialogar, expressar sentimentos gerados, solucionar isso. esclarecer os fatos.
Só assim estará oportunizando a possibilidade de a harmonia retornar. Caso contrário, pode gerar separação e afastamento definitivo pois ela está ressentida, magoada e precisa ser ouvida.

5817 respostas

21 JAN 2021

Olá Drezer! Grato por citar. Precisaríamos de contextualizar muito mais profundamente para responder de forma mais profunda e consistente a tua pergunta. O caminho amadurecido, rico, deve ser sempre a direção da construção. Quem pune quer propiciar desconforto ao outro; quem vivencia desconforto, gerará suas formas de lidar com isso. Precisaremos cultivar energias positivas, com direções e atitudes positivas.
Normalmente colhemos, com consistência, o que plantamos com consistência.
Parece que vocês precisam amadurecer. Antes de agirmos de um jeito precisaremos, em termos mentais, aprofundar reflexão dos tempos desse processo (antes, durante e depois).
Será enriquecedor você amadurecer através da conduta científica realizada com o saber técnico de um psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico - todos a seu tempo, precisam se vacinar - , senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.