Não sentir prazer em mais nada

Feita por >Apaixonada · 10 fev 2023 Abordagem psicológica

Já faz quase 3 anos que parei de conversar com o meu único e grande amor, amo o homem a alma dele enfim era tudo o que desejava prá minha vida, mas ele é casado e a esposa descobriu o nosso relacionamento que já fazia 36 anos, trabalhando juntos, depois nos aposentamos ficou mais difícil, mas falávamos todos os dias, algumas vezes vinha em minha casa e era tudo muito bom, como desde que nós conhecemos. Nunca cobrei nada dele só conversar trocar idéias já bastava. Mas agora me sinto um nada, tirei ele da minha rede social, mas ele não o fez, mas não escreve nada. Temos 72 anos, mas agora não sei como ele está passando, se está bem de saúde. Esquecer não consigo, tudo lembra ele, uma música, um filme. E aí penso prá que viver né!?

A melhor resposta 13 FEV 2023

Olá Apaixonada. espero que esteja tudo bem com você.

Sempre temos a oportunidade de ressignificar nossas vidas e nossas experiências, atribuindo novos significados a nossa existência e, consequentemente a nós mesmos. Não importa a idade, sempre temos a possibilidade de criar novas trajetórias, que podem nos levar a lugares melhores, que nem sequer sabíamos que existia. Talvez essa experiência que viveu esteja precisando de novos sentidos, que te proporcione seguir adiante de maneira mais leve, e aberta para as novas possibilidades que a a vida pode te trazer. Porque ficar insistindo nesta narrativa, da forma como você está construindo-a, se ela não está te fazendo bem, nem está te deixando seguir adiante? Muitas vezes tendemos a ver somente um lado, pois ficamos "acostumados" a isso, e deixamos de lado muitos outros caminhos e experiências, porque simplesmente não buscamos olhar para o lado, e vislumbrar outras paisagens que passam ao nosso lado. Será que você realmente precisa carregar isso ainda? O que está te prendendo a essa história, que faz com que você deixe de lado todas coisas boas que a vida pode te oferecer? Perceba que você ainda pode evoluir em diversos aspectos, e não somente no afetivo, e que a escolha por essa evolução depende exclusivamente de você. Busque realinhar suas expectativas com os novos horizontes que podem chegar até você, e procure direcionar sua energia de vida para as grandezas que ainda podem ser exploradas por você. Nunca é tarde para buscar mais autoconhecimento, e isso pode ser realmente libertador em seu caso. Chegou a hora de você se colocar em primeiro plano, e partir para novos patamares em sua vida. Construa seu futuro partindo de sua mudança no agora. Um Psicólogo pode te ajudar nesse processo, e pode te auxiliar a elaborar esse conteúdo do passado, de maneira saudável e positiva para seu crescimento. Muito está por vir ainda, e o começo de toda sua mudança inicia com sua vontade e abertura para tudo aquilo que é novo, e que pode te fazer muito bem. Por isso, inicie seu processo de psicoterapia com um profissional de Psicologia o quanto antes. Acredito que isso será muito proveitoso para a superação dessa história, criando novos contornos para sua vida.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

15 FEV 2023

Olá apaixonada, pelo seu relato vocês viveram uma história juntos e o rompimento é sempre muito doloroso. Precisa repensar a sua vida, sempre há um motivo para viver. Vamos conversar mais? Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

227 respostas

12 FEV 2023

Olá! Você estar precisando de ajuda? Então agende uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

11 FEV 2023

Oi Apaixonada!
Precisa entender duas coisas: Como funciona a Vida e como funciona o sistema.

Vida e força e energia; é o que essencialmente você é!
A vida te deu a Liberdade para fazer todas as experiências que você quiser; te deu o livre arbítrio para você mesma, como dona da sua vida, decidir e escolher o que você quer e o que você não quer para si mesma. Para a vida, não há nada certo e nada errado, tudo são possibilidade de aprendizagem e de expansão de consciência, de percepção; você se torna o que escolhe e cada escolha gera seus resultados/consequências pelas quais, é responsável; portanto não há nenhum Deus castigador, que pude, que fica vigiando o que você faz ou não faz; também não há nenhum Deus salvador, que gratifica, que salva, que premia. Só há resultados das escolhas.

Sistema é o meio no qual vieste formado pela ambiente familiar, social, educacional, religioso. Desde o primeiro dia da sua gestação, sua mente já começou a sofrer a interferência do meio, do sistema... você começou a construir/viver a sua vida de acordo com as coordenadas do meio ambiente, ao que a família ensinava, a educação exigia, ao que as crenças impunham... em suma, você foi forçada a abandonar a sua inteligência da vida para seguir o que o sistema queria... aprendeu a viver a mentira e acobertar a verdade.

Hoje, se quiser amar a si mesma e dar significado à sua vida, precisa resgatar esta inteligência que ficou esquecida lá na infância. Hoje você pode fazer isso, não precisa mais obedecer as normas do sistema e pode certificar, autenticar a sua vida de acordo com as coordenadas da vida e aprender a usar o sistema em seu benefício. A sua verdadeira vida pode ser descoberta agora.

Se por diversas circunstâncias você não pode, não conseguiu realizar seus sonhos, viver o seu amor, nada está perdido, você respeitou a decisão dele... ele já estava comprometido pelas leis do sistema.
Mas você tem o direito de realizar a sua vida, independente dele. Você tem a liberdade de viver a sua vida como você quiser. Você precisa tornar-se um ser total e ficará mal e doente na medida em que não o fizer e só ficará bem, quando se tornar autêntica.

Abraços

5826 respostas

11 FEV 2023

Bom dia apaixonada! Obrigado por escrever. Será promissor e interessando você poder contatar as tuas riquezas potenciais, atualizar teus sonhos, objetivos e metas de criança e adolescente, usar as experiências e vivências para dar continuidade para as realizações tuas, tendo a si mesma como o centro, lançando mão das vivências e aprendizados para degustar aprimoramentos de vida.
Para isso estarei a disposição.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, mentirosos e antidemocráticos.