Não sinto prazer em nada

Feita por >Mk · 18 mai 2020 Motivação

não sinto prazer, alegria, raiva, tristeza, não sei se é normal isso, queria entender o porquê disso, pois me atrapalha mas coisas q tenho q fazer e aprender, só consigo levar as coisas no automático.
E isso vem desde a adolescência e com o tem sinto q fica mais forte isso, não consigo gostar de nada e nem de ninguém.
As vezes acho q é algum tipo de depressão por parte da família do meu pai, pois o mesmo cometeu suicídio 1 anos atrás, a irmã dele fez o menos há alguns anos atrás e há muito tempo um primo meu caiu do 10 andar e até hoje surge uma desconfiança q foi proposital, e com isso acho q é algo genético e vai me alcançar no futuro..... Não sei o q pensar ou o q fazer.

A melhor resposta 19 MAI 2020

Olá MK
Uma vez que você tem histórico familiar de pessoas que cometeram suicídio, recomendo fortemente que procure ajuda psicológica, este profissional pode te ajudar a enfrentar as diversidades da vida.
A falta de sentimentos que você relata, pode ter sido aprendida, ou pode ser por diversos fatores como depressão. Quando é aprendido, é porque a família por diversos motivos pode ensinar a não demonstrar sentimentos como por exemplo, dizendo que isto é fraqueza. Por outro lado pessoas com sintomas depressivos graves podem cometer suicídio, por isso a necessidade de acompanhamento psicológico e se necessário, acompanhamento psiquiátrico.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

19 MAI 2020

Oi MK! Grato por participar. Você disse que não sente prazer ou sentimentos intensos desde a adolescência, mas escreveu por que tem entendimento de que deveria sentir. Relata que perdeu o pai, a tia e o primo. São perdas doloridas, que incomodam. Você escreveu nesse espaço porque quer ajuda para se melhorar. Há muitas coisas muito promissoras a fazer. Claro que sentir prazer, conviver de forma agradável, movimentação física e mental; todas essas possibilidades, melhoram muito com o exercício, com o treino. Para começar, de forma simples: faça atividade física diária, tenha boa alimentação, sono razoável, tenha rotina organizada para o que fará durante o dia. Evite, sempre que sentir ausência de sentimentos, ficar sozinha, converse sobre isso com pessoas de sua confiança. Outra frente importante será você tratar com um psicólogo, pois, pelo seu relato, os sentimentos estão anestesiados,como forma de evitar o contato com a parte desagradável deles. Para contar com o trabalho técnico-científico de um psicólogo, será muito importante você ir inteira, com persistência e abertura mental. Coloco-me à disposição. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento físico: uma morte a mais evitada, vale toda a vida preservada!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.