Não sei se sou bi ou lésbica

Feita por >Lia · 22 jul 2023 Orientação sexual

Bom, eu sou mulher e tenho 23 anos.
Desde meus 19 anos, me reconheço como bi, porque já fiquei com meninos, mas a maioria das pessoas que gostei foram meninas.
A primeira pessoa que gostei, aos 12/13 anos, foi uma amiga da escola.
Ultimamente, tenho ficado em dúvidas sobre se sou bi mesmo ou lésbica com heterossexualidade compulsória, pois só gostei de um menino a vida toda.
Não sinto vontade de me relacionar com homens e sempre neguei me relacionar sexualmente com eles.
Gostaria de saber como posso descobrir minha sexualidade.

A melhor resposta 25 JUL 2023

Oi Lia, tudo bem contigo? Que interessante sua dúvida, mas já pensou na importância disso para você? Porque ficar querendo se colocar numa caixinha, numa classificação, ao invés de aproveitar e curtir quem você quiser? Você quer dar uma satisfação para si ou para os outros, no sentido de dizer para os outros "sou isso" ou "sou aquilo". Você é o que é. Pode ter um momento que você goste mais de ficar com menino, outro com meninas e tudo bem. Você já está descobrindo sua sexualidade, quando experimenta diferentes situações e vai se percebendo em cada uma dela, vai ficando consciente daquelas que te agradam e daquelas que não te despertam interesse. Isso é você ficar mais consciente da própria sexualidade e dos próprios interesses. Pense nisso.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

26 JUL 2023

Explorar e entender sua sexualidade pode ser um processo complexo e único para cada pessoa. É normal que ao longo da vida nossas experiências, sentimentos e atrações possam mudar e se desenvolver.

Para descobrir sua sexualidade, tente se permitir um espaço de reflexão e autoconhecimento. Pergunte a si mesma sobre suas emoções, atrações e desejos. Explore suas experiências passadas e presentes para entender quais padrões ou preferências estão presentes.

Conversar com pessoas que você confia e que podem oferecer suporte e compreensão também pode ser útil. Um profissional de saúde mental, como um psicólogo especializado em questões de sexualidade, pode ser uma ótima opção para orientação e apoio durante esse processo.

Lembre-se de que não é necessário se rotular rigidamente. A sexualidade é fluida, e o importante é que você se sinta confortável e autêntica em relação a suas emoções e desejos.

Esteja aberta para o crescimento pessoal e compreensão de si mesma, permitindo-se aceitar quem você é, independentemente de qualquer rótulo ou definição. O mais importante é valorizar suas emoções e seguir o caminho que ressoa melhor com você.

Caroline Paula da Silva Psicólogo em São Paulo

48 respostas

25 JUL 2023

Olá Lia, precisa avaliar a importância de se rotular, o que esse rótulo mudaria nos seus sentimentos, na sua vida? Vamos conversar mais sobre isso? Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

217 respostas

25 JUL 2023

Olá Lia, boa noite - é importante se perguntar, por que você tem que se definir quanto a ser ou não bi, ser ou não lésbica com heterossexualidade compulsória? - quem está exigindo isso de você? - será que não seria mais saudável viver sua sexualidade independente do padrão que deve ser seguido?

Se dê essa oportunidade de falar com um profissional sobre essa questão. Você é e será quem você quiser, o importante é você sentir-se bem, ser respeitada, se respeitar, se amar nesse processo. O que faz essa definição ser tão importante para você?

Carla Glenda Souza da Silva Psicólogo em São Gonçalo do Amarante

15 respostas

24 JUL 2023

Oi Lia,
Voce está preocupada em se definir sexualmente pela racionalidade... não vai conseguir!
Deixe de se conduzir pela opinião dos outros e viva o que voce está sentindo...
Pouco importa se voce é bi ou lesbica ou hetero... importa é que consiga expressar a tua sexualidade do teu modo, do teu jeito, do jeto que melhor te convier.
Viva mais e racionalize menos!
Abraços

5817 respostas

24 JUL 2023

Olá Lia, espero que esteja tudo bem com você.

Sim, você pode descobrir sua sexualidade, seus desejos, sua forma de se relacionar com os outros, e consigo própria também. É importante que você não esteja fechada para nenhuma possibilidade, pois as respostas devem surgir de maneira natural, e tem que fazer sentido para você realmente, e para que você obtenha essas respostas, é importante que você tenha vivido as experiências que está buscando. De qualquer maneira, entregar-se a um relacionamento requer maturidade e autoconhecimento, e isso pode ser obtido através de suas experiências, e de suas vivências nessa área. Conectar-se com seus sentimentos, e suas intenções é um bom caminho para que você possa obter as respostas que está buscando. Um acompanhamento com um profissional de Psicologia pode te ajudar a sanar suas dúvidas, e te orientar em suas reflexões e escolhas. Se sentir necessidade, não deixe de buscar esse profissional o quanto antes.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

24 JUL 2023

Oi, Lia

Se negar a ter relações sexuais e não ter vontade das mesmas são duas coisas diferentes. Acredito que precisaríamos aprofundar um pouco mais esse tema para começarmos a entender melhor sua sexualidade. É normal se questionar e querer se entender, porém fica a reflexão, do motivo pelo qual você precisa se definir em uma sexualidade? Acho importante levantar a questão da heterossexualidade compulsória, mas também do tamanho do papel da sexualidade em sua vida.

Se quiser, posso ajudar nesse sentido em terapia.
Um abraço.
Natalia Marques

Natalia Marques Psicólogo em Sorocaba

18 respostas

23 JUL 2023

Oi Lia, como está? Sou a psicóloga Cristiane, falando sobre a sua pergunta, acredito que você esteja em um conflito de identidade, o que você precisa refletir é se a questão de ficar com meninos, não esteja relacionado a uma influência de ambiente ou seja talvez você tenha se relacionado com um menino porque a sociedade impõe essa visão, pois tudo indica que você é lésbica, porém te aconselho a levar isso para a terapia.

Cristiane Dos Santos Rodrigues Psicólogo em Uberlândia