Bi ou lésbica com heterossexualidade compulsória?

Feita por >Tina · 6 jun 2024 Orientação sexual

Eu estou há dez anos com o meu marido, ele foi meu primeiro beijo. E estamos juntos desde antes disso. Como começamos a namorar muito cedo nunca consegui explorar a minha sexualidade, e me identifico como Bi desde os 14 anos alguns meses antes de começarmos a namorar. Eu tinha muito medo antes de ser rejeitada. Mas hoje eu tenho medo de estar vivendo uma mentira. Eu não sei se estou sendo paranóica porque estamos ha dez anos juntos. Eu amo ele, mas não sei se é desse jeito. Éramos muito amigos antes e tenho medo de ter confundido tudo e minha vida ser uma mentira.

A melhor resposta 7 JUN 2024

Olá!
Sua dúvida é super válida, afinal muitos de nós podemos nos questionar nossa orientação sexual quando pensamos que essa definição de heterossexualidade compulsória é extremamente real. Não somos estimulados a pensar numa perspectiva diferente da heteronormativa, por isso penso que todos nós estamos sujeitos a viver essa dúvida em algum momento. E afinal, que bom que é possível pra ti questionar isso! Já se trata de uma pessoa disposta a encarar essa normatividade e buscar algo que deseja, buscar se encontrar em meio às regras sociais.
Pra te ser muito honesta, tenho dúvidas se existe um "núcleo interno" nosso intocado pelas expectativas sociais. Sou mais favorável a ideia de que nos criamos e co-criamos o mundo na medida em que vivemos nele, não sei você pensa assim também, mas acredito que olhar por essa perspectiva pode te ajudar a entender melhor o que sente, imagino.
Caso isso tenha feito sentido pra ti, entre em contato comigo, assim podemos conversar mais sobre o assunto, tá bem?
Um abraço!

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

955 respostas

11 JUN 2024

Olá, Tina, primeiramente gostaria de te agradecer pela oportunidade de te ajudar.

De fato a situação que você relata é delicada, contudo você já tem consciência que sua sexualidade acabou sendo modelada por uma heteronormatividade, o que acabou te privando de vivenciar outras possibilidades sexuais e afetivas até aqui. Minha sugestão, Tina, é que inicie a psicoterapia, pois esse é o espaço e momento para você se debruçar sobre a trajetória da sua vida, os afetos e acontecimentos que te trouxeram até este atual momento e circunstância, e com esse exame cuidadoso você terá a compreensão e autonomia para tomar as decisões mais condizentes, acolhendo autenticamente a liberdade e responsabilidade de você ser quem você é.

Fico à disposição, Tina, realizo atendimento on-line.
Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

283 respostas

7 JUN 2024

Bom dia, Tina! Grato por escrever. Poderíamos, de maneira simplificada, responder tudo e nada. Na verdade você sinaliza certo quando coloca que marido foi o primeiro beijo associado a namoro desde os quatorze anos. Você precisa reorganizar amadurecimento, entendimento da tua identidade, revisar as possibilidades e potencialidades da natureza humana. Há possibilidade de respeitosamente, estando em casamento comprometido, vivenciar amadurecimento das análises da identidade e da personalidade.
As possibilidades e fantasias sexuais, no plano da fantasia, são altamente tentadoras. A prática se tempera com culpa, valores, não atendimento das expectativas, por parte da pessoa complementar. É preciso muita precaução antes de supor a plena liberdade de possibilidades sexuais.
Vamos amadurecer?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9307 respostas

7 JUN 2024

Tina
Nada é mentira e tudo são experiências. Voce fez uma escolha e está colhendo os resultados. Pode melhorar esses resultados? Sem dúvida! Mas, pode fazer outras experiências. Se seu desejo é ser Bi, seja Bi, O que ou quem te impede?
Quer experimentar o lesbianismo? Experimente! Quem ou o que te impede?
A vida te deu a liberdade e o sistema introduziu o medo e hoje voce se condena pelo medo.
Sem experiências não há como escolher, só tem imposição.
Abraços

6349 respostas

7 JUN 2024

Oi, tudo bem?
Nossa menina a única coisa que tenho para te falar é que você tem que descobrir quem é você, viver sua vida, sua sexualidade. Lembre-se, nunca é tarde para aprender o que gostamos!
Marque uma consulta para gente poder conversar melhor, vê o que podemos fazer e descobrir uma caminho juntos para descobrir essa sua sexualidade.
Estou a disposição!

Gilvan Junior Santiago Santos Psicólogo em Montes Claros