Sou lésbica ou bi?

Feita por >Tânia · 6 fev 2024 Orientação sexual

Sou mulher, heterossexual e namoro com um homem ha 4 anos. Porém a um pouco menos de 1 ano atrás sofri com um trauma grande de descobrir que meu pai traia minha mãe, sendo que isso já tinha acontecido quando eu era mais nova, desde sempre abominei o pensamento da traição ou qualquer coisa que remetesse a isso. Porém, creio que desenvolvi pensamentos obsessivos, pois depois do acontecido não podia olhar pra ninguém na rua (homem e mulher) que pensava que estava tendo atração pela pessoa e traindo meu companheiro. Sendo que, nunca me imaginei sexualmente beijando ou transando com uma mulher seja as que via na rua ou não, nem os homens que via na rua. Porém comecei a ter pensamentos constantes de que se eu reparava nas mulheres, eu deveria possuir algum tipo de atração por eles, chegando ao ponto de sentir coisas que me incomodavam, ao ponto de eu me questionar se era bi ou lésbica por ter esses pensamentos.
Eu não sei se o que eu tenho são pensamentos obsessivos desconfortáveis ou se é quem realmente sou.

A melhor resposta 15 FEV 2024

Olá, Tânia!

É compreensível que você se sinta confusa e até mesmo culpada por ter pensamentos de atração por outras pessoas enquanto está em um relacionamento, mas esses pensamentos são normais e não significam necessariamente que você seja infiel ou que irá trair seu parceiro.

É importante diferenciar entre atração e ação. Sentir atração por outras pessoas é algo natural e tem relação com nossos hormônios, podendo ocorrer com qualquer um. É bastante comum as pessoas sentirem atração por outras pessoas mesmo estando em um relacionamento, isso não quer dizer que a pessoa não ame quem está ao seu lado. O que varia e devemos atentar é o que fazemos a partir disso.

Mas como você apontou que está tendo pensamentos obsessivos e constantes que geram sofrimento, procurar por um apoio especializado para lidar com isso pode ser um passo importante.

Também pode ser útil explorar esses sentimentos consigo mesma, refletir sobre o que eles significam para você e considerar se é algo que deseja compartilhar com seu parceiro. O diálogo aberto pode fortalecer a confiança mútua e ajudar ambos a compreender melhor as complexidades do que estão vivenciando.

Além disso, é válido lembrar que a orientação sexual pode ser fluida e as pessoas podem experienciar variações ao longo do tempo. Se você se sentir confusa em relação à sua orientação sexual, pode ser útil conversar com um profissional de saúde mental para receber suporte e orientação personalizada.

Lembre-se que você não precisa ter todas as respostas agora, o importante é se permitir explorar seus sentimentos e buscar o apoio que precisa.

Espero ter ajudado de alguma forma.
Fico à disposição.
Abraço, Tânia!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

56 respostas

15 FEV 2024

Olá, espero que esta resposta te encontre bem e que você fique bem.
O primeiro passo importante não e a definição do que você e ou deixa de ser, o mais importante primeiro cuidar do sentimento que incomoda relacionado ao processo dos seus pais que está te afetando em sua vida atual, trazendo diversas confunsões mentais fazendo com que questione coisas que nunca havia pensado. Por que o processo dos seus pais te incomoda tanto? Por que trouxe essa questão tão presente para sua vida e importante buscar internamente essas respostas em um processo terapêutico e assim todas as outras questões vão se resolvendo, tudo e um processo uma coisa por vez e tudo se resolverá.
Espero que te ajudado, fique bem e se precisar conte comigo.

Elaine Alves Psicólogo em Cajamar

6 respostas

15 FEV 2024

Boa noite. A pergunta certa não seria:" Por que motivo eu preciso saber e/ou me definir como: A, B ou C ?... Em que nível, estes eventos me incomodam? O que poderia estar por trás desta incomodação?.... Mas este é um caminho que se deve aprofundar na psicoterapia. O sentido da palavra " clínica " se origina do grego: " kliné " , e quer dizer dizer: " estar ao lado". Procure um bom profissional para lhe acompanhar! Coragem!! E, se precisar, estou disponivel para ajudá-la.

Jaqueline Pereira Mayworm Psicólogo em Petrópolis