Não sei se devo volta com meu ex.

Feita por >Plima · 9 jun 2024 Terapia de casal

Eu namorei durante 3 anos e queria muito casar e, falei sobre casamento com ele, a reação dele não foi muito positiva ele sempre falava que tínhamos pouco tempo de relacionamento pra pensar em noivar e casar e começou a dar muitas desculpas. Na época eu acho que estava muito "emocionada" com a ideia de casar pois eu tinha certeza de que ele era a pessoa certa e comecei a insistir muito nisso.. o meu ex já foi casado mas o casamento não durou nem 3 meses e se contar todo o relacionamento dele com a ex não deu 1 ano, o que me fazia sentir pior ainda porque ficava me comparando e me sentia inferior pois eu pensava que por muito menos ele casou com outra mulher e comigo que vivi tantas coisas ele não queria. Chegou em certo ponto que eu desisti e resolvi terminar, ele veio até mim e fez um monte de promessas e nós voltamos mas nada mudou e terminamos novamente... agora ele insiste em querer voltar e até me pediu em casamento mas eu não sei se realmente quero isso, a certeza que tinha no início se transformou em incerteza. No fim do relacionamento eu já não tinha nenhuma atração por ele e não gostava nem de beijar ele... Hoje eu não consigo ver sinceridade no que ele fala, pra mim ele só está falando o que eu sempre quis ouvir, mas eu tenho muitos problemas em casa e as vezes penso em ficar com ele pra poder sair de casa pois não sei quando conseguirei fazer isso e me casando ao menos eu iria sair de casa mas, sei que isso que penso não é bom.... eu estou muito confusa sem saber o que fazer

A melhor resposta 12 JUN 2024

Plima
Voce tem dois problemas para resolver:
Um, é teu namorado... se ele naõ aprendeu porque não deu certo no primeiro casamento, se ele joga a culpa na ex é porque não aprendeu e o casamento contigo será bem pior...
Outro, é a tua necessidade de sair de casa: certo, correto em querer sair de casa, mas será que compensa sair de um lugar ruim e ir para outro, talvez pior?
Avalie e esteja consciente; sempre pode fazer novas escolhas, mas questione teu namorado se ele aprendeu a lição do porque não deu certo com a outra?
É uma garantia a mais para você e não ser pega de surpresa.
Abraços

6352 respostas

10 JUN 2024

Olá Plima, espero que esteja tudo bem com você.

Pelo seu relato parece que você está realmente com dúvidas no momento, e se tratando de uma decisão tão importante como casamento, a presença da dúvida deve ser sempre encarada como uma resposta negativa. Esse tipo de decisão deve vir de maneira natural, sem peso e espontânea, de ambas as partes, para que a chance do relacionamento dê certo posso aumentar. Quando não existe essa certeza, então talvez seja porque o momento não é esse ainda, e é preciso amadurecer para assumir algo desse nível. Além disso, parece que você perdeu o interesse nele, então, porque você se casaria com uma pessoa pela qual não tem interesse? Esse tipo de questão é importante, e cabe uma reflexão mais detalhada sobre esse assunto. Não pense que o casamento vai te tirar de casa a qualquer custo, pois você pode sair de um contexto difícil, para um outro ainda mais complicado. Se desejar sair de casa, tenha paciência, e busque se estruturar financeiramente para isso. Esse é um convite para você iniciar um projeto de vida, só seu. Agindo assim, as chances de obter o que deseja para sua vida, aumentam muito. Se desejar conversar com um profissional de Psicologia sobre esse assunto, você obterá novas visões sobre o assunto, e isso pode te ajudar alinhar melhor seus desejos, com o que você está fazendo no momento para obtê-los.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Neto Psicólogo em Natal

985 respostas

10 JUN 2024

Bom dia, Plima! Grato por escrever. Certamente que você não deve voltar com ele. Vocês já repetiram a separação e a volta, você está com dúvida e o argumento possível, apresentado por você, é que você conta com muitos problemas em casa e que casando, pelo menos sairia de casa. Isso além de ser altamente inadequado, não é suficiente para sustentar relacionamento.
Na verdade, você precisa, antes tornar-se namorada si mesma, valorizar-se, desenvolver autonomia. Se a questão é sair de casa, é preciso sair, mais sair com autonomia, não trocar a dependência da casa, pelo dependência do marido.
Geralmente os caminhos envolvem estudos sérios e consistentes, trabalho comprometido, turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, esportes coletivos de contato, teatro, arte, cultura.
Diminua ao mínimo possível uso de tempo com celular, televisão, internet. Aumente ao máximo o tempo de contato direto e ao vivo, com pessoas éticas, trabalhadoras, com hábitos saudáveis.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9313 respostas

10 JUN 2024

É importante identificar o que é realmente importante para você em um relacionamento, e entender o porquê de as vezes se colocar à disposição de um parceiro mesmo que não queira estar ali. Pensar em um possível término definitivo pode ser doloroso, porém é necessário enfrentar essa dor para que possa viver uma vida valorosa e significativa.

Letícia Hobold Kammer Psicólogo em Criciúma

2 respostas

10 JUN 2024

Oie, boa noite!
O relacionamento precisa ser bom para ambos, pelo pouco que me contou, esse relacionamento foi de altos e baixos, infelizmente não podemos mudar ninguém. Eu sei que esta passando por uma situação complicada na sua vida em casa mas é importante hoje você pontuar e colocar na balança. Será que serei feliz com esse casamento? A situação na minha casa pode ser amenizada de alguma forma?
Espero ter ajudado com esses poucos detalhes que me contou.
Procure ajuda psicológica!
Fique bem

Carolina Marinho Psicólogo em Conceição da Barra