Não sei o que fazer, se vou morar com minha namorada ou fico com minha mãe

Feita por >Anônimo28 · 3 mai 2022 Terapia de casal

Ela quer que eu vou morar com ela já estamos 3 anos namorando, se eu não trabalhar ela vai se separar, se isso acontecer vai doer muito, vou sentir muita saudades e vou me culpar muito, tenho que trabalhar pra morar junto com ela mas não tô bem

Tenho fobia social, ansiedade e depressão, pq causa desses problemas psicológicos sou extremamente inseguro, minha namorada falou que se eu não trabalhasse e fosse morar junto ela ia se separar, ela mora com as irmãs que cobram muito ela pra ela trabalhar, mas ela não consegue emprego e eu não posso ajudar pq não trabalho, ela disse que quer sair da casa das irmãs dela que esperou eu melhorar mas não melhorei

E sem minha namorada fico extremamente inseguro, com medo e começo ter crises de pânico e tenho medo de ficar sozinho só de pensar em se separar

Já morei fora de casa quando tava bem, ela cobram isso, tenho medo de deixar minha mãe, não me suicídio por causa da minha mãe, por isso ela é muito importante pra mim e tomar essa decisão não é fácil, queria aproveitar o máximo da vida perto dela porque depois vou sentir muitas saudades

Qualquer decisão vai doer muito

A melhor resposta 4 MAI 2022

Olá
Me parece que toda essa insegurança criou um sentimento de dependência para com a namorada, não? Temos aqui um relato de alguém que se doou/pretende se doar completamente a outras pessoas, seja a mãe ou a namorada. E o que resto de você para você mesmo? Quais planos você faz para além dessas pessoas? Talvez na terapia seja possível planejar esse investimento de energia nos seus próprios sonhos, lembrando que você tem direito a ser sua prioridade, a traçar seu próprio caminho. Afinal, ceder a escolha do outro também é uma escolha.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

11 MAI 2022

Olá.
Você está em processo de amadurecimento e muito assustado com isto. São muitas escolhas, decisões e às vezes o medo pode nos paralisar. Mas assim não há crescimento! A vida vira um marasmo e perdemos a capacidade de sentir prazer nas diversas atividades e experiências. A vida pede que tenha coragem, que deixe o rio fluir, não o interrompa. Toda escolha inclui ganhos e perdas, mas assim nos movimentamos, aprendemos (inclusive com os erros, que são necessários e importantes) e crescemos. Acredito que você precisa de uma ajuda, alguém que possa caminhar junto a você, que te ajude a pensar, a identificar os sentimentos, e assim sentir-se mais seguro para arriscar-se. A vida é um risco, abra-se ao novo, às surpresas.
Não há mágica, o amadurecer ocorre com o tempo (e se o permitimos). Pense na possibilidade de buscar auxílio psicoterápico.
Forte abraço!

Alessandra Luiza Junta Psicóloga Psicólogo em Americana

32 respostas

8 MAI 2022

Anônimo28, boa noite!
Decisão e responsabilidade andam juntos, pois toda escolha tem suas consequências. Você descreve pouco sobre você e o que realmente deseja. É peciso realmete descobrir o que você deseja , o que é importante na sua vida. Através da sua fala é possível perceber uma insegurança e o medo de estar só. Além, de um desejo ainda que inconsciente em permanecer nessa posição em virtude dos diagnósticos por você descrito. Nesse caso, é recomendável a busca de terapia para avaliar o que realmente você sente e de que forma os sintomas apresentados inferem nos seus realacionamentos interpessoais e profissionais impedindo-o de ter uma vida plena.
Lisandra Matos de Pinho
Psicóloga clínica

Anônimo-396986 Psicólogo em Rio de Janeiro

55 respostas

8 MAI 2022

Olá Anônimo28! Obrigado por escrever. Sendo direto: Antes de estar consigo mesmo, você precisa contar com sua mãe. Para estar consigo mesmo, precisará esclarecer melhor o que você chamou de fobia social, ansiedade e depressão. Após resolver isso você precisa consolidar vida autônoma, incluindo consistência de trabalho, de torma de colegas e conhecidos, esclarecer planos para futuro, organizar rotina razoável. Depois de tudo isso, haverá condições para namorar. Como namoro é experiência de conhecimento um pouco maior, na maior parte das vezes não dá certo, há muito o que amadurecer, muito o que caminhar.
Abraços virtuais (A pandemia ainda é verdadeira, assim como a maioria dos políticos são falsos, a grande maioria dos religiosos são falsos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento "preste atenção". Ainda temos alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, Tvs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Pondere o uso de máscara. Enriqueça o afeto, mas evite aglomerações.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

4 MAI 2022

Cara!
Voce tem que começar a viver... por enquanto voce está vegetando apenas... não trabalha, está sendo sustentado e ainda pensa em namoro e casamento? Qual a mulher que vai querer ficar contigo? Acorda para a vida.
Qual a tua função de homem? Precisa aprender a cuidar de ti mesmo antes de namorar.
Precisa cortar o cordão umbilical... ainda é dependente da sua mãe.
Precisa aprender uma profissão, um trabalho... é por onde se expressa a energia da vida...
Se não faz isso.... os teus sintomas vem disso.

5817 respostas

4 MAI 2022

Você precisa tratar a fobia social, ansiedade e depressão primeiro. Qualquer decisão que você tomar sem estar em tratamento será alterada pelos sintomas dessas síndromes e doenças. Entre sua mãe e sua namorada, escolha você!

Psicóloga Larissa Silva Psicólogo em Belo Horizonte