Não sei o que eu quero para a vida

Feita por >Matt · 5 nov 2018 Motivação

Sofro uma pressão enorme da minha mãe para que eu ingresse na faculdade. Diversas vezes sou comparado com minha irmã mais velha, que conseguiu entrar em uma boa faculdade cedo e aos 25 anos já é totalmente independente com um bom salário e morando sozinha. Ao mesmo tempo, sou comparado com meu irmão também mais velho, que desistiu da faculdade e hoje com 30 anos, vive de empregos exaustivos com baixo salário, sendo sustentado pela sua esposa que trabalha em dois empregos. Fiz o Enem esse ano mais já sei que minha nota não foi boa e não tenho a menor ideia do que fazer da vida, não tenho interesse em nenhum ramo de estudos e estou sendo cada vez mais pressionado para seguir os passos da minha irmã mais velha. Me sinto muito triste por não ter ideia do que fazer da vida, e sobre esta pressão, diversas vezes pensei no suicídio. Minha infância e adolescência foi inteiramente dentro de casa, sendo cobrado dia e noite a ser o melhor aluno. Tenho alguns amigos mas ninguém íntimo o suficiente para me abrir e com meus pais isso é impossível. O que devo fazer? sinto que estou chegando no meu limite...

A melhor resposta 6 NOV 2018

Olá Matt!
Imagino que você esteja se sentindo bastante pressionado, o que dificulta muito a tranquilidade para pensar nas suas próprias escolhas. Acredito que a psicoterapia poderia te beneficiar tanto na orientação vocacional como no desenvolvimento de repertório para aprender a lidar com a pressão e a fazer suas próprias escolhas.
Abraço!

Jaqueline Elisa Psicóloga Psicólogo em Jaraguá do Sul