Não sei como contar para minha mãe que estou namorando uma mulher

Feita por >Vivian · 28 jul 2020 Orientação sexual

minha mãe é super homofóbica, não aceita essas coisas de jeito nenhum, e eu não sei como dizer a ela que eu sou lésbica.
tenho muito medo do que ela possa fazer, tenho medo da reação dela.
penso nisso o tempo todo, e é uma tortura pra mim, e eu sinto que preciso contar, eu só não sei como irei fazer isso.

A melhor resposta 4 AGO 2020

Vivian creio que seja uma questão delicada para você , mas você precisa falar a verdade para a sua mãe pois não terá como você esconder isso a vida toda.
Converse com ela quando ela estiver tranquila e tenha consciência que para ela também pode ser difícil a aceitação no inicio.
Psicologa Natalia Martins

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

29 JUL 2020

Olá Vivian! Grato por participar. Certezas absolutas e para sempre, são certezas questionáveis. Cada pessoa organiza uma identidade que contém uma sexualidade que é somente dela. Homossexuais ou heterossexuais, são pessoas únicas, sem igualdade com as outras. Cada qual constrói a si próprio. Todos nascemos de um homem e uma mulher, temos contribuições dos dois. Ficar livres de padrões rígidos a favor ou contra o grupo A ou B é o que nos permite construir nossa inteireza.
O convívio com a cultura, é sempre mais fácil para aqueles que fazem parte das maiorias; a convicção do que se quer e se busca, nos faz fortes, harmônicos e serenos para viver o que entendemos (sempre provisoriamente) correto.
Provavelmente sua mãe já sabe das suas caminhadas sexuais. Como em todas as áreas, também na sexualidade, nunca estamos acabados e definitivos, estamos sempre em construção.
Pondere: estou à disposição para esclarecimentos e aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, cuidemo-nos!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8644 respostas

29 JUL 2020

Olá Vivian! Grata Por sua pergunta.
Que bom que você respeita a sua mãe. Isso é muito importante em qualquer situação. Se você já atingiu 21 anos e tem independência financeira tudo fica mais fácil. Pois, se ainda mora com a sua mãe pode procurar seguir a sua vida independente. Mas se ainda depende de alguma forma dela pondere se esse é o melhor momento para causar atritos. De qualquer forma precisa respeitar também os seus sentimentos e não ser uma coisa que não é, só para agradar os outros, mesmo que seja a sua mãe. Nesse caso precisa ter muito amor e respeito de ambas as partes. Cada uma precisa dar o tempo necessário à outra. Faça o seu plano de vida e coloque nele as pessoas importantes para você. Faça metas, mesmo que algumas precisem ser adiadas por um certo período, seja determinada à cumpri-las. Ame você em primeiro lugar sempre.
Espero ter ajudado,
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba