Eu sei que minha mãe trai meu pai, devo contar para ela?

Feita por >zxxma · 25 jun 2022 Terapia familiar

entao, tudo começou quando eu tinha 15 anos, e um rapaz da igreja começou a se aproximar dela, a gente tem um estabelecimento comercial, e ele toda manhã estava indo lá, ele vinha aqui em casa buscar ela p levar ela lá, tanto é comecei a perceber mas não sabia como reagir, nem hoje sei, eu ja alertei o meu pai, e isso causou muito conflito aqui em casa, pq eu sair como mentirosa, e ela negou, falando q não, e meu pai óbvio q iria acreditar nela, eu hoje tenho 19 anos e sei que ela ainda estar com ele, eu ja vi mensagens deles, fotos e tudo… e isso ta me causando muito gatilho, não to conseguindo dormir, ta dando crise de pânico, eu fico me tremendo toda, e não consigo me controlar eu não sei o que fazer, eu tive acompanhamento psicológico falei com a minha psicóloga e ela não conseguiu me ajudar, me causa muito gatilho, meus pais eram minha base, de Tudo. Minha mãe era um espelho pra mim, e agora eu só sinto nojo, e na hora da raiva me dar vontade de falar tudo na cara dela, Mas lembro dos meus irmãos. Estou com muito nojo em saber disso, e não aguento mais guarda isso comigo, faz 4 anos!

A melhor resposta 26 JUN 2022

Olá Zxxma! Obrigado por escrever. Mesmo quando chamamos de traição, mesmo quando os dados diretos são evidentes, esses mesmos dados contam sempre com uma história de desenvolvimento e contexto dinâmico. É desconfortável para um filho saber que um dos genitores ou ambos os genitores vivem algum comportamento diverso daquele que encontramos nos ensinamentos das gerações precedentes. A sociedade, quando olhada com maior amplitude e transparência, apresenta muitas ocorrências de comportamentos que não são falados, são criticados, condenados. Vamos a alguns fatos: prostituição existe em praticamente todas as cidades. Quem procura prostitutos e prostitutas, muitas vezes são homens e mulheres casados. O casamento é uma forma monogâmica combinada culturalmente, que assegura ao atendimento de posse, exclusividade, responsabilidade e cuidados com as crianças, até o crescimento estabilidade e controle (muitas vezes isso não acontece com a devida expectativa), sofre as forças dos impulsos e institutos, que são naturais.
É preciso, no seu caso, ponderar com maturidade e sabedoria, para que possa compreender o contexto todo, e escolher com consciência e consequência, a melhor maneira de lidar com a questão.
Poderá ser enriquecedor você refletir com a assessoria científica de um psicólogo.
Abraços virtuais (A Covid e A Dengue são verdadeiras. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos "líderes religiosos" querem é dinheiro, são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros do mosquito!
Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8630 respostas

28 JUN 2022

Oi ZXXMA
Perceba duas situações: a Vida e o Sistema.
A Vida prioriza o bem estar, a alegria, o prazer. A vida dá a cada pessoa a liberdade para fazer todas as experiências que quiser e o livre arbitrio para escolher e decidir isso ou aquilo. Para a vida, nada é certo e nada é errado, tudo são oportunidades de aprender, de se responsabilizar pelo que se faz. Somos o que escolhemos.

O sistema é o local aonde acontecemos, um conjunto de coisas organizadas, ensino, crenças, valores, cultura... coisas que estão aí à disposição para serem usadas para nosso proveito...
Somos Vida e estamos num sistema... por uma razão ou outra, teus pais não estão sendo verdadeiros um com o outro, não estão se conversando, um age de forma mentirosa com o outro, levam uma vida de aparência, fingida. Isto é problema deles...
Voce nasceu deles, nasceu através deles, mas também não é deles... voce precisa se construir, ser feliz, se realizar, tem seus conflitos para resolver, tem sua dependência para ser curada, seu emocional para ser compreendido... quanto mais puder ficar longe dos problemas dos pais, melhor para voce, senão, acaba sofrendo respingos do problema deles.
Tua mãe, quer ser feliz, só que age erradamente porque em vez de conversar com o seu pai e se resolverem entre eles, mesmo as questões sexuais, ela prefere agir às escondidas e aí sim está traindo... mas o teu pai, por não perceber, também está traindo a si mesmo.
O que pode questionar os dois é porque eles não têm um diálogo verdadeiro, porque mentem para si mesmos?
Só não exponha o fato... eu sei que te incomoda, mas também estás condicionada pelo meio.
Pode fazer Psicoterapia para entender melhor a ti mesma e compreender a sua busca da verdade, de se construir uma mulher de valor, autêntica.
Abraços.

5817 respostas

26 JUN 2022

Olá cara Zxxma, quero parabenizar você por ter tido a coragem de buscar ajuda aqui. Eu entendo o seu sofrimento com relação ao que você traz aqui em sua narrativa. Seus pais tentaram esconder dos filhos as imperfeições deles enquanto ser humano e de sua relação conjugal, fingindo uma situação que não existe na relação deles enquanto casal. Que tal se você procura entender que um relacionamento conjugal depende de duas pessoas para que siga de forma funcional e que quando entra uma terceira pessoa na relação do casal é porquê a aliança, o elo que os uni já não existe e se quebrou a muito tempo, por vários motivos e contexto e que há parcela de contribuição de ambas as partes. Seu pai já sabe mas por algum motivo dele não quer acreditar. E sua mãe não é nem vítima e nem a vilã da situação. Você é muito jovem para entender o que está por trás do contrato de um casamento principalmente quando existe filhos. Tente não julgar sua mãe, apenas entenda que ela é um ser humano antes de ser sua mãe e de ser a esposa de seu pai. E quem sabe assim você comece a trabalhar essa sua raiva e nojo pela situação que tem dois lados e não só um.
Espero ter ajudado.
Att. à psicóloga Ussénade Maria de Oliveira

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

26 JUN 2022

Olá! Sinto muito que esteja passando por isso, acredito que seja uma situação que esteja fora do seu controle e que desencadeia muitas emoções de raiva.
A raiva é uma emoção que é sentida quando passamos por alguma situação de injustiça, ainda mais quando você não consegue colocar pra fora. O nojo é sentido quando você quer se afastar de determinada coisa e é muito natural que se sinta assim. Uma boa maneira de te auxiliar nisso é você escrever uma carta pra ela, demonstrando como você se sente em relação a isso, entregando a ela ou não. Nessa situação, seria interessante você fazer isso com auxílio de um psicológo para te dar esse apoio. Espero ter ajudado!

Thais Soares Psicólogo em Fortaleza