Eu trai e contei, o que devo fazer depois?

Feita por >Daiane · 17 fev 2020 Terapia de casal

Oi , infelizmente cometi uma traição, e me arrependo muito por isso, tenho 2 anos de relacionamento, e como ja nao aguentava mais segura, resolvi conta pois isso me afeta muito psicologicamente, e tbm não me sentia bem ao esconder isso , pois tenho não acho justo com a mesma, pois ela demostra me amar muito! Entao contei ,e me arrependo muito por isso, isso aconteceu no começo do relacionamento, e contei agora,ele obviamente ficou revoltado, mais a gente conversou, e por gostarmos muito um do outro resolvemos tentar!Mais há dias q ele fica muito mal , por lembrar desse fato, e diz q não consegue ficar comigo sabendo disso, que não confia mais, que eu parti o seu coração, mais que não quer terminar comigo, nao consegue termina comigo pois me ama muito! E eu fico desesperada em saber que o fiz sofrer ,mais não sei o que fazer , tenho dúvidas se continuarmos se ele será feliz comigo, mais eu estou disposta a tentar e fazer com que ele se sinta feliz dinovo! O que devo fazer, pois ele não quer termina , mais não está 100% seguro comigo, ele está sofrendo muito com tudo isso e eu tbm!?

A melhor resposta 21 FEV 2020

Olá Daiane, tudo bem?

Olha, a traição é algo que mexe muito com a pessoa que foi traída. Normalmente mesmo que a pessoa falar que perdoou ficará uma " pulga atrás da orelha", sempre com aquela dúvida e desconfiança. Infelizmente a pessoa vai demorar um período, talvez até um período muito prolongado, para que realmente aconteça um perdão, digamos que total. Mas já que você e ele ficaram dispostos a continuar a relação cabe a você retirar pouco a pouco a desconfiança dele, ainda melhor se provar no dia a dia nada para ele se preocupar. Aqui algumas dicas:

Sempre que sair para qualquer lugar o cominuque onde está, se possível antecipadamente
Se possível fale o aproximadamente o horário que vai sair do local
Tire foto de onde está se perceber algum grau de desconfiança
Evite um alto grau de intimidade com outros homens

Reconstruir uma confiança é mais difícil que construí-la pela primeira vez. Isso vai exigir um certo grau de paciência e tempo de sua parte

ABS

Murilo Vital

Murilo Vital Psicólogo Psicólogo em Limeira

139 respostas

19 FEV 2020

Oi Daiane,
O caso pode ser mais complexo do que parece, nada é por acaso. Tanto ele como voce, não traiu não foi traído... estavam traíveis e isso muda tudo. A dinâmica que circula num grupo, mesmo sendo entre duas pessoas, é o somatórios das energias que circulam entre os dois. Muitas vezes o desejo forte que nutra uma pessoa pode ser explicado pelo que a outra pessoa emite, os desejos reprimidos ou condenados do outro. Precisam ser terapeutizados, isto é, esclarecer e compreender o sentimento de cada um.
Podem sim investir na Terapia de Casal, para se compreender e compreender o outro.
Mas a atitude sua de contar, mostra que é uma pessoa verdadeira e quer um relacionamento verdadeiro.
Podem investir no diálogo sincero e verdadeiro um com o outro.
Quando voce teve o relacionamento com outr@ voce foi verdadeira com os teus sentimentos e por isso não tem o que se culpar.
Este fato trouxe à tona a oportunidade de conversarem sobre seus sentimentos: voce ser verdadeira contigo mesmo e ele também ser verdadeiro com ele mesmo, mas, como casal, devem se falar, devem se comunicar estes desejos, fantasias, gostos, expectativas, medos, angustias... um abrir a sua alma ao outro. Mas isto é uma construção, não acontece de uma hora para a outra. Mas é o caminho. Se precisar de ajuda, sabe meus contatos.

5817 respostas

18 FEV 2020

Olá! Obrigado por participar. A perda da confiança pode ocorrer rapidamente, porque se unem a realidade a fantasia e a potencialidade de repetição, mas a recuperação é lenta, muito lenta. É preciso, considerando que vocês dois querem, de maneira profunda e autêntica, que você, nas situações adequadas, marque verbalmente, sua mudança e seu arrependimento. Seja verdadeira e persistente. Com o passar dos anos, você, mantendo a firmeza, retidão e o diálogo verdadeiro, recuperará a confiança, ao fazer sobrepor, ao longo da convivência, as memórias da aproximação e lealdade. Um abraço: Ary Donizete Machado.