Descobri que meu namorado usa drogas e nunca me contou. Não sei o que fazer.

Feita por >Sabrina · 9 ago 2020 Drogas

Descobrir que meu namorado fumava droga mais ele e uma pessoa boa me trata muito bem. mais eu não consigo aceita isso por que e errado e me preocupo muito com ele, isso pode afeta ele futuramente ele diz que isso nunca atrapalhou em nada e só um hábito dele mais eu realmente não sei o que fazer em relação a isso se eu contínuo o namoro ou não.

A melhor resposta 12 AGO 2020

Olá Sabrina.
Para saber se quer ou não continuar este relacionamento, vou te esclarecer algumas coisas e então você decide se quer continuar com este relacionamento.
É comum usuários de drogas dizer que isto não o afeta, e que quando quiser consegue diminuir ou parar de usar, o que não é verdade. Além do que, drogas como a maconha podem causar danos maiores que uma cocaína, embora esta segunda é mais temida que a primeira. Quando usadas por longo tempo, as drogas em geral causam sérios danos no cérebro.
Também é possível verificar o grau de comprometimento na quantidade de uso de certas substâncias através de exames toxicológicos. Estes podem te ajudar a entender se a quantidade de drogas que ele usa, está em níveis leves ou muito altos. Este tipo de informação pode te dar algum suporte de querer ou não continuar este relacionamento pelo grau de envolvimento dele com as drogas, e saber se ele está falando a verdade, a qual pode ser que, nem ele saiba o nível de comprometimento dele, ou seja, ele acredita que não está usando drogas em níveis comprometedores.
Pensar que você pode controlar e fazer com que ele diminua ou pare de usar, é um erro, há muitas pessoas da família, como pais ou cônjuges que pensam assim, saiba que você só consegue mudar a você mesma.
Então não se trata de você não aceitar que ele use drogas porque é errado, mas porque existe muitos outros fatores que podem inclusive comprometer a sua vida. E quando eu digo em comprometer a sua vida é porque usuários de drogas costumam ter seu pensamento voltado para o uso, esquecendo até de seus compromissos como trabalho, estudos, higiene pessoal, e pouco se importam com quem está a seu lado, não porque deixaram de amá-los, mas porque existe uma compulsão para continuar usando sua droga de preferência.
Quero esclarecer que o que escrevo está baseado em estudos e não em mera opinião pessoal.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

10 AGO 2020

Oi Sabrina! Grato por participar. Precisamos mais dados: Qual droga? Tempo de namoro: Convicção da escolha certa? Aprofundamentos? Idade dele? Quanto tempo de uso? Disposição para parar? Certamente as drogas, a longo prazo, geram grandes prejuízos a seus usuários e a aqueles que convivem com os mesmos mais de perto. Certamente será muito importante ele parar com as drogas. De outro lado, em qualquer circunstância, namoro é experiencia para se conhecer melhor, que na maior parte das vezes, por ser experimento intermediário, não dá certo.
A sequência envolve: conhecer pessoas, ter colegas, interagir com colegas, observar hábitos, valores e costumes, paquerar, escolher um, tentar namoro, dando certo o namoro, passa-se a conviver mais der perto, portanto se conhecer melhor. Nesse estágio (que você está), na maior parte das vezes, termina. Quando não termina evolui para planos materiais, noivado, gravidez indesejada ou desejada, casamento. Com tudo isso, há um número significativo de casamentos que não dão certo (uma das grandes causas de não dar certo é o uso de drogas, sejam lícitas, semi-lícitas ou ilícitas), imagine se pular etapas.
Espero ter ajudado. Estarei à disposição para esclarecimentos e aprofundamentos que se fizerem necessários.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar mais uma morte de pessoa próxima, respeite o cientista, seu trabalho é feito por amor, logo apresenta maior margem de acertos).