Não se identificar com o gênero biológico

Feita por >Lui · 11 jan 2023 Orientação sexual

Há um bom tempo venho questionando meu gênero (masculino), gosto das roupas femininas/me sentir como uma mulher, mas quando entra na área da transsexualidade eu fico pensativo por que eu não sei se apenas pessoas que passam por procedimentos no corpo podem ser consideradas trans, vi isso acontecendo na minha cidade. Eu gosto do meu corpo, não quero fazer alterações e as roupas que uso ficam bem como ficariam em qualquer pessoa do sexo oposto.

Sou homossexual e converso bastante com meu namorado e ele me apoia bastante, mas nunca cheguei a falar com um psicólogo sobre o assunto, por vergonha mesmo, queria saber como proceder nesse caso, o que eu poderia fazer pra me sentir melhor e onde eu "me encaixaria".

A melhor resposta 13 JAN 2023

Antes de entender de que forma você se identificaria socialmente, que tal trabalhamos juntos para que você compreenda primeiro de que forma você se sente livre e confortável? O autoconhecimento é algo incrível e que faz todo o resto se encaixar. Não um encaixe do ponto de vista social, mas do SEU próprio ponto de vista e desejo.
À medida que a gente larga repressões, se identificar em algum lugar ou aspecto, é escolha e é natural.

Vanisse Barros Guido Psicólogo em Rio de Janeiro

6 respostas

13 JAN 2023

Olá, Lui, te agradeço pela oportunidade de tentar te ajudar.

Você "se encaixa" onde você, consigo mesmo, se sente bem, autêntico, respeitando a sua singularidade. Talvez seu receio passe muito mais pelos condicionantes sociais, "como os outros vão me ver" etc., do que pelo fato de que você se sinta sendo você ao atender seu afeto pela feminilidade como marcador comportamental, roupas etc. De fato ser quem se é quando quem se é está fora do padrão social dominante provoca insegurança em nós, pois ficamos sem um referencial imediato, certo "respaldo" do outro, do nosso habitual meio, porém a saúde é atendida quando ela é exercida, então, Lui, ouça a sua verdade. E que ótimo que você tenha um companheiro que te apoia nisso! Fico à disposição para eventual aprofundamento.

Um cordial abraço,
Bruno.

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

183 respostas

12 JAN 2023

Olá! Se você precisar de ajuda é só marcar comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

12 JAN 2023

Oii, Luii.
A terapia é esse processo de autoconhecimento, de se identificar, de aprender mais sobre você e encontrar os melhores caminhos para sua vida, com você sendo protagonista dela. Vivendo apenas por você!! Também importante trabalhar medos, inseguranças, traumas, autoestima e traumas da sua vida que as vezes te impedem de fazer o que realmente queria.
Fico a disposição caso queira conversar mais.

Francine Souza Silva Psicólogo em Sorocaba