Não quero ter filhos, preferia ser estéril do que parir

Feita por >Rafaela · 14 abr 2022 Psicoterapias

Tenho pavor só de pensar em engravidar penso em morrer t

A melhor resposta 15 ABR 2022

Olá Rafaela.
Se você usou esse espaço para relatar isso sugiro que procure ajuda profissional, penso ser necessário investigar o medo.
Costumo decifrar o medo dos clientes em apenas uma sessão, o que você vai fazer com a informação é decisão sua.
Estou a disposição para qualquer esclarecimento.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

17 ABR 2022

Olá, Rafaela.

Li seu relato com muita atenção. Você nos escreve falando do quanto você sente medo quanto a possibilidade de engravidar...é um pavor. É forte o suficiente para que você pense em morrer. Você gostaria que seu corpo não permitisse a possibilidade de engravidar.

Sinto que quando escreveste, pretendias fazer um relato um tanto maior, algo deve ter impedido. Neste momento, seu sentimento é este, não significa que continue. Te compreendo e te acolho. Fiquei pensando como isso pode lhe pressionar emocionalmente. Se houver um sofrimento, imaginei que sim, com sua permissão, gostaria de lhe sugerir, acompanhamento psicoterapêutico.

Hugo Henrique Carvalho de Souza
Psicólogo
CRP02/24947

Hugo Henrique Carvalho de Souza Psicólogo em Recife

71 respostas

15 ABR 2022

Oi Rafaela,
Essa reação que estás tendo a respeito da maternidade pode estar revelando um trauma muito grande, uma dor muito grande que precisa curar. Teu emocional tem isso gravado que vem de experiências passadas e que não foram resolvidas, não foram esclarecidas. É necessário resolver isso.
Claro que depois, a escolha passa ser sua de querer gerar filhos ou não. Não estás nesta existência para gerar filhos, estás aqui para se resolver, para resolver os seus problemas e ser feliz. A forma com que quer fazer, é sua.
Sim, precisa de Psicoterapia para ver a causa, a origem onde tudo começou e resolver.
Caso não faça, voce pode ficar grávida, mesmo que conscientemente não queira, só para que possas resolver o teu conflito.
Então, é melhor ser precavida, resolver o problema e depois escolher o que fica melhor para você.
Abraços.

5817 respostas

15 ABR 2022

Olá Rafaela! Grato por citar. Precisaremos do contexto. Engravidar, a princípio é um processo natural, desejado, realizador, para a maior parte das mulheres, desde que por escolha delas, no tempo adequado de maturação, com companheiro harmônico.
Provavelmente tua história, tua configuração familiar, tua personalidade, nos darão elementos para aprofundamentos.
Certamente você precisa conversar cientificamente com um psicólogo, de forma consistente, sobre isso.
Estaremos a disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - até de alguns falsos cientistas - não se esqueça da Covid, nem da dengue.)
Sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, Tvs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional

8644 respostas

15 ABR 2022

Olá
Não há nada de errado em não querer engravidar. Mas como isso se relaciona a outras áreas da sua vida?

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

15 ABR 2022

Boa noite Rafaela
Tu já tens certeza sobre esse assunto ou tem algo relacionado a acontecimentos da tua vida?
Pois tens o livre arbítrio de não querer ser mãe e, essa posição de nada prejudica a mulher que és.
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre