Não me sinto aceita do jeitinho que eu sou

Feita por >Marina_Barbosa · 25 abr 2023 Abordagem psicológica

Tive um feedback do meu gestor de uma avaliação que é feita de gestor para funcionário e funcionário para gestor onde além das questões profissionais, havia também a questão social onde minhas notas foram baixíssimas. Fui diagnosticada pela terapeuta com fobia social que é algo que me acompanha desde a infância, antes timidez e agora fobia social. Não saio para almoçar ou tomar café da tarde com eles pois não me sinto a vontade pois já ouvi coisas que além de me entristecer, gerou um receio da minha parte: falsidade, fofoca, rádio peão. Nessa questão do social eu não concordei pois faz parte da minha personalidade e até questão pessoal mesmo e meu receio é que isso me prejudique futuramente na empresa em outros setores. É muita cobrança para eu ir, para eu interagir sendo que esse mundo não faz parte do meu jeito e dos meus gostos como assuntos que não tenho interesse, gostos diferente dos meus, pessoas totalmente diferentes. Gosto do setor que estou por ser um setor pequeno mas tem essas questões. Sempre meu chefe joga na cara erros que eu cometi e isso é uma tortura psicológica fico remoendo e remoendo aquilo como se eu não tivesse direito de errar. Sobre a questão de me socializar, até entendo os conselhos dele e até faço isso, não com eles, mas com outros colegas de outros setores mas isso não é visto. Já fui muito elogiada inclusive por parte de outros colegas da empresa por ser sorridente, simpática e até comunicativa mas dentro do meu setor não sou assim e levo comigo o seguinte: "tudo que eu disser aqui será usado contra mim no futuro", como uma espécie de tribunal e como se eu tivesse sendo avaliada. Só pra lembrar que eu gosto em partes de ser assim (no meu setor) mas sinto a necessidade de querer agradar os meus colegas mas não me sinto aceita do jeitinho que eu sou.

A melhor resposta 26 ABR 2023

A necessidade de aprovação e reconhecimento faz parte de uma crença irracional de que para você ser feliz, precisa que todos gostem de você.
Bom, existem coisas que são simples quando falamos, mas na hora de colocar em prática parece um monstro na nossa cabeça, não é verdade?
A primeira coisa que acontece quando evitamos constantemente a desaprovação é a perda da autoestima, deixamos de nos agradar para dar lugar aos pensamentos de outras pessoas em nossa vida. Perdendo assim o amor próprio tão importante para nossa saúde emocional, ou seja, deixamos de gostar e acreditar em nós mesmos.
Na sua narrativa você fala que interagi normalmente com pessoas de outros setores, isso comprova que você sabe fazer amizades, que as pessoas gostam de sua companhia, então se pergunte de onde vem essa necessidade de agradar ou fazer o que você não gosta por causa da opinião do outro.
Sugiro que você busque a terapia Cognitivo comportamental que lhe emsinara a como ter uma maior autoestima, auto-desvalorização.
Coloco-me a sua disposição.

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

26 ABR 2023

Marina Barbosa
Sim, todos nós temos a nossa personalidade que é total daquilo que essencialmente somos somado com tudo aquilo que apredemos desde o primeiro dia da nossa gestação.
O que voce é hoje, até que ponto é resultado do que a tua vida queria ser e até que ponto é o que aprendeu a ser, influenciada pela cultura familiar, educacional, social, crenças, etc. ... uma adaptada ao sistema.
Em sociedade, no trabalho, na equipe, voce mostra o que voce é; o feedback que as outras pessoas te dão (colegas ou gestor) é como voce está sendo vista.
Voce tem direito a ser como voce quer, mas na convivência social, precisa saber, como estratégia, como se portar para ser valorizada, respeitada, aceita, reconhecida.
Lembre-se de que na realidade, vence sempre quem tiver flexibilidade e a melhor diplomacia, sem contudo, se colocar contra aquilo que voce é.
Mas precisa saber quem é voce. Se não souber, voce pode estar defendendo uma falsa Marina e aí entra em choque com as pessoas, sente frustração e desvalorização

Faça Terapia, pois voce já está sendo prejudicada socialmente, profissionalmente.
Abraços

5817 respostas

26 ABR 2023

Olá Marina! Que bom que você escreveu. Vou defender uma crença que consolidou em minha experiência de vida e de trabalho: desenvoltura, flexibilidade social é conteúdo mais importante do que conhecimento de Português ou Matemática. Você precisa trabalhar a desenvoltura social. Certamente você poderá se melhorar nesse aspecto adquirir maior maturidade, delimitar melhor tua identidade e tuas trocas sociais. Teu chefe tem razão. Vivendo assim, sem treinar, você e seu desempenho sofrerão limitadores. Você e todos nós, somos sempre seres em construção, em amadurecimento, aprimoramento. Trabalhe isso com sua psicóloga (o).
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8644 respostas

26 ABR 2023

Olá Marina, compreendo seu sofrimento. Fobias sociais são questões que precisam ser acompanhada com um profissional. E quando a questão dos conflitos internos na empresa, é preciso que o RH faça esse papel de melhorar o relacionamento entre os colegas de trabalho. Respeito e diversidade é algo que cada vez mais tem exigido das organizações uma postura mais ativa nesse contexto. A falta de conhecimento sobre algumas questões de ordem psíquica, gera ainda alguns comportamentos desrespeitosos. O papel de um colaborador é fazer o serviço que lhe foi direcionado no ato do processo seletivo. As relações interpessoais dentro de uma organização devem ser mediadas pela equipe do RH que deve diminuir as possibilidades de conflitos na organização de acordo com o perfil da empresa. Caso essa relação colaborador x empresa (colegas, lideres e diretores) não esteja sendo saudável, é preciso repensar o quão danoso possa ser essa relação, e talvez precise que você faça novas tomadas de decisões futuras. Caso não saiba lidar com essas questões, é importante buscar ajuda de um profissional.

Marcos Araújo Psicólogo em Recife

8 respostas

26 ABR 2023

Olá Marina! Que sentimentos desafiadores você descreve. Seus dias não devem ser fáceis, porém é importante refletir mais sobre alguns dos seus pensamentos para a compreensão da origem deles e o quanto podem ter a ver mais com episódios passados do que com o seu momento atual. Continue em terapia para que seu autoconhecimento e regulação emocional sejam trabalhados. Um grande abraço!

Luíza Carvalho Psicólogo em São Paulo

1 resposta