Meus parentes não aceitam que não quero virar evangélica

Feita por >Rain · 27 jun 2020 Terapia familiar

Bom esse é um problema que vem me atormentando a anos e toda vez que me perguntam qual é a minha religião sempre fico desconfortável porque nunca sei oque responder pois de um lado da minha família é bem evangélica e da outra católica sou batizada nas duas nunca tive problema com o catolicismo tanto que tenho vontade de ir na igreja e na outra também que no caso e a igreja Adventista do sétimo dia, porém meu problema é mais com a igreja evangélica que não consigo seguir sinto que não me encaixo e meus pais e avó não entendem principalmente minha avó que já me disse que se eu não aceitar e voltar a igreja eu vou para o inferno e claro eu tenho muito medo disto realmente acontecer tanto que me batizei na igreja evangélica por pressão da minha avó e para fazer o gosto dela mas aos poucos fui saindo e toda vez ela fala que eu vou ficar aqui se não aceitar jesus, mas no meu coração eu sempre tive fé e nunca deixei de acredita nele mas isso pra ela não é nada, por favor eu não sei oque fazer que decisão eu devo tomar

A melhor resposta 29 JUN 2020

Olá, Rain, tudo bem? Aceitação talvez seja um dos fatores que deixa você inseguro. Porém, viver para agradar a expectativa dos outros é muito pior (sinto muito pela sinceridade). Mesmo que no inicio eles não aceitem, aos poucos eles perceberam e respeitaram a sua decisão. Faça aquilo que te agrada e te faz feliz. Nem sempre é fácil tomar uma decisão, principalmente quando envolve a família, mas você é capaz e nasceu para ser feliz. E, independente de religião, o que importa é sua fé, e se abrace nisso.
Caso você queira buscar uma ajuda terapeutica, entre em contato.

Abraços,

Anônimo-377106 Psicólogo em Maceió

48 respostas

28 JUN 2020

Olá Rain! Obrigado por participar! Com todo respeito: não vá para o que você não quer. Quem de fato decide se uma pessoa vai para o inferno, considerando a hipotética existência dele (inferno) é Deus. Não seria razoável pensar que somente a minoria das pessoas que pertencem à minha religião (qualquer religião do mundo, por maior que seja, é sempre minoria, em relação ao conjunto das outras religiões) irá para o céu, é algo que a religião do outro não pode aceitar, e com razão. A palavra "religião" significa religação (com Deus). Onde houver duas pessoas agindo com honestidade, pensando a justiça e o bem comum, mesmo quando elas não seguirem religião nenhuma, elas estarão sendo altamente religiosas. É muito importante você respeitar seus parentes, considerar que eles querem o bem, mas é mais importante, na medida em que vai organizado sua capacidade de análise e autonomia, construir seu caminho. Construa seu caminho. Caso considere adequado, estarei à disposição para maiores detalhamentos e aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar mais uma morte de pessoa próxima!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8689 respostas

28 JUN 2020

Raim, falar de religião é a mesma coisa que política... tanto um partido como outro é um PARTIDO, uma parte.
Todas as religiões visam a espiritualidade em teoria. Na prática, uma combate a outra
Religião divide, se conflita, separa. Espiritualidade aproxima, une.
Use de diplomacia, pergunta qual deveria seguir?
"Todos os caminhos levam à praia" ... o importante é o mar, o oceano e não o caminho que se pega.
Temos a nossa espiritualidade que é a nossa essência. Esta é indispensável.
Espiritualidade é o caminho particular, pessoal, íntimo. E a forma de ser interessa somente a cada um.