Nasci em lar evangélico mas não me identifico mais com a religião

Feita por >milady · 14 set 2022 Ansiedade

Bom tenho 24 anos e desde criança frequento a Assembleia de Deus. Minha família quase toda tanto parte de pai quanto de mãe também são evangélicos. Em 2018 após uma perda importante familiar eu conheci "o mundo". E meus pais nunca aceitaram isso e desde então eu vivo uma vida de aparências e me sinto muito mal com isso pois sou forçada a frequentar a igreja e participar enquanto fora faço coisas que são consideradas pecado. Eu não tenho mais vontade de frequentar a igreja, já tentei conversar com meus pais mais eles me ignoram pois moro com eles ainda então acabo não tendo muita escolha. Mas isso tem me feito muito mal, eu tenho ansiedade e queria poder ter essa liberdade de dizer como me sinto e seguir meu próprio caminho mas não sei como fazer.

A melhor resposta 26 SET 2022

Olá, seu problema é mais de ordem econômica do que psicológica de fato. Imagino que se você pudesse sair da casa dos pais e se sustentar, as coisas já estariam resolvidas razoavelmente, certo? Veja se o acordo que você tem, atualmente, é este: seus pais te bancam, e em troca você frequenta a igreja que eles querem. Se é este o acordo, não tem muito o que fazer, a não ser tentar flexibilizá-lo, mas parece que você não vem tendo muito sucesso. A outra perspectiva é, realmente, se emancipar, trabalhar para conseguir sair da rede que seus pais ainda te capturam, me parece a saída mais interessante.

Oliver Schmidt Silva Psicólogo em Curitiba

113 respostas

7 OUT 2022

ola! Se você estiver precisando de ajuda é só entrar em contato comigo que irei agendar a sua consulta o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

21 SET 2022

Ola, você já me maior de idade e deve procurar seu caminho caso seja independente financeiramente, aconselho também a fazer terapia para se libertar de crenças limitantes.

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

21 SET 2022

Todo processo de mudança é dolorosa e inquietante. Vejo que voce procura um lugar, o seu lugar, ond voce possa se expressar e se sentir pertencente.
Eatar em psicoterapia vai te ajudar bastante a reflexão e a se encontrar.
Espero poder ajudar.
Fique a vontade em entrar em contato e comecar a terapia.

Elisabete Ferreira Gomes Pereira Psicóloga Psicólogo em Guarulhos

79 respostas

20 SET 2022

Bom dia Milady. Com certeza terapia pode te ajudar a encontrar uma forma de lidar com sua nova escolha.
Desejo que você viva uma vida que valha a pena e não a vida de aparências, já que isso te incomoda.
A ansiedade também pode ser melhorada em terapia. Não deixe de buscar ajuda profissional...
De forma breve você com a ajuda de um profissional, irá encontrar uma forma significativa de viver.

Brenda Lima Psicólogo em São Paulo

39 respostas

16 SET 2022

Olá Milady
Precisa entender o que voce é, o que é a vida, o que é o sistema, como voce se enxerga e como retomar o dominio sobre voce.
Quando voce nasceu foi forçada a abandonar a tua inteligência natural para seguir as orientações que o sistema (Pais, escola, religiões, cultura, crenças... tudo isso faz parte do sistema) te dava.
Hoje, você é muito mais o que os outros queriam que fosse do que aquilo que realmente a tua vida queria ser.
Qual o objetivo da tua vida? Quem realmente voce é?
Voce está adaptada ao sistema e aprendeu que isto era o certo, fazer segundo as determinações dos pais, da cultura, da religião.
No entanto, a vida te deu a liberdade para fazer todas as tuas experiências; te deu também o livre arbítrio para voce mesma escolher o que quer e o que não quer para voce, com a responsabilidade sobre cada escolha que faz. Portanto, segundo a vida, e você é vida, nada é errado e nada é certo, tudo são oportunidades de aprender e conscientizar.
Não há nenhum Deus castigador que pune, que fica cuidando o que voce faz; também não tem nenhum Deus salvador que premia, que gratifica. Só existe resultado das tuas escolhas e decisões.
Entenda que religião é uma invenção do sistema e que serve para, através do medo, melhor amordaçar pessoas.
Espiritualidade é outra coisa, é o que voce essencialmente é: vida, energia, espírito.
Se isto te causar perturbação interna, te sirva da Psicoterapia para ser auxiliada na compreensão e viabilização de resolver a si mesma... precisa se recuperar, precisa se autenticar segundo a tua própria inteligência vital.
Enquanto você se esforça para compreender e viver a própria vida e a profissão permanecendo baseada onde outros te alienaram, haverá somente processo de autodestruição, sofrimento e perda progressiva.
Autentique-se... seja dona da sua vida, já tem 24 anos!
Abraços

5817 respostas

15 SET 2022

Milady vc é um ser único e singular e tem o direito de fazer suas escolhas.
Se isto te causa ansiedade vc pode fazer terapia para ajudar neste processo de encontro c vc Mesma.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

15 SET 2022

Olá
É natural que esse processo de mudança de algumas culturas familiares gerem alguns atritos. Eles acabam sendo o preço que pagamos para exercer nossa verdade. É claro que existem formas e formas de apresentar isso ao mundo, por isso te sugiro um processo de terapia onde seu sofrimento pode ser acolhido e compreendido, além de ali ser um espaço possível para experimentar as formas novas que vão surgir dessa mudança.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

15 SET 2022

Olá Milady! Obrigado por escrever. Situações assemelhadas com a que você descreve, são muito frequentes. A religião (na sua legitimidade - religação com Deus através da teoria e da prática ética, respeitosa, acolhedora, empática, sem priorizar a matéria, perdoadora, mas direcionadora para a honestidade e bom convívio grupal), é muito importante. O que acontece, na maior parte das vezes, é que pessoas desonestas, em nome das religiões, acabam por enriquecer. explorando e iludindo as pessoas. A outra frente é que as religiões apontam princípios ideais. Sendo ideias não conseguiremos, nem ninguém conseguirá cumprir com perfeição todos os princípios. Certamente, em tua religião, na minha e na dos outros, todos falhamos, alguns mais, outros menos. Conforme vamos crescendo, entendendo o mundo, as pessoas, a vida, passamos a nos melhorar, afinal, Deus criou o homem a sua imagem e semelhança, dando-lhe inteligência e discernimento, para agir com responsabilidade, ética, saúde, e senso comunitário. Isso incomoda muito aos que querem enriquecer a custa da exploração de outros.
Se desejar, será um prazer, conversarmos mais profundamente sobre a "religação".
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.

8604 respostas

15 SET 2022

Olá, bom dia!

Pense comigo, são 24 anos vivendo uma submissão, religião imposta é um assunto muito sério, tanto que geral culpa em vc só de pensar que quer ser diferente. Agora na idade adulta é normal que questione os padrões que foi criada e hoje não se encaixam mais na sua vida, por motivos particulares seus.
Seria necessário vc entrar num processo de terapia para saber do que vc gosta, sem precisar fazer coisas escondido pra não desagradar a família. E sim conseguir fazer as suas coisas independente da opinião dos outros. E também para não sentir culpa por decidir ser diferente do padrão da sua família.
Mas esses sentimentos não mudam só porque já sabe que eles existem, é preciso um tempo para vc vivenciar esse processo de "separação" entre os seus desejos e o da família. E se aceitar "diferente" apesar das críticas.
Os sintomas de ansiedade refletem o medo de se mostrar e as possíveis críticas.
Através do auto conhecimento, de conhecer sua história de vida suas repressões, vai ficar mais fácil nomear seus sentimentos e ir construindo seu lugar.
Abraços

Tatiana Maria Silva Gomez Psicólogo em Sorocaba

113 respostas

15 SET 2022

Quando decidimos trilhar nosso próprio caminho, fatalmente algumas pessoas vão se frustrar. Provavelmente seus pais idealizaram uma filha que não existe e viver fingido para suprir a expectativa do outro gera sim muita ansiedade. Não conseguimos agradar a todos. Trilhar o próprio caminho implica, muitas vezes, em frustrar o outro, e você precisa ter essa consciência. Não existe uma forma correta de fazer, dizer, falar ou caminhar sem frustrá-los. Inevitavelmente isso irá acontecer. Tenha consciência que esse processo é difícil, mas libertador. O fato de morar com eles dificulta essa trajetória porque a casa é deles e você vive sob esse teto.
Será que o caminho não começa por aí?
Pense com carinho.
Espero ter ajudado!

Aline Silvério Teixeira Ribeiro Psicólogo em Tupã