Não me entendo e não entendo a vida

Feita por >Évelin Catarina Vieira · 24 jun 2020 Desenvolvimento pessoal

terminei faculdade de direito, mas me sinto péssima. Não consigo estudar, nada me entra. Me acho incapaz de conseguir algo. Todo mundo tem uma lado que se destaca, como uma espécie de dom, e eu não tenho nada. Gostaria de trabalhar ou passar num concurso, mas não sei nem o que tentar. Também me sinto muito mal no ambiente familiar (da minha casa), unico canto que me sinto a vontade e não tenho horror a mim e nem vergonha é o meu quarto. Sem contar também que com os outros parente me vejo como um peso, e sinto que a melhor maneira é me excluir. Diaante disso, eles falam mais ainda de mim e me criticam "por eu não querer saber da família" sendo que sempre fui aquela que faz rtudo por todo mundo.

A melhor resposta 27 JUN 2020

Bom dia Évelin, as percepções e os sentimentos que tem no momento da sua vida estão influenciando na sua concentração e sua visão de si mesma, a dificuldade de estudar e seu relacionamento familiar podem ser resolvidos, pare e pense, mudar a maneira de se relacionar com seus familiares, impondo limites na convivência e no que você pode fazer e estiver ao seu alcance sem se doar muito, precisa pensar que primeiro você tem se cuidar, gostar mais de você mesma para depois se doar aos outros.

Faça projetos de estudos diários, comece a pensar em estudar o que você gosta, fazer outros cursos e estudar para concursos requer planejamento, seu quarto é seu refugio no momento, mas o mundo á amplo e te espera como profissional, o mercado de trabalho para uma advogada tem muitas possibilidades, foque no seu futuro.
Se ainda assim não conseguir sozinha, sugiro que procure um terapeuta comportamental para ajudá-lo nessas questões e dificuldades nesse momento.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

25 JUN 2020

Oi Évelin! Grato por participar. Teu relato reflete um engano muito comum nesse estágio de vida. O que predomina na caminhada profissional não é exatamente o que fazer, mas o como fazer. Quando trabalhamos a orientação ocupacional ponderando personalidade, habilidade, realidade de mercado, interesse, perspectiva de futuro, dentre outros fatores, situamos a estratégia mais adequada para integrar a profissão à pessoa e não a pessoa à profissão. Lembre-se cada pessoa é única, com uma enormidade de características, possibilidades, potencialidades e experiências que são somente dela. Será importante cuidar do desenvolvimento pessoal. O isolamento não ajuda. Ele é pressionado pela auto concepção que faz você sentir-se desconfortável e, querendo evitar o desconforto, você minimiza a possibilidade de exercitar. Será muito promissor você realizar uma orientação ocupacional, envolvendo o seu panorama de vida atual para reorientação ocupacional. Estou à disposição para detalhar. Procure um psicólogo especializado para isso, vá inteira, permaneça até concluir. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar a morte de mais uma pessoa próxima!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional.