Não me aceito

Feita por >Jorge · 20 ago 2020 Autoestima

Des dos meus 15 anos eu já sabia o que eu gostava! Daí me perdi com meus 20 anos, gostei e não gostei, a pessoa falou algumas coisas q mexeu cmg e tbm gosto dele até hoje! Não temos nenhum contato, número, rede social, nada! Daí eu falei pra 2 amigos héteros meus que ambos são cansados com mulher que estava gostando de um homem e tals, e eu me sinto mal por ter falado, tipo, não digo que desconfio deles porém, eu acho que vai mudar minha relação, a intimidade que temos de falar algumas cosias e tals, e até agora eles mesmos falaram que não irá mudar, um não chegou em mim pra conversar cmg, porém a esposa do outro falou que não iria mudar comigo, que ele mesmo falou que nada iria mudar entre a gente, tanto é que eu to vendo que não mudou! Porém eu me sinto mal, penso q vão mudar, já tentei me matar alguns meses atrás, eu me corto e acabei fazendo de novo, a cabeça dói, penso minha mãe, não que ela irá expulsar de casa quando saber, que uma hora ela vai, porém dela passar mal com os comentários, ela tem muitos problemas de saúde e não quero perder ela agora! Isso me atormenta todo dia, choro, grito, mano, o que eu to passando com esses pensamentos eu não desejo nem pro meu pior inimigo.

A melhor resposta 21 AGO 2020

Jorge, sou Geime Rozanski – Psicoterapeuta.
Dentro de uma sociedade, de um sistema que dita as regras de conduta, que impõe ao outros a forma “correta” de sentir e conviver não é nada fácil ser o que se é. Ou você se submete aos valores e crenças do sistema ou você convive com a frustração: estás entre o mar e o rochedo.
É preciso entender que antes do sistema existe a vida: você é uma fonte de energia e de força e enquanto vida, quer se realizar, ser feliz. É sim responsável pelas consequências das tuas escolhas e decisões, mas teu livre arbítrio te guia e não mais outro.
Precisa aprender a realizar a ti mesmo, no meio onde está. Deve usar de muita astúcia e flexibilidade em conviver num meio que tem estas regras, fazer como a água (Jorge) que ao encontrar uma pedra (leis, valores) no caminho, simplesmente ela não briga com a pedra, ela a contorna ou passa por cima, deixa a pera no local.
Saiba te realizar apesar de todas as dificuldades que encontras. Você não muda ninguém, cada um muda na medida em que precisa achar saídas para a sua felicidade. E de nada diante se automutilar ... o que está na tua missão e vida, precisa cumprir, nesta ou na próxima existência. Melhor enfrentar nesta, que estás aqui. Faça Psicoterapia que te auxilia neste caminho.

5859 respostas

21 AGO 2020

Oi Jorge! Que bom que você escreveu sobre esse desconforto. Ele ( o desconforto), acontece com razoável frequência. Creio que a primeira reflexão que você precisa fazer é a de que cada pessoa é única, rica de possibilidades e potencialidades, inclusive na área sexual. É muito simples classificarmos as pessoas, como heterossexuais e homossexuais. Na história de cada um, sem precisar falar, sem rotular, as pessoas vão construindo sua caminhada. Sabemos que a sociedade tenta impor para as pessoas um padrão sem vida e identidade de que homens tem que ser homens e mulheres tem que ser mulheres. Acontece que há muitas variações na forma das pessoas lidarem com o encontro entre o corpo e suas trocas culturais e afetivas.
Será necessário você alargar sua forma de ponderar sobre a questão. Seu título coloca o centro do problema: uma parte das pessoas, com mente mais fechada, não te aceitarem, é esperado, mas você mesmo, não se aceitar, não pode.
Procure por um de nós, psicólogos, para viver condução científica em busca da melhor situação da tua identidade e manifestação dela.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis, abertura mental, respeito, solidariedade, ética, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.