Não gosto de mim!

Feita por >Naty · 13 out 2020 Autoestima

Não gosto de mim, e isso não é uma questão só de auto estima... As vezes até que minha auto estima está boa, apesar de últimamente isso ser algo raro de acontecer!
O fato é que não gosto do meu jeito, da minha voz, dou modo como falo e lido com as situações diárias e com as pessoas, eu não me suporto!
Gosto da vida, amo minha família, mas sempre me sinto inferior diante das pessoas e das situações, sofri muito bulling na adolescência, eu era humilhada constantemente e ameaçada. Tenho 24 anos e nenhuma amiga, não consigo manter uma relação de amizade por muito tempo, não sei por qual motivo.

A melhor resposta 20 OUT 2020

Oi Naty, primeiro é legal você saber que todas as coisas que listou podem ser trabalhadas em terapia e são passíveis de mudança, pois fazem parte do que chamamos de "habilidades sociais" e elas podem ser fortalecidas e aprendidas.

Uma outra questão é que faz total sentido voce não gostar de voce, pois não experenciou momentos que lhe ensinaram isso, mas, de novo, essa momentos podem acontecer ainda e isso pode tambem ser trabalhado em terapia.

Fico a disposição. Abraços.

Maria Carolina B. Rodrigues Psicólogo em Marília

16 respostas

20 OUT 2020

Bom ter o seu contato Naty!!!

A procura por um profissional da área da psicologia pode ser de grande ajuda neste momento, em um ambiente confortável, seguro e sigiloso a sua demanda poderá ser trabalhada com apoio deste(a) profissional, a fim da busca mais assertiva para o retorno de uma qualidade de vida desejável.

Atenciosamente,

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

14 OUT 2020

Olá Naty! Grato por escrever. Será condição necessária aprender a se valorizar, gostar de si mesma. Nosso corpo, nosso jeito, nossa história, nossos pensamentos, nossos sentimentos, nossas lembranças, nossas formas, geram a nossa identidade. Precisamos aprender a lidar com esses nossos componentes, transformando-os, no que for possível, mas precisamos aprender a lidar com a riquísssima e complexa ferramenta de vida, que somos.
Exatamente a riqueza de cada pessoa é que faz surgir conceitos como: não gostar e gostar, estima elevada e estima baixa, suportar e não suportar, humilhado e humilhante, ameaça e segurança, amigos e falta de amigos, motivos e falta de motivos. Perceba que essas possibilidades, em caminhos contrários, diversos, complementares, que sobram, que faltam comprovam a riqueza que você é!
A conduta científica de um psicólogo, considerando tuas palavras, será importantíssima, para que se enriqueça o entendimento de tua identidade e as possíbilidades dela, para que se reorganize tua rotina, reative seus sonhos, planos e metas, com o resgate da tua hsitória e reorganização de tua rotina.
Procure, o mais breve possível, por um de nós.
Abraços virtuais (em tempos de longo período de duração de elevada taxa de contágio da pandemia, sejamos razoáveis: máscara, higiene, distancimento físico, abertura mental, empatia, senso de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8644 respostas

14 OUT 2020

Naty. Me parece que a sua dificuldade com habilidades sociais vem do bullying q vc sofreu. Não é fácil superar. Ajuda profissional é sempre bom. Precisando sou Mônica

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro