Preciso muito de um conselho. Sinto que as pessoas não gostam de mim.

Feita por >Lobosolitario · 30 abr 2024 Abordagem psicológica

Sou mulher, tenho 24 anos. Eu sinto que as pessoas não gostam de mim, mas também não gosto de muitas pessoas, inclusive parentes, pois tenho a impressão que todo mundo é falso comigo, por isso evito diálogos, me distancio. Na minha casa eu não me sinto bem na maioria dos dias, fico muito estressada, discuto muito com minha mãe e também com meus irmãos. A única pessoa a quem dou confiança é meu namorado, converso com ele sobre tudo, ele é meu porto seguro. Nem na minha mãe confio em conversar sobre minha vida, porque em uma oportunidade ela usa o que conto contra mim. Tenho dificuldade em fazer entrevista de emprego, e me sinto mal por isso, pois tenho 24 anos e nunca trabalhei e acho que deveria estar trabalhando e não consigo dar um passo p/ isso, me libertar desse bloqueio que sinto.

A melhor resposta 3 MAI 2024

Olá, Lobosolitario, primeiramente gostaria de te agradecer pela oportunidade de poder te ajudar.

Pelo seu relato poderíamos olhar para essas questão das imagens, tanto as que chegam para ti dos outros quanto as que você tem dessas pessoas, em especial quanto a isso da falsidade, dissimulação, artificialidade. Pelo seu relato, Lobosolitario, é possível supor que uma das questões chaves para seu atual mal-estar se encontra na sua busca por sua autenticidade, discernimento, aprofundamento e amadurecimento da sua singularidade como pessoa, como afeto, como inteligência; você é jovem, 24 anos, se encontra no despontar da vida adulta com todas suas questões, dúvidas, inseguranças, desafios e realizações. Meu convite, Lobosolitario, é para que iniciemos esse processo de autoconhecimento e transformação que a psicoterapia proporciona, pois com um acolhimento e escuta atentas poderemos promover a conscientização de si e consequente autorrealização.

Realizo o atendimento de forma on-line, Lobosolitario, fica à disposição para mais esclarecimentos.
Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

194 respostas

12 MAI 2024

Olá!

Compreendo que este momento seja desafiador para você, marcado por sentimentos de desconfiança em relação aos outros, conflitos familiares e dificuldades em se conectar com outras pessoas. É natural se sentir angustiada com isso e insegura diante dessas experiências.

Muitas vezes, os conflitos familiares e a falta de apoio podem afetar nossa autoestima e autoconfiança, dificultando nossas interações com o mundo exterior, inclusive em entrevistas de emprego. No entanto, é possível trabalhar essas questões por meio da psicoterapia, que pode ajudá-la a se conhecer melhor, desenvolver uma maior autovalorização e aprender a se relacionar de forma mais saudável e recompensador com os outros.

Um primeiro passo crucial é buscar o autoconhecimento. Através da psicoterapia, você poderá explorar suas emoções, crenças e comportamentos, identificando padrões que podem estar contribuindo para o seu sofrimento.

Lembre-se de que você tem o potencial de superar esses obstáculos e encontrar um caminho para o crescimento pessoal e profissional.

Se desejar, estou à disposição para conversarmos mais sobre como a psicoterapia pode ser útil para você. Você não está sozinha nessa jornada, e estou aqui para apoiá-la no que precisar.

Um abraço.

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

124 respostas

3 MAI 2024

Boa tarde.

É preciso avaliar até que ponto isso é real ou se são as distorções cognitivas que são feitas a partir das suas crenças.
Quais são as evidências que as pessoas não gostam de você e que elas são falsas?
A terapia pode ajudar a entender quais são as suas dificuldades para fazer a entrevista e assim superá-las.

Me coloco a disposição.

Suely Barros Psicólogo em Rio de Janeiro

57 respostas

3 MAI 2024

Olá, Lobo solitário. Obrigada por dividir sua vivência.

Me parece que você está passando por um momento desafiador, e é compreensível que tenha esses sentimentos e preocupações. Não me arrisco a avaliar sua dinâmica familiar a partir das linhas que escreveu mas percebo que não consegue encontrar na família a segurança e acolhimento que precisa. Infelizmente, nem sempre a convivência famliar será capaz de fornecê-los, mas é possível encontar em outros lugares e pessoas, em especial, dentro de si mesma. Permita-se ser gentil consigo mesma durante esse processo. Existem momentos em que é preciso enfrentar obstáculos e momentos difíceis, e é importante reconhecer as próprias limitações e aceitar que está em constante aprendizado e crescimento.

Tire um tempo para se conhecer melhor e entender suas próprias emoções. Estou torcendo por você e espero que essas sugestões possam ser úteis para trazer mais paz e equilíbrio à sua vida. Lembre-se de que você não está sozinha, e sempre há maneiras de encontrar apoio e soluções para enfrentar os desafios da vida. Conte comigo em sua jornada de autoconhecimento.

Jôse Adaiane B. da Rocha
CRP 15/7294

Jôse Adaiane Balbino da Rocha Psicólogo em Maceió

10 respostas

2 MAI 2024

Olá!

O que acontece com a gente, na maioria das vezes, sempre tem várias razões e no seu caso me parece que houve aí algo relacionado a sua mãe que lhe marcou muito, o fato de não conseguir sentir que pode ser espontânea, mostrar seu mundo interno para ela sem ser atacada pelo o que existe dentro de você. Quando de alguma forma o ambiente que nos cerca não acolhe o que existe dentro de nós, temos uma tendência a criar uma inibição e criamos dificuldades em nos relacionar, pois é importante que possamos confiar no outro para que tal relação possa existir. Que bom que você tem seu namorado e pode ser você mesma com ele. Espero que tudo fique bem.

Att,

Psicólogo Evandro Goyanna

Evandro Goyanna Psicólogo em Rio de Janeiro

45 respostas

2 MAI 2024

Obrigado por compartilhar sua experiência. Parece que você está passando por um período desafiador, lidando com sentimentos de desconfiança em relação aos outros, conflitos familiares e dificuldades em se conectar com pessoas fora do seu relacionamento romântico.

É compreensível que você se sinta desconfiada em relação às pessoas ao seu redor, especialmente se você percebe falsidade ou falta de autenticidade em seus relacionamentos. No entanto, é importante lembrar que nem todas as pessoas são iguais e que nem todos os relacionamentos são superficiais. Abrir-se para novas experiências e se permitir conhecer pessoas genuínas pode ser uma maneira de construir relacionamentos mais gratificantes e significativos.

Quanto aos conflitos familiares, é normal que haja tensões dentro de uma família, mas é importante encontrar maneiras saudáveis de lidar com esses conflitos e se comunicar de maneira eficaz. Tente identificar padrões de comunicação negativos e trabalhar para substituí-los por padrões mais positivos e construtivos. A terapia familiar também pode ser uma opção útil para ajudar a resolver conflitos e melhorar a dinâmica familiar.

Em relação às suas dificuldades em conseguir um emprego e se libertar desse bloqueio, pode ser útil buscar apoio profissional. Uma orientação profissional e de carreira pode ajudá-la a explorar suas habilidades, interesses e metas profissionais, além de desenvolver estratégias para superar seus medos e bloqueios.

Lembre-se de que os desafios sempre irão aparecer ao longo da vida e que você não está sozinha. Você merece apoio e compreensão enquanto trabalha para melhorar sua qualidade de vida e alcançar seus objetivos. Seu namorado parece ser uma fonte importante de apoio para você, mas também é importante desenvolver uma rede de apoio mais ampla que inclua amigos, familiares e profissionais de saúde mental, se necessário. Se precisar de um acompanhamento psicoterapêutico, conte comigo.
Abraços,
Tayhana Queiroz!

Tayhana Queiroz Psicólogo em Fortaleza

36 respostas

1 MAI 2024

Bom dia, Lobo solitário! Obrigado pela colocação. Certamente se eu plantar melancia, colherei melancia. Você, está conseguindo plantar afastamento, por isso está colhendo afastamento. No fundo, no fundo mesmo, as pessoas vivem enorme confusão quanto ao gostar, gerando percepções incompreensíveis sobre de quem elas gostam, quando colhe os resultados de seus comportamentos. Certamente todos nós queremos gostar de nós; os outros são secundários. Acontece que precisamos das outras pessoas, da companhia, da sensação de pertença, de participação, de aceitação. Certamente você está temperando sua percepção das pessoas e do mundo com emoções, distorcendo a realidade. Será muito enriquecedor você trabalhar com um de nós, psicólogos, de forma científica o entendimento e a superação dessa distorção sensitiva e perceptiva.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8790 respostas

1 MAI 2024

Olá, que bom que se abriu por aqui.
Percebo que, por conta das suas relações familiares não estarem sendo saudáveis, você possa estar desenvolvendo uma baixa autoestima e autoconfiança, o que faz você se isolar e não saber se impor, talvez seja isso que esteja te atrapalhando também de ir nas entrevistas de emprego. Acreditar que “ninguém gosta de você” traz um sofrimento grande e a psicoterapia pode ajudar você a se autoconhecer e se valorizar, aprendendo a lidar com o outro e melhorar esse sentimento que está te bloqueando. Se quiser me chame para uma consulta. Estou a disposição, um abraço :)

Steffane Braga Psicólogo em Goiânia